
IDEOLOGIA DE GÊNERO - Profa. Claudia Viana (FEUSP)
🔸Módulo II (GÊNERO) e IV (DIVERSIDADE SEXUAL)
Aula compartilhada e transmitida simultaneamente com os módulos gênero e diversidade.
04/06 | Das 9h às 13h
A aula será transmitida via nosso canal Diversidades USP no Youtube:
PLANO DE AULA
Essa aula busca situar os estudos de gênero em sua relação com os feminismos visando refletir criticamente sobre o modo como as
relações sociais de gênero são racionalizadas e pleiteadas no domínio das políticas e práticas educacionais, com foco na produção da
retórica da ideologia de gênero no âmbito do discurso antigênero.
TÓPICOS DA AULA:
1. Surgimento do gênero como categoria de análise
2. Contribuições de pesquisas para o conhecimento teórico-político dos fenômenos sociais, históricos, políticos e econômicos que
configuram a igualdade, a desigualdade de gênero e seus enfrentamentos e resistências no campo das políticas e práticas
educacionais
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS:
A) Para o Tópico 1
OBRIGATÓRIAS:
PISCITELLI, Adriana. Gênero: história de um conceito. In: ALMEIDA, Heloisa; SZWAKO, José (org.). Diferenças, igualdades. São
Paulo: Berlendis & Vertecchia, 2009. p.116-148.
SCOTT, Joan W. Os usos e abusos do gênero. Projeto História, São Paulo, n. 45, pp. 327-35 1, Dez. 2012.
Complementar:
COMPLEMENTARES:
BIROLI, Flávia, MACHADO, Maria das Dores Campos, VAGGIONE, Juan Marco. Gênero, neoconservadorismo e democracia, São Paulo: Boitempo, 2020.
BUTLER, Judith: Problemas de Gênero. Rio de Janeiro, Civilização Brasileira. 2003.
BUTLER, Judith. Hablando claro, contestando. O feminismo crítico de Joan Scott. Rey Desnudo – Revista de Livros, Año II, n. 4, Otoño,
2014, pp. 31-72.
COLLIN, Françoise. Diferença e diferendo: a questão das mulheres na Filosofia. IN: DUBY, George; PERROT, Michelle (orgs. da
coleção); THÉBAUD, Françoise (dir. do volume), História das mulheres no Ocidente, v. 5: o século XX, Porto: Afrontamento / São
Paulo: Ebradil, 1991.
FAUSTO-STERLLING, Anne. Dualismos em duelo. cadernos pagu, Campinas, n. 17/18, 2001/2002, p.9-80.
HARAWAY, Donna: “‘Gênero’ para um dicionário marxista: a política sexual de uma palavra”, cadernos pagu, 22, 2004.
hooks, bell. Pondo fim à opressão sexual contra a mulher. In: Teoria Feminista da margem ao centro. São Paulo: Perspectiva, 2019. pp.
206-228.
MEAD, Margaret: Sexo e Temperamento, São Paulo: Ed. Perspectiva, 1999.
NICHOLSON, Linda. Interpretando o gênero. Estudos Feministas, Florianópolis, v.8, n.2, p. 9-42, 2000.
SCOTT, Joan W. Igualdad versus diferencia: los usos de la teoría postestructuralista. Debate Feminista, Mexico D.F., v. 5, p. 85-104,
mar. 1992.
SCOTT, Joan W. Gênero: uma categoria útil de análise histórica. Educação & Realidade, Porto Alegre, n. 20, v.2, p. 71-100, jul./dez.
1995.
SCOTT, Joan. A cidadã paradoxal. Florianópolis: Mulheres, 2002
B) Para o tópico 2:
OBRIGATÓRIAS:
CORNEJO-VALLE, Mónica; PICHARDO, José Ignacio. La “ideología de género” frente a los derechos sexuales y reproductivos. El escenario español. cadernos pagu, (50), 2017.
JUNQUEIRA, Rogério Diniz. “Ideologia de gênero”: a gênese de uma categoria política reacionária ou: a promoção dos direitos humanos
se tornou uma “ameaça à família natural”? In: RIBEIRO, Paula Regina Costa; MAGALHÃES, Joanalira Corpes (org.). Debates
contemporâneos sobre Educação para a sexualidade. Rio Grande: Ed. da FURG, 2017, pp.25-52.
VIANNA, Cláudia; BORTOLINI, Alexandre. Discurso antigênero e agendas feministas e LGBT nos planos estaduais de educação:
tensões e disputas. Educação e Pesquisa [on line]. 2020, v. 46, e221756, pp.1-25.
COMPLEMENTARES:
ALVARENGA, Carolina Faria, VIANNA, Cláudia Pereira. Avaliação, gênero e qualidade na Educação Infantil: conceitos em disputa.
Educar em Revista, Curitiba, v. 37, e78271, 2021.
BELLINI, Daniela Mara Gouvêa. Violência contra mulheres nas Universidades: contribuições da produção cientifica para sua
superação. Dissertação (mestrado) – Universidade Federal de São Carlos. São Carlos, 2018.
CARREIRA, Denise. Igualdade e diferenças nas políticas educacionais: a agenda das diversidades nos governos Lula e Dilma. Tese
(Doutorado). USP, São Paulo, 2015.
CARVALHO, Marília Pinto de. Vozes masculinas numa profissão feminina. Estudos Feministas. Rio de Janeiro: v. 3, n.2, 1995, p.406-
422.
CARVALHO, Marília Pinto de. No coração da sala de aula: gênero e trabalho docente nas séries iniciais, São Paulo: Xamã, 1999.
CARVALHO, Marília Pinto de. Quem são os meninos que fracassam na escola?. Cadernos de Pesquisa, São Paulo:v.34, n.121,
jan./abr. 2004, p.11-40.
CARVALHO, Marília Pinto de. Mau aluno, boa aluna? Como as professoras avaliam meninos e meninas. Estudos Feministas, v. 9, n.
2, p. 554-574, dez. 2001a.
CAVALEIRO, Maria Cristina. Feminilidades homossexuais no ambiente escolar: ocultamentos e discriminações vividas por garotas.
2009. Doutorado (Programa de Pós-Graduação em Educação) – Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo, São Paulo,
SP.
CORRÊA, Sonia. A “política do gênero”: um comentário genealógico. cadernos pagu, e185301, 2018.
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MARANHÃO FILHO, Eduardo Meinberg de Albuquerque; DE FRANCO, Clarissa. “Menino veste azul e menina, rosa” na Educação
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MELLO, Luiz; FREITAS, Fátima; PEDROSA, Cláudio; BRITO, Walderes. Para além de um kit anti-homofobia: políticas públicas de
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VIANNA, Claudia. Os nós do nós: crise e perspectivas da ação coletiva docente em São Paulo. São Paulo: Xamã, 1999.
VIANNA, Cláudia; CAVALEIRO, Maria Cristina. Lesbofobia e cotidiano escolar: controle invisível da liberdade de expressão. Revista
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VIANNA, Cláudia; CARVALHO, Marília (orgs.). Gênero e Educação: 20 anos construindo conhecimento. Belo Horizonte: Autêntica
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