Título do curso: Álcool e Nutrição

Área de Conhecimento:  Medicina

Formato: Online

Público-alvo: Profissionais de saúde em geral

Objetivo:

O objetivo desse curso é sensibilizar profissionais de saúde e o público em geral sobre os danos do uso nocivo de álcool e sua relação com aspectos nutricionais, assim como ressaltar o papel dos profissionais de saúde em sua prevenção, fornecendo conhecimentos que possibilitem a inclusão da abordagem do álcool em sua prática profissional. O curso visa, assim, tornar os participantes aptos a compreender questões relativas ao álcool e a nutrição, assim como estimular a adoção de um estilo de vida saudável, contribuindo para prevenção dos danos do uso problemático e da alimentação inadequada.

Justificativa:

O álcool é uma substância presente em nossa cultura há mais de 10.000 anos e permanece sendo um importante componente da nossa dieta. Devido às suas características metabólicas, o álcool, em função da quantidade absoluta consumida, da frequência de consumo, de fatores genéticos, etc., tem um elevado potencial para afetar a maioria das vias metabólicas e das funções celulares e orgânicas, incluindo o metabolismo e a absorção de macro e micronutrientes. O consumo abusivo da substância, assim como a dieta inadequada, estão associados a diversos tipos de doenças e agravos, sendo que os profissionais de saúde desempenham um papel fundamental na prevenção desses danos. Evidências bem estabelecidas mostram que a incidência de câncer, doenças cardiovasculares, doenças respiratórias crônicas e diabetes partilham fatores de risco modificáveis relacionados ao estilo de vida, como o consumo de álcool, o índice de massa corporal (IMC), o tabagismo, a alimentação pouco saudável e a inatividade física, que são responsáveis por mais de dois terços dessas doenças. Essa confluência dos fatores de risco justifica a importância da prevenção e reforça o papel dos profissionais de saúde para abordarem essas questões em sua prática.


Curso Oficial PRCEU: Non

Propõem-se desenvolver um workshop intitulado “Ressuscitação Cardiopulmonar com Suporte Básico de Vida no adulto e uso do DEA no ambiente intra-hospitalar”, voltado a estudantes de graduação em enfermagem, e inserido no cumprimento do percurso metodológico de um estudo piloto, experimental, randomizado, sobre a efetividade do co-debriefing na simulação clínica do Suporte Básico de Vida no adulto.

                Anualmente, mais de 200 mil adultos sofrem parada cardiorrespiratória no Brasil em ambiente intra-hospitalar, e apesar dos esforços empreendidos, as taxas de sobrevida após este evento, ainda são baixas (ACOSTA et al., 2019; CARVALHO et al., 2020).                       

Diante da necessidade de aperfeiçoar este cenário e manter a segurança dos pacientes em ambiente intra-hospitalar, considera-se fundamental investir em estratégias educacionais que fomentem, de maneira atrativa e efetiva, o desenvolvimento de competências clínicas para a Ressuscitação Cardiopulmonar, em enfermagem, visto que, o profissional enfermeiro, geralmente, é o primeiro a identificar os sinais de deterioração clínica do paciente, que precedem a parada cardiorrespiratória, e se, tiverem a oportunidade de aprofundar-se quanto a temática, ainda durante a graduação e lapidarem conhecimentos, habilidades e atitudes neste âmbito, estarão mais preparados e seguros para este atendimento (MOHAMMED; JAMES, 2019).

                O workshop proposto aborda um processo de ensino e aprendizagem baseado nas etapas da simulação clínica, com enfoque no debriefing, caracterizado como um processo de discussão/reflexão sobre uma vivência clínica simulada, para desenvolver o pensamento crítico e potencializar o aprendizado (FAROOQ et al., 2017; FRASER et al., 2018; HA; LIM, 2018; INACSL, 2016; TYERMAN et al., 2019).

                Desta forma, vislumbra-se a realização deste workshop como um mecanismo facilitador para articular dois eixos pedagógicos inovadores e efetivos para o processo de ensino e aprendizado em enfermagem: (1) simulação clínica; (2) Tecnologias da Informação e Comunicação (TICs), com uma temática complexa e fundamental para o desenvolvimento de competência clínica em enfermagem: a ressuscitação cardiopulmonar de adultos por meio do Suporte Básico de Vida, com uso do Desfibrilador Externo Automático (DEA).

