Uso de comandos
Uso de comandos
O uso dos comandos no Scratch apresenta aos alunos ideias matemáticas e de computação. À medida que criam programas, eles compreendem conceitos matemáticos importantes como os de coordenada, variável e números aleatórios e também conceitos computacionais como a como as estruturas de iteração e condicionais.
No contexto do Scratch os alunos podem imediatamente construir soluções de forma prática e objetiva, como para controlar a velocidade de uma animação, ou para registar a pontuação num jogo que estejam a criando. Assim aprendem estes conceitos em contexto significativo e motivador como se estivessem brincando.
O ambiente de programação do Scratch, é uma plataforma que permite a montagem de um algoritmo de programação através de diagrama de blocos, onde, diferentemente das outras linguagens que se ensina lógica, onde tem que ser digitado comandos, o usuário do scratch tem como ver a sequência de ações tendo muito mais controle sobre o que poderá fazer.
Os blocos de comandos do Scratch estão dispostos em oito categorias: Aparência, Eventos, Controle, Movimento, Operadores, Sensores, Som, Variáveis, cada uma com sua cor específica na plataforma.Movimento
Determina o movimento o Sprite, fazendo ele se movimentar para área.
Aparência
Serve para principalmente substituição dos trajes, fazer aparecer ou desaparecer ou ainda fazer que que apareça diálogos.
Som
Tem como principal finalidade importar sons ou músicas.
Eventos
São condições de entrada como apertar um botão ou tecla para ativar o restante do código.
Controle
Possui comandos pré-definidos, responsáveis pela estrutura lógica de conexão entre outros comandos.
Sensores
Serve para perceber cores, distâncias e são normalmente combinados com outros comandos.
Operadores
Serve para fazer operações matemáticas entre outros.
Variáveis
Serve para criar variáveis para armazenar um determinado valor para ser usado posteriormente assim como também a questão de criação de listas.