
1) EDUCAÇÃO ANTIRRACISTA
04.06| Das 9h às 13h
A aula será transmitida via nosso canal Diversidades USP no Youtube.
Professora ministrante 1 -
Maria da Glória Calado (SENAC-SP/CELACC-USP)
Maria da Glória Calado - Possui doutorado em Educação pela Universidade de São Paulo (2013), mestrado em Psicologia pela Universidade São Marcos (2007) e graduação em Psicologia pela Universidade São Marcos (1987). É educadora, psicóloga, pesquisadora no campo da educação e estuda as relações étnico-raciais na escola, inclusive com a participação no grupo de pesquisa "Raça, gênero, etnomatemática e culturas afro-brasileiras - relações étnico-raciais e diversidade de gênero na construção de uma epistemologia afrobrasileira e feminista nas escolas públicas de São Paulo", da Universidade de São Paulo. Atualmente, é professora horista do Centro Universitário Senac, professora convidada dos cursos de pós-graduação do Centro de Estudos Latino-Americanos sobre Cultura e Comunicação (CELACC-USP), psicóloga clínica e psicóloga voluntária no Centro de Direitos Humanos de Sapopemba (CDHS), em São Paulo, e participante do núcleo de Relações Raciais do Conselho Regional de Psicologia (CRP-SP). Participante da Rede de Proteção e Resistência contra o Genocídio, do grupo de pesquisa Movimentos Sociais, Comunicação, Cultura e Território na América Latina (CELACC-USP) e do grupo Mães em Luto da Zona Leste, tem experiência na área de Educação, atuando principalmente nos seguintes temas: lei 10.639; racismo; movimentos sociais; educação antirracista; intervenção curricular; e racismo e educação.
Professora ministrante 2 -
Eva Aparecida (CELACC-USP)
Atualmente, integra o Núcleo de Educação para as Relações Étnico-Raciais – NTC/COPED/SME-SP. Coordenadora Pedagógica da SME/SP, professora de História na educação básica e ensino superior, pesquisadora de temas relacionados à educação escolar indígena e lei 11.645/08. Mestre em História Social, FFLCH/USP, Livros diferenciados para escolas indígenas e doutoranda pelo mesmo programa com a pesquisa sobre Processos de formação de professores indígenas no Brasil
Mediação: profa.
Ceres Santos (UNEB)
Ceres é ativista dos movimentos negro e de mulheres negras. É jornalista e tem doutorado pela ECA/USP. Estuda sobre Políticas de Ações Afirmativas; Imprensa Negra; Comunicação antirracista, Educom e feminismos negros. É professora na UNEB, no Curso de Jornalismo em Multimeios, em Juazeiro/BA e é vice coordenadora do Grupo de Pesquisa Hierarquização Étnico-Raciais em Comunicação e Direitos Humanos (RHECADOS) e participa do grupo de estudos do Centro de Estudos Latino-americanos sobre Cultura e Comunicação (CELACC/USP).
2) ATIVIDADE COMPLEMENTAR - 14H
RODA DE CONVERSA: DCNs NA EDUCAÇÃO ÉTNICO-RACIAL
Quais foram as conquistas e quais os desafios atuais na implementação das "Diretrizes curriculares nacionais para o ensino das relações étnico-raciais e de história e cultura afro-brasileira e africana". Aprovadas em 2004, as "DCNs" marcam um conjunto de estratégias pedagógicas para levar à escola a discussão das relações raciais no Brasil, muitas vezes silenciada ou desqualificada dentro da crença que se apoiou o país como uma democracia racial. Quais as experiências, os limites e possibilidades de trabalhos recentes produzidos dentro dessa regulamentação que apresenta apontamentos para a democratização e erradicação de desigualdades históricas da sociedade brasileira.
Atividade obrigatória para os inscritos no módulo de Raça/Etnia.
A aula será transmitida via nosso canal Diversidades USP no Youtube.
