• Módulo II- Gênero

    Modulo II- Direitos Humanos e enfrentamentos das Violências e Desigualdades de Gênero

    Este módulo pretende oferecer oportunidades de discussão sobre as relações de gênero nas sociedades contemporâneas e seus impactos na esfera pública e privada. O programa inclui uma breve genealogia do conceito de gênero e dos seus diferentes usos nas sociedades contemporâneas. Discute-se gênero como uma relação social e um princípio de divisão das desigualdades em nossas sociedades.

    Conteúdo:

    1. Socialização e gênese das disposições de gênero;

    2. Corpo e gênero, historicizar para desnaturalizar;

    3. Uma revolução silenciosa: o aumento da escolaridade feminina;

    4. Gênero e políticas públicas: um olhar sobre os indicadores sociais;


    Obs: Cronograma sujeito a alterações.

    • Not available unless: You belong to Gênero
    • SOUZA-LOBO, Elisabeth. A classe operária tem dois sexos: trabalho, dominação e resistência. 3a. Ed. São Paulo: Expressão Popular/Perseu Abramo, 2021. [cap.1, pp. 29-82] FEDERICI, Silvia.

    • O feminismo e a política dos comuns. In: HOLLANDA, Heloísa Buarque de. (Org.). Pensamento feminista: conceitos fundamentais. Rio de Janeiro: Bazar do Tempo, 2019. [pp. 379-396]

    • Opened: Tuesday, 3 May 2022, 12:00 AM
      Due: Tuesday, 10 May 2022, 11:59 PM

      Atividade obrigatória da Aula 01 - Módulo II - Violência e Desigualdades de Gênero:

      O enredo do filme Desmundo aborda a questão da importação de meninas órfãs portuguesas para casamentos forçados com os colonos estabelecidos no Brasil desde o século XVI.

      A partir da aula do dia 30/04 e textos indicados para leitura, teça um comentário sobre:

      a) O papel que vai sendo progressivamente atribuído à mulher na passagem do sistema feudal para o modo capitalista de produção;

      b) Como essas transformações sociais articulam-se com a empresa colonial;

      c) As repercussões desta organização social para os lugares estruturalmente assumidos por mulheres brancas, negras e indígenas no Brasil atual.

      Not available unless: You belong to Gênero
    • SCOTT, Joan. Gênero: Uma Categoria Útil de Análise Histórica. Educação&Amplicação. 1995. v, 20. n, 2. 

    • WOLF, Virgínia. Um Teto Todo Seu. São Paulo: Círculo do Livro, 1928.

    • Opened: Monday, 23 May 2022, 12:00 AM
      Due: Monday, 30 May 2022, 11:59 PM

      Estudo Dirigido – Aula Interseccionalidades das Relações Sociais

       

      O enredo do curta-metragem Cores e botas, de Juliana Vicente, narra a história de uma criança negra que, inspirada por programas televisivos infantis, sonha ser, dançar e cantar como uma “paquita”, e que ao descobrir gradativamente o modo como crianças e jovens negras são excluídas desse universo, precisa refazer os seus sonhos e projetos de vida.

      A partir da aula do dia 21/05 e textos indicados para leitura, discuta como:

      a)      imagens de controle são construídas e recebidas por meio de programas televisivos;

      b)      como essas imagens afetam as relações sociais, contribuindo para a subalternização das mulheres e das mulheres negras em especial;

      c)      como, considerando não apenas medidas afirmativas, mas também transformativas, seria possível caminhar na direção de uma sociedade mais justa e igualitária.


      Not available unless: You belong to Gênero