Programação

  • Orientações para melhor aproveitar o curso

    Para aproveitar este curso assista as aulas, consulte os dispositivos, veja os exemplos ilustrativos e estude o capítulo correspondente no importante livro do Professor Paulo Dalgalarrondo, "Psicopatologia e Semiologia dos Transtornos Mentais".
    Após estudar faça a avaliação obrigatória do módulo. Ela será importante para obter o certificado e apontar temas cujo estudo precisará ser  refeito.
    Em cada módulo você receberá  também  recomendações de textos de apoio e de aprofundamento.
    Em anexo a este tópico você receberá três roteiros que resumem o Exame Psíquico e servem de síntese para todo o curso.

  • Aula 1 - Introdução à Psicopatologia Geral - principais conceitos

    Neste módulo você aprenderá a:
    - Definir Psicopatologia, 
    - Conhecer seus métodos de trabalho,
    - Descrever o método Fenomenológico
    - Conceituar sinais, sintomas, síndrome, transtorno mental e doença mental.
    - Conhecer novas propostas de classificação dos transtornos mentais: RDOC e HITOP

    Leia os capítulos 1 (Introdução geral à semiologia psiquiátrica), 2 (Definição de psicopatologia e ordenação de seus fenômenos) e 3 (Os principais campos e tipos de psicopatologia) - do livro de Paulo Dalgalarrondo.

    Assista às vídeo-aulas assíncronas, dispostas em vídeos breves sobre cada temática.


  • Aula 2 - Fenomenologia - Professor Andrés Eduardo Aguirre Antúnez

    Neste módulo o Professor Andrés Eduardo Aguirre Antúnez nos fará uma importante introdução à Fenomenologia.

    Este é o principal método de trabalho da Psicopatologia, portanto é fundamental entender seus conceitos.

    Assista às vídeo-aulas assíncronas, dispostas sequencialmente.

    Para quem quiser aprofundar sugerimos as leituras dispostas na seção 'Textos de apoio'


  • Aula 3 - O exame psíquico - seu início e a observação de como o paciente se apresenta

    Os principais instrumentos da psicopatologia são o ouvir e o olhar.
    A Entrevista permite conhecer a pessoa e a história de seus problemas, sofrimentos e doenças.
    Ao olhar, observamos como esta pessoa se comporta e apresenta. É nosso primeiro contato com a pessoa.
    Ao redigir o Exame Psíquico o que vemos é colocado em primeiro lugar: a apresentação.

    Neste módulo você terá sugestões do que é importante observar, assim sendo você deverá aprender a descrever:
    - Vestimenta, Condições de asseio e higiene,
    - Atitude, Postura, Locomoção e Fisionomia

    Assista às vídeo-aulas assíncronas, dispostas sequencialmente.

    Não deixe de estudar, na seção 'Textos de apoio" o texto do Professor Antonio Carlos Pacheco e Silva.
    Leia também os capítulos 8 (A avaliação do paciente)  e 10 (Aspecto geral do paciente) do livro de Paulo Dalgalarrondo.


  • Aula 4 - Consciência, Atenção, Orientação e suas alterações

    Consciência é a atividade do psiquismo que nos permite tomar contato com o exterior e nosso mundo interior e as interrelações entre eles. Segundo o filósofo e fenomenólogo Karl Jaspers ela integra os diferentes fenômenos psíquicos e permite tomar consciência da realidade naquele instante. Ela motiva estudos em diversas disciplinas da ciência. Ela interessa à filosofia, à psicologia, à moral e à neurofisiologia. Diversos são os métodos que procuram explicá-la e compreendê-la.

    Neste módulo iremos estudar as alterações da consciência e você deverá aprender:

    - Definir consciência;
    - Caracterizar seus aspectos funcionais;
    - Conhecer seus sete estados normais: Vigilância excessiva, atenta, relaxada; sonolência, sono leve e profundo e sono REM;
    - Definir Atenção espontânea e voluntária e suas alterações;
    - Definir Orientação e suas alterações;
    - Conhecer os cinco níveis da consciência: Não-consciência, Consciência primária, superior, clara e obnubilada;
    - Definir campo da consciência;
    - Conhecer e caracterizar os Estados Alterados da Consciência: Meditação, Êxtase, Transe e Hipnose;
    - Conhecer e caracterizar os Estados Patológicos da Consiência: Alterações quantitativas e qualitativas (Obnubilação, Delirium, Estado Crepuscular, Dissociação).

    Assista às vídeo-aulas assíncronas, dispostas sequencialmente.

    Estude o capítulo 12 do livro Psicopatologia e Semiologia dos Transtornos Mentais de Paulo Dalgalarrondo.

    Por fim, responda ao questionário obrigatório "Avaliação - Aula 4".


  • AULA 5 - Consciência do eu e suas alterações

    Consciência e saber sobre si mesmo.

    Neste módulo você aprenderá a descrever:

    - As características da consciência do eu: ser separado do ambiente, ser uma unidade num dado ponto do tempo, a continuidade da identidade ao longo do tempo, a experiência de estar corporalmente presente, ser uma pessoa ativa, capaz de tomar decisões, de ter vontade e agir por si própria.
    - As principais alterações patológicas da Consciência do eu: Comprometimento dos limites em relação ao mundo, comprometimento da atividade do eu, perda da unidade e da continuidade, alterações da identidade e da imagem corporal, desrealização, despersonalização e heautoscopia.

