• Módulo I. Direitos Humanos

    Módulo I. Diversidades, Inclusão Social e os Fundamentos dos Direitos Humanos

    O primeiro módulo é estruturante e integrará todas, todos e todes que participam nessa primeira fase. É um módulo integrativo e que se comunica com cada uma das atividades dos módulos subsequentes, que ocorrerão concomitantemente na segunda fase dessa formação. Nessa primeira fase, as principais atividades estão organizadas em aulas expositivas pela manhã, aos sábados, das 9h às 13h; e estudos dirigidos, com indicações de leitura e testes de avaliação de múltipla escolha, correspondentes a cada dia de formação, e que poderão ser realizados pelos alunos, alunas e alunes, de maneira autônoma, dentro do período de realização desse módulo.  As rodas de conversas somente acontecerão na segunda fase dessa formação.

    Ementa - módulo I: Introdução aos direitos humanos. Ética, cidadania e diversidades. Democracia e a conquista de direitos civis, políticos, econômicos e sociais. Direitos difusos e coletivos. Movimentos sociais e a defesa dos direitos humanos. Violências e desigualdades em suas múltiplas dimensões. Interssecionalidade e aspectos de classe, raça, gênero e sexualidades. Marcadores sociais da diferença e relações étnico-raciais. Estado, sociedade e seus aspectos estruturais. A afirmação histórica dos direitos humanos.


    • Apresentação da aula inaugural (oficina 1) ministrada pelo professor Dennis de Oliveira (ECA-USP)

      (Material didático complementar) 

    • Ler a introdução do livro e o primeiro capítulo (leitura obrigatória). [Aula inaugural prof. Alessandro Soares]

      Introdução: Exclusão ou Inclusão perversa? (Bader Sawaia)

      Primeiro capítulo - Reflexões acerca do conceito de exclusão . Refletindo sobre a noção de exclusão (Mariangela Belfiore Wanderley)

    • Reconhecimento sem ética? FRASER, Nancy (2007) [Leitura obrigatória]


    • A Ética Democrática e seus Inimigos: o lado privado da violência pública. COSTA, Jurandir F. 1997 [Leitura obrigatória]

    • BRAH, Avtar. Diferença, diversidade, diferenciação. Cadernos Pagu [online]. 2006. [Leitura obrigatória]


    • Resumo Fábio Ortolano - Diversidade, diferença e cultura: conjugações possíveis frente às novas técnicas psicopoliticas de poder [Leitura complementar]

    • Slide/Apresentação Aula 2 Prof Fábio Ortolano (material complementar)

    • Aberto: sábado, 12 fev. 2022, 13:00
      Fechado: sexta-feira, 18 fev. 2022, 23:59
    • Ler introdução do livro Capital e Ideologia, de Thomas Piketty [Leitura obrigatória]

    • O espaço das desigualdades educativas no município de São Paulo. Pro-Posições | v. 26, n. 2 (77) | p. 99-118 | mai./ago. 2015 [Leitura obrigatória]

      Graziela Serroni Perosa*, Frédéric Lebaron**, Cristiane Kerches da Silva Leite***

    • Patologias sociais na metrópole de São Paulo: análise socioespacial de indicadores nas subprefeituras. Rev. Adm. Pública — Rio de Janeiro 50(4):635-657, jul./ago. 2016  [Leitura complementar]

      Graziela Serroni Perosa Universidade de São Paulo / Escola de Artes, Ciências e Humanidades São Paulo / SP — Brasil Cristiane Kerches da Silva Leite Universidade de São Paulo / Escola de Artes, Ciências e Humanidades São Paulo / SP — Brasil Francisco César Pinto da Fonseca Fundação Getulio Vargas / Escola de Administração de Empresas de São Paulo, Departamento de Gestão Pública Pontifícia Universidade Católica de São Paulo São Paulo / SP — Brasil Frédéric Lebaron Universidade de Versailles Saint-Quentin-em-Yvelines Universidade Paris-Sarclay Sciences Po Saint-Germain-em-Laye Versailles / Paris — França

    • Gênero, uma categoria útil para análise histórica - Joan Scott [leitura complementar]

    • Aberto: sábado, 19 fev. 2022, 13:00
      Fechado: sexta-feira, 25 fev. 2022, 23:59
    • MEMORIA DEL CONFLICTO ARMADO COLOMBIANO EN DISPUTA: CLANDESTINIDAD Y SILENCIAMIENTOS


    • Memórias e Resistências: a ditadura na quebrada

    • Vencimento: sexta-feira, 11 mar. 2022, 23:59

      Quais foram as questões, lembranças e/ou emoções que a aula da manhã e a partilha da tarde do dia 05/03 despertou em você? Faça sua partilha! (Até 30 linhas)

      Observação: não vale presença e não é obrigatório. É só pra participar mesmo sorriso

    • GONZALEZ, Lélia. A categoria político-cultural de amefricanidade. In: Tempo Brasileiro. Rio de Janeiro, Nº. 92/93 (jan./jun.). 1988b, p. 69-82.



