Criar jogos é como criar uma peça de teatro e em um espetáculo temos os atores para interpretá-la. Para a apresentação os atores precisam que seja criado as fantasias para eles, onde um ator pode interpretar diferentes papéis: um personagem, um animal, uma árvore, uma mesa, etc. Como a apresentação da peça de teatro é feita em um palco, você pode usar pano de fundo para decorar o seu palco com o tema da apresentação.

Os projetos Scratch são baseados em objetos gráficos em uma construção parecida como visto em uma peça de teatro. Um jogo possui objetos exibidos em duas dimensões, que geralmente compõem elementos de fundo ou são sobrepostos em modelos tridimensionais. Estes objetos são conhecidos como Sprites no desenvolvimento de jogos.

Podemos mudar a aparência de um Sprite, dando-lhe um novo traje, ou fazê-lo parecer-se com uma pessoa, um objeto ou até mesmo um animal. Ainda, podemos usar qualquer imagem como traje, desenhar no "Editor de Pintura", importar uma imagem do disco rígido, ou arrastar uma imagem a partir de um site.


Palco é onde mostrará os personagens e o jogo criado. Os sprites podem se mover e interagir uns com os outros no palco. O palco tem 480 unidades de largura e 360 unidades de altura e está dividido entre as coordenadas X e Y. O centro do palco tem as coordenadas 0 em "X" e 0 em "Y".

No palco principal pode-se dar instruções a um sprite, indicando-lhe para se mover, reproduzir música ou reagir a outros sprites. Para isso basta criar sequências de comandos, arrastando-os e encaixando-os em blocos, tal como se fossem um quebra cabeça. Quando clicar duas vezes (duplo-clique), o Scratch executa os blocos a partir do topo do script para o final.


1 - Botões de iniciar e parar script.

2 - Palco onde os objetos são selecionados e onde é possível ver o resultado da programação criada.

3 - Botões para editar o objeto selecionado no palco.

4 - Área dos objetos usados na animação. Objeto em edição fica selenionado.

5 - Área de edição e conexão.

6 - Blocos de comandos.

7 - Categoria de comandos.

8 - Abas com opções para área de script, para traje e sons.

Última atualização: terça-feira, 30 nov. 2021, 01:53