Programação
- Geral
- INTRODUÇÃO
INTRODUÇÃO
Bem vind@s ao curso de especialização em Promoção do Desenvolvimento Infantil
As imagens que ilustram essa plataforma são de Cândido Portinari
O tema essencial da obra de Candido Portinari é o Homem. Seu aspecto mais conhecido do grande público é a força de sua temática social. Embora menos conhecido, há também o Portinari lírico. Essa outra vertente é povoada por elementos das reminiscências de infância na sua terra natal: os meninos de Brodowski com suas brincadeiras, suas danças, seus cantos; o circo; os namorados; os camponeses... o ser humano em situações de ternura, solidariedade, paz.
Para conhecer mais acesse http://www.portinari.org.br/
- Disciplina: Desenvolvimento infantil e responsabilidade social
Disciplina: Desenvolvimento infantil e responsabilidade social
15, 22 e 29 de março
Coordenação: Profa Dra Anna Maria Chiesa.
O desenvolvimento infantil, além dos aspectos da herança genética, depende de situações de cuidado desde a concepção. As experiências infantis devem permitir-lhes ter confiança em si própria, sentirem-se aceitas, ouvidas, cuidadas e amadas, de forma a lhes oferecer segurança para sua formação pessoal e social, para o desenvolvimento de sua identidade e conquista da autonomia. Destaca-se o papel das famílias na promoção deste cuidado sem, no entanto, restringir essa responsabilidade exclusivamente a essa instancia. Um aspecto inovador de promoção do desenvolvimento infantil deve ancorar-se na defesa da garantia do direito ao desenvolvimento das potencialidades das famílias e das crianças. O principal foco da intervenção remete à construção de uma Inteligência Transdiciplinar estimuladora de uma Agenda Intersetorial por meio da construção e fortalecimento de redes de apoio e seguimento do desenvolvimento infantil, explicitando a responsabilidade do poder público na construção da rede de apoio às famílias para a garantia desse direito.
Objetivo: explicitar a defesa do direito ao desenvolvimento das potencialidades das crianças e de suas das famílias.
Processo de trabalho da disciplina:
O principal foco de intervenção será a construção de uma inteligência transdisciplinar estimuladora de uma Agenda Intersetorial por meio da construção e fortalecimento de rede de apoio e seguimento do desenvolvimento infantil, explicitando a responsabilidade do poder público na construção dessa rede.
Carga horária: 30 horas
- Disciplina: Comunicação Social e Promoção do Desenvolvimento Infantil
Disciplina: Comunicação Social e Promoção do Desenvolvimento Infantil
05, 12, 26 de abril / 10,17 de maio
Coordenação: Profa Dra Maria De La Ó Ramallo Veríssimo
Tem como ponto de partida a reflexão crítica sobre a construção social da infância e dos direitos da criança para que fosse possível a compreensão sobre as resistências e barreiras culturais que influenciam na implementação de novas abordagens estruturadoras do cuidado infantil. Os processos de comunicação estabelecidos entre profissionais e famílias também precisam ser analisados criticamente, sobretudo para superar uma comunicação prescritiva. A inclusão desta temática se coloca também para instrumentalizar os profissionais que atuam em políticas
públicas de DI a ocuparem melhor os espaços da mídia para divulgação de novos conceitos e serviços relativos ao tema.
Carga horária: 45 horasDia 1. Discutiremos sobre as representações e o conhecimento do mundo; refletiremos sobre as representações de criança e de família, e como elas orientam as nossas práticas como cidadãos e como profissionais.
Dia 2. Vamos conhecer a sociologia da infância como referencial para a reconstrução do olhar para a criança, e debater sobre as políticas públicas e a mídia como meios de disseminação de novos olhares para a infância.
Dia 3. Continuaremos o debate sobre as políticas públicas e a mídia como disseminação de novos olhares para a infância.
Dia 4. Discutiremos processos de comunicação entre profissionais [de saúde, educação e desenvolvimento social] e famílias na promoção do cuidado à criança, e pensaremos em propostas para a prática.
Dia 5. Vamos conhecer a recém fundada Rede Brasileira de Jornalistas e Comunicadores de Ciência – RedeComCiencia - e aprender como podemos nos articular com os profissionais da área da comunicação, em favor de melhor informar e dialogar com a sociedade sobre a ciência e a tecnologia desenvolvida no País.