Mônica
do Amaral é Professora Associada,
Livre-Docente e Pesquisadora Senior da Faculdade de Educação da USP e do
Programa de Pós-Graduação em Educação da FEUSP, nas áreas de Psicologia e
Filosofia da Educação. Profa do Programa de Pós-Graduação Humanidades, Direitos
e outras Legitimidades da USP. É Membro Efetivo da Sociedade Brasileira de
Psicanálise de São Paulo.Defendeu tese de Livre-Docência (FEUSP, 2010), que resultou
na publicação do livro: O que o rap diz
e a escola contradiz: um estudo sobre a
arte de rua e a formação da
juventude na periferia de São Paulo (Alameda Ed./FAPESP, 2016).Coordenou alguns
projetos de pesquisa de Melhoria do Ennsino Público e de Políticas Públicas,
financiados pela FAPESP. A ultima pesquisa resultou na publicação da coletânea: AMARAL, Mônica G. T.
do et ali. Culturas ancestrais e
contemporâneas na escola - novas estratégias
didáticas para a implementação da Lei 10639/2003. 1a.ed. São Paulo: Alameda,
2018. Atualmente, coordena o projeto de pesquisa: Docências compartilhadas, formação continuada e a Lei 10.639/03: o
papel das culturas urbanas em escolas públicas de diferentes regiões
periféricas (CNPq,2021). Lidera, juntamente com o Prof. Renato Noguera (UFRRJ),
o grupo: Grupo de Estudos e Pesquisas Educação e Afroperspectivas(CNPq).
Cristiane Santana é licenciada em Letras (Português/Espanhol) UNESP/FCL - Assis. Atuou nas redes públicas de ensino estadual e municipal, além de ministrar cursos de formação de professores focados nas Leis 10.639/03 e 11.645/08. Exerceu a função de técnica pedagógica na Secretaria Municipal de Educação, no Núcleo de Educação Étnico-racial, atuando, principalmente, na formação continuada de educadores. É mestre em Estudos Comparados de Literaturas de Língua Portuguesa (FFLCH/USP) e tem focado suas pesquisas nas literaturas de Angola e Moçambique, assim como, na literatura afro-brasileira. É docente do IFSP (Instituto Federal de São Paulo) - Campus Guarulhos e coordenadora do NEABI (Núcleo de Estudos Afro-brasileiros e Indígenas)/IFSP.
Valdenor S. dos Santos é doutorando pelo Programa de Pós-Graduação Humanidades,
Direitos e Outras Legitimidades, FFLCH/USP; Mestre em Educação pela FEUSP; Pesquisador no Projeto Multiculturalismo e Educação,
FEUSP/CNPQ Coordenado pela Profa. Dr. Mônica do Amaral; Mestre de Capoeira com 57 anos de atuação na área; Representante da FEDERAÇÃO INTERNACIONAL DE CAPOEIRA no
Brasil FIC; Diretor na CONFEDERAÇÃO DE CAPOEIRA DESPORTO DO BRASIL, CCDB; Ministra Cursos de Extensão Universitária sobre a História da
Cultura Afro Brasileira, tendo como eixo a Capoeira/Educação em atendimento às
Leis Federais: 10.639/03, 11.645/08 e 12.288/10; Coordenador no Programa de Formação de Professores (as)
GT/USP/ESCOLA /APEP; Diretor da Associação dos Professores de
Escolas Públicas e Escolas sem fins lucrativos APEP. Link Lattes: http://lattes.cnpq.br/1603840463811816
Mauro Torres Siqueira é doutor em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação na Universidade de São Paulo (2015). Mestre em Serviço Social pelo Programa de Pós-Graduação em Serviço Social na Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” (2005). Graduado em História pela Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” (2002). Professor Adjunto da Universidade Federal do Tocantins/Campus Tocantinópolis, lotado no Curso de Pedagogia. Coordenador do Núcleo de Estudos e Pesquisas Interdisciplinares da África e dos Afro-brasileiros - NEAF. Atualmente é Diretor do Câmpus Universitário de Tocantinópolis. Tem estudado Educação para as Relações Étnico-Raciais; preconceito racial, jovens.
Mediação-
Jamyle Costa é
professora Licenciada em Geografia pela Universidade Federal de Rondônia (1999), Especialização em Solos e Meio Ambiente pela Universidade Federal de Lavras-MG (2003) atualmente é aluna do Programa de Pós-graduação em Estudos Literários da Universidade Federal de Rondônia/ PPGMEL e Professora da Educação Básica da Rede Estadual de Ensino. Tem experiência na área cultura negra, mídia e combate ao racismo em instituições não governamentais.
Plano de aula - profa. Maria da Glória Calado
EDUCAÇÃO ANTIRRACISTA COMO BANDEIRA DE LUTA: ORIGENS E IMPLICAÇÕES PSICOSSOCIAIS
Ementa: Enquadres para a
compreensão do racismo no Brasil; Primeiro enquadre – escravismo: o negro como
objeto; Segundo enquadre – abolição: negro livre e inferior; Terceiro enquadre
– República Velha: a “legitimação ideológica” da inferioridade do negro; Quarto
enquadre – Constituição de 1988: o negro como sujeito de direitos; Movimento
Negro Educador e suas expressões no século XX; histórico de luta pelas
implementações das alterações da LDB pelas leis 10.639/03 e 11.645/08;
silenciamento do racismo no contexto escolar; avanços e entraves para a
construção de uma sociedade antirracista.