Referencias: 

ACOSTA, L. A. S.; PENTÓN, C. R. C.; PAZOS, C. P.; MOTA, C. A. A.; HERRERA, E. R.; ACOSTA, E. C. G. et al. Hospital Cardiorespiratory Arrest: A Challenge at Present. EC Cardiology. v. 6, n. 7, p. 722-724, 2019. Disponível em:https://www.ecronicon.com/eccy/pdf/ECCY-06-00360.pdf. Acesso em: 07 jan. 2019. ADAMS, N.E. Bloom’s taxonomy of cognitive learning objectives. J Med Lib Assoc. V.103, n.3, p.152-3, 2015. doi: 10.3163/1536-5050.103.3.010. AMERICAN HEART ASSOCIATION. Destaques da American Heart Association 2015: Atualização das diretrizes de RCP e ACE. 2015. Disponível em: https://eccguidelines.heart.org/wp-content/uploads/2015/10/2015-AHA-Guidelines- Highlights-Portuguese.pdf. Acesso em: 19 mar. 2020. CARVALHO, L. R.; FERREIRA, R. B. S.; RIOS, M. A.; FONSECA, E. O. S.; GUIMARÃES, C. F. Factores asociados con el conocimiento de los laicos sobre el soporte vital básico. Enferm. Actual. n. 38, 2020. Disponível em: https://revistas.ucr.ac.cr/index.php/enfermeria/article/view/39087/41131. Acesso em: 20 ago. 2020. FAROOQ, O.; THORLEY-DICKINSON, V. A.; DIECKMANN, P.; KASFIKI, E. V.; OMER, R. M. I. A.; PURVA, M. Comparison of oral and video debriefing and its effect on knowledge acquisition following simulation-based learning. BMJ Simul Technol Enhanc Learn. v. 3, p. 48-53, 2017. Disponível em:https://stel.bmj.com/content/3/2/48. DOI: 10.1136/bmjstel-2015-000070. 2017. Acesso em: 20 jun. 2020. FRASER, K. L.; MEGUERDICHIAN, M. J.; HAWS, J. T.; GRANT, V. J.; BAJAJ, K.; CHENG, A. Cognitive Load Theory for debriefing simulations: implications for faculty development. Advances in Simulation. v. 3, n. 1, 2018. Disponível em: https://advancesinsimulation.biomedcentral.com/articles/10.1186/s41077-018-0086- 1. DOI:10.1186/s41077-018-0086-1. Acesso em: 15 jan. 2020. HA, E.-H.; LIM, E. J. Peer-Led Written Debriefing Versus Instructor-Led Oral Debriefing: Using Multimode Simulation. Clin. Simul. Nurs. v. 18, p. 38–46, 2018. Disponível em: https://www.nursingsimulation.org/article/S1876-1399(17)30168- 8/fulltext. DOI: 10.1016/j.ecns.2018.02.002. Acesso em: 19 jan. 2020. INACSL Standards Committee. INACSL standards of best practice: SimulationSM simulation-enhanced interprofessional education (sim-IPE). Clin. Simul. Nurs. v. 12,n. S, p. S34-S38, 2016. Disponível em: https://www.nursingsimulation.org/article/S1876-1399%2816%2930132-3/fulltext. DOI: 10.1016/j.ecns.2016.09.011. Acesso em: 29 nov. 2018. MOHAMMED, E. K.; JAMES, S. Study to Assess Effectiveness of Educational Program on Knowledge, Attitude and Practice Regarding Basic Life Support among Nursing Student in Selected College Of Nursing, Jazan University. Nurs Health Sci. v.8, n.3, p. 21-28, 2019. Disponível em: https://pdfs.semanticscholar.org/83fd/5b3fa0bbf969f1426042dce851ab56393bd5.pdf. JEFFRIES, P. R.; RODGERS, B.; ADAMSON, K. NLN Jeffries Simulation Theory: Brief Narrative Description. Nurs. Educ. Perspect., v. 36, n. 5, p. 282-3, 2015. Disponível em: https://www.nursingcenter.com/journalarticle?Article_ID=3350601&Journal_ID=3332 683&Issue_ID=3350571. Acesso em: 15 abr. 2020. TYERMAN, J.; LUCTKAR-FLUDE, M.; GRAHAM, L.; COFFEY, S.; OLSEN-LYNCH, E.  A Systematic Review of Health Care Presimulation Preparation and Briefing Effectiveness. Clin Simul Nurs. v. 27, p. 12-25, 2019. Disponível em: https://www.nursingsimulation.org/article/S1876-1399(18)30202-0/abstract. DOI: 10.1016/j.ecns.2018.11.002. Acesso em: 13 jun. 2020


Curso Oficial PRCEU: Non