• Módulo III. Raça/Etnia

    Módulo III. Direitos Humanos e enfrentamentos das Violências e Desigualdades de Raça/Etnia

    Ementa: O Brasil é um país marcado por processos de abolição inconclusa, silenciamentos do racismo ocasionado pelo mito da democracia racial e formas de racismo estrutural e institucional. Em âmbito nacional, o reconhecimento das diferentes raças e etnias como sujeitos de direito aconteceu no meio legal por meio da Constituição Federal de 1988. Apesar do reconhecimento legislativo, as disparidades entre brancos e não-brancos são cada vez mais presentes em território nacional. Por exemplo, de acordo com o Atlas da Violência 2020, a taxa de homicídios de pretos e pardos subiu 11,5% entre 2008 e 2018, enquanto, no mesmo período, a mesma taxa para não-negros diminuiu em 12% (CERQUEIRA, 2020). Nas prisões brasileiras, 2 em cada 3 detentos são negras/os. O risco de morrer por covid-19 é maior entre não-brancos, desigualdades também presentes quanto à remuneração, acesso à educação, evasão escolar, violência policial, garantia de outros direitos humanos, entre outros aspectos.

    Nos espaços geográficos latino-americanos, práticas de opressão são iniciadas com o processo de colonização, iniciado no final do século XV. Até então, a ideia de raça não tinha história conhecida. Anibal Quijano (2005) explana que o conceito ligado aos traços fenotípicos dos colonizados - codificado como cor  - é associado ao trabalho como instrumentos estruturados e reforçados mutuamente no capitalismo em âmbito mundial: De acordo com Quijano, “a raça converteu-se no primeiro critério fundamental para a distribuição da população mundial nos níveis, lugares e papéis na estrutura de poder da nova sociedade.“ (p.108). Por meio do conceito de raça, o modelo eurocêntrico consolida-se como hegemônico, ao mesmo tempo em que limitou o desenvolvimento político-econômico da América Latina

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      Estudo Dirigido Aula 1: Racismo Estrutural e Institucional Questionário
      Aberto: segunda-feira, 25 abr. 2022, 13:30
      Fechado: domingo, 1 mai. 2022, 23:59

      Atividade obrigatória, referente a aula inaugural: Racismo estrutural e institucional.


      Disponível se: Você faz parte de Raça/Etnia
    • NASCIMENTO, Beatriz. Literatura e identidade. In: RATTS, Alex e GOMES, Bethania F. Nascimento (Org.) Todas as distâncias: poemas, ensaios e aforismos de Beatriz Nascimento, Salvador, Editora Ogum's Toques Negros, 2015, p. 105-112.

    • VARGEM, Alex; MALOMALO, Bas´Ilele. A imigração africana contemporânea para o Brasil: entre a violência e o desrespeito aos direitos humanos. In: MALOMALO, Bas´Ilele; BADI, Mbuyi Kabunda; FONSECA, Dagoberto José. Diáspora africana e a imigração da era da globalização: experiências de refúgio, estudo, trabalho. Curitiba: CRV, 2015, pp. 107-123.

    • Rodrigues, E. F. V., & Santos, A. S. A. (2017). Travessias clandestinas: entre as fronteiras da esperança. ODEERE2(4), 110-123. https://doi.org/10.22481/odeere.v0i4.2368


    • BARBOSA, E. E. Na militância para o reconhecimento: um estudo de

      mulheres negras ativistas na cidade de São Paulo.. S. Paulo: PUCSP,

      2015 (dissertação de mestrado) [Capítulo 1]

    • As políticas públicas sociais na perspectiva das experiências de mulheres negras chefe de famílias na periferia da cidade de São Paulo

    • SOUZA, Vanderlei Sebastião de; SANTOS, Ricardo Ventura. O Congresso Universal de Raças, Londres, 1911: contextos, temas e debates. Boletim do Museu Paraense Emílio Goeldi. Ciências Humanas, v. 7, n. 3, p. 745-760, set.-dez. 2012

    • Sugestão de formação de grupo com base nos inscritos na oficina Texto Jornalístico.

      Alunos que assistiram a oficina pelo Youtube também podem participar, entrando em contato com os integrantes dos grupos. 

      Atividade opcional. Somente para alunos devidamente inscritos no módulo raça/etnia da formação Diversidades USP. 

    • Relação de inscritos na oficina Produção de Podcast para orientação de formação de grupos.

    • Atividade opcional. (Não obrigatória)

      Aos grupos que optarem por produzirem os trabalhos, seguir as instruções de envio.

    • Prazo de entrega do trabalho prorrogado para o dia 30 de setembro.

    • Listagens de alunos inscritos na oficina.

      Alunos inscritos no módulo Raça/Etnia - da formação Diversidades - podem participar da apresentação de trabalhos em grupo entrando em contato com integrantes da listagem. 

    • Sugestão de formação de grupos para oficina de Entrevistas.

      Os nomes que não estiverem na lista, incluí-los na entrega do trabalho - conforme instrução acima.