Objetivos:
ü Problematizar a ideologia
racista na sociedade brasileira a partir do conceito de enquadre;
ü Apresentar os marcos da
implementação da Lei 10639/03 e suas implicações para os diversos atores
envolvidos no processo;
ü Refletir sobre avanços e
entraves para a construção de uma sociedade antirracista a partir da perspectiva
da educação.
Bibliografia básica:
CALADO, Maria da
Glória. De
objeto a sujeito de direito In: Escola e enfrentamento do racismo: as
experiências das professoras ganhadoras do Prêmio Educar para a Igualdade
Racial. 2013. Tese (Doutorado em Educação) - Faculdade de Educação,
Universidade de São Paulo, São Paulo, 2013, p. 25-77.
doi:10.11606/T.48.2013.tde-25032014-133053. Disponível em:
<https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/48/48134/tde-25032014-133053/pt-br.php>.
Acesso em: 15 maio 2022.
SANTOS, Sales Augusto dos. A Lei 10.639/03 como
fruto da luta antirracista do movimento negro In: GOMES, Nilma Lino (org.). Educação
anti-racista : caminhos abertos pela Lei Federal nº 10.639/03. Brasília:
Ministério da Educação, SECADI, 2005. (Coleção Educação para Todos). Disponível
em:
<http://www.dominiopublico.gov.br/pesquisa/DetalheObraForm.do?select_action=&co_obra=16224>.
Acesso em: 18 jan. 2021.
SANTOS, Jorge Luís Rodrigues dos. Desafios para a
efetivação de uma educação antirracista. In: COPENE Sudeste, 3., 2019, Vitória
(ES). Anais do III COPENE Sudeste. Vitória: COPENE, 2019. Disponível em:
<https://www.copenesudeste2019.abpn.org.br/resources/anais/14/copenesudeste19/1561996104_ARQUIVO_e33677a3e81c04d5de3a851231cfc099.pdf>.
Acesso em: 15 mar. 2020.
Bibliografia complementar:
BRASIL. Ministério da Educação. Conselho Nacional
de Educação. Parecer 3/2004. Diretrizes
Curriculares Nacionais para a Educação das Relações Étnico-Raciais e para o
Ensino de História e Cultura Afro-Brasileira e Africana. Disponível
em:<http://portal.mec.gov.br/cne/arquivos/pdf/003.pdf> Acesso em: 20 out.
2020.
DOMINGUES, Petrônio. Um "templo de
luz": Frente Negra Brasileira (1931-1937) e a questão da educação. Rev.
Bras. Educ., Rio de Janeiro , v. 13, n. 39, p. 517-534, Dec.
2008 . Disponível em:
<http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-24782008000300008&lng=en&nrm=iso>.
Acesso em: 15 mar.
2021.
https://doi.org/10.1590/S1413-24782008000300008.
CARNEIRO, Sueli. A batalha de Durban. Rev.
Estud. Fem., Florianópolis , v. 10, n. 1, p. 209-214, Jan.
2002 . Disponível
em:<http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-026X2002000100014&lng=en&nrm=iso>.
Acesso em: 20 out. 2020.
CARNEIRO, Sueli. Epistemicídio. 2014.
Disponível em: <https://www.geledes.org.br/epistemicidio/>. Acesso em: 02 ago. 2021.
MUNANGA,
Kabengele. (Org.) Superando o racismo na escola. 3. ed. Brasília:
Ministério de Educação, 2005. Disponível em: <http://portal.mec.gov.br/secad/arquivos/pdf/racismo_escola.pdf>. Acesso em:
13 ago. 2021.
Vídeos:
·
Racismo – O crime perfeito” - Kabengele Munanga -
·
Nossa Voz Ecoa – Lei 10.639/03 - https://youtu.be/-Pv0RTnsJak
·
Você conhece a Lei 10.639/03? -
·
Live – Educação como um ato de liberdade: lei 10.639/03 e lei
11.645/08 -
·
Cores
e botas -
·
Bonecas
negras -
·
O perigo de uma história
única - https://www.ted.com/talks/chimamanda_ngozi_adichie_the_danger_of_a_single_story/transcript?language=pt-br