- Disciplina: Intervenções chave para a promoção do Desenvolvimento Infantil no âmbito municipal
Disciplina: Intervenções chave para a promoção do Desenvolvimento Infantil no âmbito municipal
24, 31 de maio/ 07, 14, 28 de junho/ 05 de julho/ 09 de agosto
Coordenação: Marcos Davi dos Santos
Carga horária: 60 horas
Ementa: O que é uma experiência? Esta é a questão-pretexto que inicia a jornada de (auto) descobertas da disciplina “Intervenções Chave para a Promoção do Desenvolvimento Infantil”, que nos convida a ampliar o olhar sobre as práticas de promoção do desenvolvimento infantil, passeando pelo autocuidado, o cuidado do outro e o cuidado do mundo.
Tal perspectiva se dará no contexto de oito módulos abrangendo o pré-natal, puerpério e amamentação, a puericultura, o parto e o nascimento, a formação de grupos de famílias grávidas e com crianças na primeira infância, os espaços lúdicos e as creches, sem esquecer-se da abordagem de redes sociais e das políticas sociais. E, para confirmar o nosso aprendizado, vamos exercitar a aplicação do conhecimento em exercícios individuais e de grupo, compartilhando o resultado do processo com todos e todas no último módulo da disciplina. Tenhamos uma boa jornada de aprendizagem!
- Disciplina: Intersetorialidade e Promoção do Desenvolvimento Infantil
Disciplina: Intersetorialidade e Promoção do Desenvolvimento Infantil
02, 16 e 23 de agosto
Coordenação: Prof Dr Marco Akerman
Ementa: O Patrimônio da família indica um conjunto de recursos do qual as pessoas podem dispor para garantirem, a si mesmas e a seus membros, maior segurança e melhor padrão de vida. Tais recursos compõem-se de trabalho, saúde, moradia, habilidades pessoais e relacionais - tais como relacionamentos de vizinhança, de amizade, familiares, comunitários e institucionais. Estruturar uma intervenção a partir do “patrimônio” da família e da comunidade significa considerar as potencialidades e os nexos que, na vida destas pessoas e destas comunidades, estabelecem-se como realidades historicamente construídas. Compreender um trabalho a partir do patrimônio implica em a bertura para uma realidade mais ampla, que transcende a dificuldade em si e que não se restringe à aplicação de soluções previamente concebidas. Tal compreensão permite o incremento gradativo do patrimônio da pessoa em situação de pobreza. Em outras palavras, a ação nasce do que existe, e não do que falta, e este é o princípio que estimula a participação da família nesse processo. Um dos patrimônios mais importantes da família é sua rede social. A rede social da família participa da construção da identidade de cada um de seus membros, com hábitos, costumes, crenças e valores que conferem à pessoa determinadas características. Da rede social, a pessoa e a família recebem sustento emotivo, ajuda material, serviços, informações, tornando possível o desenvolvimento de relações sociais.
Processo de trabalho no curso:
Discutirá a rede social da família na construção da identidade de cada um de seus membros, com hábitos, costumes, crenças e valores que conferem a pessoa determinadas características, além do desenvolvimento de relações sociais entre família, instituições públicas e organizações da sociedade civil.
Carga horária: 30 horas
- Disciplina: Metodologia Científica
Disciplina: Metodologia Científica
30 de agosto / 06, 13, 20, 27 de setembro
Coordenação: Profa Dra Rosa Maria Godoy Serpa da Fonseca
O presente módulo visa instrumentalizar os alunos a realizarem buscas bibliográficas nas temáticas relevantes de DI nos seus contextos municipais, utilizando bases de dados pertinentes e ferramentas que auxiliem na sistematização. Outro aspecto a ser contemplado no módulo diz respeito à instrumentalização dos alunos para elaborar projetos de pesquisa que possam subsidiar a elaboração das monografias de conclusão do curso de especialização.