    • LANDER, Edgardo. A colonialidade do saber: eurocentrismo e ciências sociais. Perspectivas latino-americanas. Buenos Aires: CLACSO, Conselho Latino-americano de Ciências Sociais, 2000.  

    • DARDOT, Pierre e LAVAL, Christian. A nova razão do mundo: ensaio sobre a sociedade neoliberal. São Paulo: Boitempo, 2016.


    • MILLS, Charles W. O contrato racial. Ithaca, New York: Cornell University Press, 1997.


    • HAN, Byung-Chul. Sociedade do cansaço. Petrópolis, RJ: Editora Vozes, 2015. 

    • FANON, Frantz. Os condenados da terra. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 1961.


    • Apresentação (pdf) Desconstruindo estereótipos: narrativas da mulher negra no batuque de umbigada paulista - Tâmara Pacheco - 🔹Oficina 5 (tarde) - Quilombagens partilhadas: Expressões da luta contra o racismo - 🎯 12/03 | sábado - 14h


    • A presentação (pdf) "A imprensa negra na década de 1930" de Tadeu Kaçula. 🔹Ref. Oficina 5 (tarde) - Quilombagens partilhadas: Expressões da luta contra o racismo - 🎯 12/03 | sábado - 14h

    • Apresentação (pdf) Racismo Ambiental: Os becos e vielas como quarto de despejo - Ana Sanches. 🔹Oficina 5 (tarde) - Quilombagens partilhadas: Expressões da luta contra o racismo - 🎯 12/03 | sábado - 14h

    • A presentação (pdf) Pensadoras afrolatinas e perspectiva decolonial: contribuições para análise de produções audiovisuais - Andréa Rosendo. 🔹Ref. Oficina 5 (tarde) - Quilombagens partilhadas: Expressões da luta contra o racismo - 🎯 12/03 | sábado - 14h

    • Aberto: sábado, 12 mar. 2022, 13:00
      Fechado: sexta-feira, 18 mar. 2022, 23:59

      Com base nos conteúdos da aula, leitura e vídeo, responda as questões.

    • Aberto: sábado, 19 mar. 2022, 13:00
      Fechado: sexta-feira, 25 mar. 2022, 23:59
    • Apresentação (Power Point) aula Prof Gustavo Menon

    • FERRARO, ALCEU RAVANELLO e ROSS, STEVEN DUTT. Diagnóstico da escolarização no Brasil na perspectiva da exclusão escolar. Revista Brasileira de Educação [online]. 2017, v. 22, n. 71

    • RIBEIRO, Darcy. O povo brasileiro: formação e sentido. São Paulo: Companhia das Letras, 1995. 



    • UNICEF, Brasil. Cenário da Exclusão Escolar no Brasil. Um alerta sobre os impactos da pandemia da COVID-19 na Educação. Abril, 2021.


    • CONJUVE, Conselho Nacional da Juventude. Juventudes e a pandemia do coronavírus: 2ª edição relatório nacional. Maio, 2021.


    • GRUPO BANCO MUNDIAL. Acesso a atividades escolares no Brasil durante a Pandemia com base na PNAD COVID-19 - julho a novembro de 2020. Maio, 2021.


    • UNICEF, Brasil. Cenário da Exclusão Escolar no Brasil Um alerta sobre os impactos da pandemia da COVID-19 na Educação (Abril, 2021)

    • Apresentação (PDF): Educação, Direitos Humanos e as questões étnicas no Brasil.

    • A presentação (pdf) Experiências periféricas: dos movimentos sociais às escolas - Maria da Glória Calado. 🔹Ref. Oficina 7 (tarde) - Partilha de experiências: Educação Étnico-Racial e Direitos Humanos no Brasil e no Chile - 🎯 26/03 | sábado - 14h

    • Aberto: sábado, 26 mar. 2022, 13:00
      Fechado: sexta-feira, 1 abr. 2022, 23:59
    • BUTLER, J. e FRASER, N. Reconocimiento o redistribuición? Un debate entre marxismo y feminismo.Madrid: Traficantes de Sueños, 2000.

