À medida que os alunos vão trabalhando em blocos no Scratch, também aprendem sobre o processo de concepção, também chamado de Processo de Design. Esse processo se inicia por ter uma ideia, dessa ideia cria-se um protótipo, experimenta-o, corrige os erros quando as coisas não estão legal, recebe a reação de terceiros (feedback) e depois revê fazendo a revisão do projeto.

Processo de Design é uma espiral contínua: ter uma ideia e conceber até criar um projeto, o que leva a novas ideias, que por sua vez conduzem a novos projetos, e assim sucessivamente.


Para auxiliar a evolução do projeto o Scratch também possui controles para o início da execução dos scripts. Um exemplo é a bandeira verde, que pode ser usada para iniciar o funcionamento de um script. Para isso é necessário que seja colocado no script o bloco de controle “chamado quando bandeira verde clicado.

Podemos utilizar vários controles iniciais de script, ou seja, um conjunto de blocos comandos, que permite determinar funcionalidades diferentes a um objeto. É assim que se faz para determinar movimentos diferentes de um objeto de acordo com o clique nas setas de direção do teclado.

Para iniciar um script, além de usar a bandeira verde é possível determinar que uma tecla do teclado dispare uma ação. Desta forma, quando a tecla for pressionada, algo é executado nos blocos de comando do ambiente do seu jogo. 

Última atualização: terça-feira, 30 nov. 2021, 15:19