Carga Horária: 45 horas
Unidade 1
Unidade 2
Unidade 3
Atividades
- Disciplina: Diagnósticos Locais
Disciplina: Diagnósticos Locais
04, 11 e 18 de outubro
Coordenação: Profa Dra Anna Luiza P. L. Grischek
Promover a saúde, no seu sentido mais amplo significa promover a vida, o que se traduz em um conjunto de princípios, valores, atitudes, procedimentos e tecnologias dirigidas a aumentar a capacidade de indivíduos, populações e organizações para enfrentar os determinantes pessoais, sociais, ambientais e econômicos e melhorar a qualidade da vida. Esta referência de promoção da saúde se coloca na perspectiva de que a produção social da saúde se faz coletivamente com base em pressupostos metodológicos participativos, onde as experiências dos participantes são insumos necessários para o desenvolvimento de habilidades, atitudes e sentimentos positivos frente à saúde, à participação, à promoção da saúde e ao empoderamento de sujeitos. Os processos de empoderamento permitem às coletividades a possibilidade de refletir e atuar sobre sua própria realidade, descobrindo estratégias e instrumentos adequados para a sua transformação. Além disso, este módulo propõe-se a abordar a temática do diagnóstico local identificando-se a mudança das relações de poder que geram iniqüidades. Pretende-se que os participantes sejam facilitadores de processos de reflexão-ação e transformação sobre as realidades locais cada vez mais complexas, incorporando ao campo da saúde, a discussão quanto aos desafios necessários para atingir a melhoria da qualidade de vida.
Processo de trabalho da disciplina:
Abordará a temática do diagnóstico local, identificando a mudança das relações de poder que geram inequidades, promovendo a reflexão acerca das realidades locais, incorporando ao campo da saúde a discussão quanto aos desafios necessários para atingir a melhoria da qualidade de vida.
Carga horária: 30 horas
- Disciplina: Gestão de Projetos em Promoção do Desenvolvimento Infantil
Disciplina: Gestão de Projetos em Promoção do Desenvolvimento Infantil
25 de outubro / 01, 08, 22 e 29 de novembro
Coordenação: Profa Dra Lislaine Aparecida Fracolli
Tem o objetivo de subsidiar um processo de reflexão crítica sobre a literatura existente relativa ao DI identificando-se as evidências e os tipos de estudos que as originaram para orientar novas investigações com potencial para abarcar áreas interdisciplinares e pesquisas quanti-qualitativas.
Carga horária: 45 horas
- Disciplina: Inovação na solução de problemas sociais complexos
Disciplina: Inovação na solução de problemas sociais complexos
06 e 13 de dezembro / 07 de fevereiro
Ementa: Conceito de inovação social: política, processo ou produto. Atributos da inovação social. Dimensões analíticas da inovação social. A dinâmica dos processos de inovação social. A criatividade como um padrão cognitivo. O Design Thinking como metodologia para a sinergia dos raciocínios lógico-analítico e intuitivo, e a criatividade como insumo básico na abordagem e solução de problemas complexos pelo grupo. Passos do Design Thinking: identificação do problema real, geração de alternativas de possíveis soluções, prototipagem dos melhores caminhos e testes.
Objetivos: Incentivar a confiança no processo criativo, que é a base para a inovação; conhecer o conceito, os atributos, as dimensões e a dinâmica dos processos da inovação social; conhecer os passos do design thinking; exercitar a operacionalização das dimensões analíticas da inovação social e os passos do design thinking na realidade da atenção à criança nos municípios. - Disciplina: Evidências em Promoção do Desenvolvimento Infantil
Disciplina: Evidências em Promoção do Desenvolvimento Infantil
14 de fevereiro / 06, 13, 20 e 27 de março
Coordenação: Prof Dra Anna Maria Chiesa e Profa Dra Maria De La Ó Ramallo Veríssimo
Ementa: O presente módulo visa subsidiar um processo de reflexão crítica sobre a literatura existente relativa ao DI, identificando-se as evidências e os tipos de estudos que as originaram para orientar novas investigações com potencial para abarcar áreas interdisciplinares e pesquisas quantitativas e qualitativas.
Carga Horária: 45 horas
Espaço para compartilhar dúvidas e trocar ideias sobre o tema redação acadêmica
- TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO
TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO
Orientação para elaboração da monografia de conclusão de curso.
A monografia de conclusão deverá seguir as recomendações para elaboração de textos acadêmicos.
O texto principal, isto é, excluídos os elementos pré e pós textuais, deverá ter entre 20 a 25 páginas. Optamos por essa limitação na extensão para favorecer a divulgação, pois corresponde aproximadamente a um capítulo de livro.
O manual da biblioteca da EEUSP detalha as orientações sobre elaboração de monografias, teses e dissertações apresentadas na EEUSP, e deverá ser utilizado como referência para o formato do trabalho.
Link para acesso ao manual: http://www.ee.usp.br/biblioteca/doc/Manual2020.pdf