    • CRENSHAW, K. W. Documento para o encontro de especialistas em aspectos da discriminação racial relativos ao gênero. Revista Estudos Feministas, v. 10, n. 1, p. 171-188, 2002.

    • COLLINS, P. H. BORGE, S. Interseccionalidade. São Paulo: Boitempo, 2021. 

    • DAVIS. A. Mulheres, raça e classe. São Paulo: Boitempo, 2016.

    • FRASER, N. A justiça social na globalização: Redistribuição, reconhecimento e participação. Revista Crítica de Ciências Sociais, v. 63, p. 7-20, 2002.

    • FRASER, N. Da redistribuição ao reconhecimento? Dilemas da justiça numa era “pós-socialista”. Cadernos de Campo. n. 14/15, p. 231-239, 2006.

    • FRASER, N. Reconhecimento sem ética?.Lua Nova, v. 70, p. 101-138, 2007.

    • HONNETH, A. Luta por Reconhecimento: a gramática moral dos conflitos sociais. São Paulo: Editora 34, 2003.

    • SAFATLE, V.O circuito dos afetos. Corpos políticos, desamparo e o fim do indivíduo. Belo Horizonte: Autêntica, 2016.

    • Aberto: sábado, 2 abr. 2022, 13:00
      Fechado: sexta-feira, 8 abr. 2022, 23:59
    • CRUZ, Fábio Souza da. Os Direitos Humanos pela ótica da mídia tradicional brasileira: reflexões em tempos de globalização neoliberal. BOCC, s.d. Acesso em: 31 jan. 2022.

    • MOURA, Iara; MELO, Paulo Victor (coord.). Guia Mídia e Direitos Humanos. São Paulo: Intervozes, 2014, p. 6-15. Acesso em: 31 jan. 2022.

    • OLIVEIRA, Dennis de. Paulo Freire e uma prática jornalística emancipatória - decolonial. Olhares: Revista do Departamento de Educação da Unifesp, [S. l.], v. 8, n. 2, p. 122–132, 2020. DOI: 10.34024/olhares.2020.v8.10783. Acesso em: 1 fev. 2022.

    • BRANT, João; CHITA, Taís. Direito à Comunicação. Brasília: Flacso, 2015. 

    • BORGES, Thiago de Souza; SILVA, Aline Rodrigues da; COSTA, Laís Diogo; CERQUEIRA, Camila Lima. Jornalistas de Quebrada: a Periferia em Movimento enquanto espaço de construção de sujeitos comunicacionais. Alterjor, São Paulo, v. 2, n. 23, jan.-jul. 2021. Acesso em: 01 fev. 2022.

    • CRUZ, Polyana Sá Costa da; SANTOS, Lucas Tadeu dos Reis dos; SANTANA, Cássio Santos. Mídia e direitos humanos: análise sobre a cobertura da violência em sites jornalísticos da Região Nordeste, 21., Congresso de Ciências da Comunicação na Região Nordeste, 2019. In: XXI Congresso de Ciências da Comunicação da Região Nordeste. São Luís: Intercom, 2019. Acesso em: 31 jan. 2022.

    • PINTO, Maria Crístina; JIMÉNEZ GARCÍA, Leonardo. Estado de la cuestión em comunicación para el cambio. In: GARCÉS MONTOYA, Ángela; JIMÉNEZ GARCÍA, Leonardo (coords.). Comunicación para la movilización y el cambio social. Universidad de Medellín; Sello Editorial Universidad de Medellín; Centro Internacional de Estudios Superiores de Comunicación para América Latina. Ediciones CIESPAL, Corporación para la Comunicación Ciudad Comuna; Corporación Pasolini en Medellín; Corporación Con-vivamos, 2016, p. 13-53. 

    • Apresentação (PDF): Comunicação e garantia de direitos às populações marginalizadas.

    • Aberto: sábado, 9 abr. 2022, 13:00

      Responda o questionário relacionado ao conteúdo da aula, textos e vídeos referentes à oficina 9.

    • STANDING, G. -- "O precariado" in O precariado: a nova classe perigosa. Belo Horizonte: Autêntica, 2013, p. 15-48.

    • CORREIA, Adriano; ROCHA, Antonio Glauton Varela; MÜLLER, Maria Cristina; AGUIAR, Odilio Alves.Dicionário Hannah Arendt. São Paulo: Edições 70, 2022.

    • Aberto: terça-feira, 19 abr. 2022, 22:00
      Fechado: segunda-feira, 25 abr. 2022, 23:59

      O estudo dirigido dessa aula foi postado com atraso, por isso o prazo será estendido.