Programação

  • Sejam bem-vindos(as) ao seu Ambiente de Treinamento!

    Este é um espaço para treinamento e desenvolvimento do Projeto Final da disciplina AAPAV. Aqui, vocês têm papel de Docente e poderão explorar todos os recursos disponíveis na plataforma Moodle da USP para o seu projeto Final.  

    Há vários Formatos de Curso disponíveis nesta plataforma. Vocês podem utilizar o formato que for mais apropriado para o tipo de curso que pretendem oferecer no seu Projeto Final. Este aqui é só um exemplo e não precisa ser o formato do seu projeto final.

  • Introdução ao Scratch


    O curso Introdução ao Scratch propõe fornecer um material gratuito, além de mostrar aos professores e alunos como podem usar a plataforma para utilização na sala de aula para criação de jogos e animações voltados a educação.

    O Scratch é um ambiente de programação que permite a criação de histórias, animações, jogos educativos e outras produções. Ele ajuda crianças e jovens a aprender a pensar de maneira criativa, refletir de forma sistemática e trabalhar colaborativamente.

    É um projeto do grupo Lifelong Kindergarten no Media Lab do MIT, e distribuído gratuitamente, podendo ser instalado no computador ou acessado pelo navegador. Para fazer download do Scratch entre no site https://scratch.mit.edu/download ou faça o seu uso on-line no website.

  • Explorando o Scratch

    A utilização do Scratch na construção de jogos digitais ajuda os alunos a desenvolver a sua fluência nas tecnologias digitais, ou seja, aprendem não apenas a interagir com o computador, mas também a criar com ele.  O aprendizado da programação traz benefícios a todos: permite aos alunos expressarem-se de forma mais completa e criativa, ajuda-os a desenvolver o pensamento com o raciocínio lógico e ajuda-os a compreender o funcionamento das novas tecnologias que encontrarão por todo o lado na sua vida diária.

  • Mãos à obra

    Nesta parte veremos a construção de um jogo que podem ser feitas com alunos e professores de diversas idades.

  • Projeto final

    Este é a parte dedicada ao Projeto Final.

    Importante: Apenas um integrante do grupo deverá realizar o envio do jogo.