    Assista às vídeo-aulas assíncronas, dispostas sequencialmente.

    Estude o capítulo 24 do livro Psicopatologia e Semiologia dos Transtornos Mentais de Paulo Dalgalarrondo - O eu e o self: psicopatologia.


  • AULA 6 - Memória e suas alterações

    A Memória envolve a capacidade de registrar, fixar, conservar e reproduzir a experiência anterior. É um sistema múltiplo, com formas distintas de processamento, imprescindível para o funcionamento cognitivo geral e das demais funções superiores.

    A memória pode ser classificada segundo o tempo e segundo o conteúdo.

    Segundo o tempo ela pode ser imediata ou de curtíssimo prazo, recente ou de curto prazo, remota ou de longo prazo.

    Segundo o conteúdo ela pode ser explícita ou declarativa, implícita ou de procedimento, de trabalho, episódica e semântica.

    As alterações de memória podem ser quantitativas (hipermnésias, amnésias ou hipomnésias) e qualitativas (ilusões e alucinações mnêmicas, fabulações, criptomnésias, ecmnésias e lembranças obsessivas).

    Neste curso você deverá aprender estes conceitos e os principais tipos de amnésias ( Anterógradas ou de fixação;  conservação (Global, lacunar, seletiva), evocação (afasias e pseudomnésia), e as dismnésias ou paramnésias (falsos reconhecimentos, confabulações e mentiras patológicas).

    No Coursera há um curso muito bom intitulado "Understanding  Memory: Explaining the psychology  of memory through movies"  pelo professor John Seamon da Universidade Wesleyana. Ensina os principais conceitos usando filmes comerciais.

    Assista às vídeo-aulas assíncronas, dispostas sequencialmente.

    Estude o capítulo 17 ( A memória e suas alterações) do livro Psicopatologia e semiologia dos transtornos mentais de Paulo Dalgalarrondo. Sugerimos os materiais de apoio, como o interessante texto sobre a Dra Brenda Miller e sua vida dedicada ao estudo da memória.

    Não deixe de ler os textos para aprofundar o tema, mostram o impacto dos estudos sobre memória para os dias de hoje.


  • AULA 7 - Inteligência e suas alterações

    Diversos são os conceitos e tipos de inteligência. Ela é a capacidade de se adaptar a situações novas, o conjunto dos instrumentos que permitem adaptação às circunstâncias e o cumprimento de tarefas que a existência nos propõe.

    Neste módulo você deverá aprender a:
    - Definir inteligência,
    - Caracterizar as atividades que ela nos permite.
    - Descrever seu impacto sobre as funções cognitivas quando ela está diminuída,
    - Como avaliar a inteligência,
    - Citar alguns testes psicométricos,
    - Descrever os déficits de inteligência e as características psicopatológicas associadas,
    - Descrever a deterioração intelectual, seus impactos e etiologias,
    - Descrever as inibições intelectuais precoces e tardias,
    - Conceituar amência.


    Assista às vídeo-aulas assíncronas, dispostas sequencialmente.


    Estude o capítulo 26 (Inteligência e cognição social) do livro Psicopatologia e semiologia dos transtornos mentais de Paulo Dalgalarrondo.


  • Aula 8 - Sensopercepção e suas alterações

    A sensopercepção condiz com a forma como pessoa apreende e reconhece o mundo interno e externo. As sensações são decorrentes de estímulos físico-químicos apreendidos pelos órgãos dos sentidos. A percepção é a consciência e compreensão deste estímulo sensorial já trabalhado pela memória, raciocínio e afetos.

    Neste módulo você deverá aprender a:
    -Definir sensopercepção,
    -Caracterizar percepção e representação,
    -Descrever as alterações da percepção que ocorrem na presença do objeto
       - Alterações da intensidade (hiperestesias, hipoestesias, anestesia)
       - Alterações da síntese (agnosias)
       - Ilusões
       - Alterações da percepção na ausência do objeto
       - Alucinações
       - Pseudoalucinações
       - Alucinose
    - Descrever os diversos tipos de alucinação
    - Conhecer os meios para obter informações sobre as alucinações (a semiologia das alucinações).

    Assista às vídeo-aulas assíncronas, dispostas sequencialmente.

    Estude o capítulo 16 (A sensopercepção e suas alterações)  do livro Psicopatologia e semiologia dos transtornos mentais de Paulo Dalgalarrondo.


  • Aula 9 - LINGUAGEM E SEUS DISTÚRBIOS

    Os principais instrumentos da psicopatologia são o ouvir e o olhar.
    O Exame Psíquico será, muitas vezes, a primeira escuta da pessoa e de sua história.
    Ao ouvi-la, precisaremos nos atentar à sua linguagem.

      Assim, neste módulo você deverá aprender sobre:
    - Linguagem não verbal, verbal e escrita,
    - Distúrbios da linguagem,
    - Linguagem figurada: A expressão artística da pessoa com transtorno mental.

    Assista às vídeo-aulas assíncronas, dispostas sequencialmente.

    Para quem quiser aprofundar sugerimos as leituras dispostas na seção 'Textos de apoio'


  • AULA 10 - Pensamento e suas alterações

    Pensamento é uma função psíquica de integração do mundo externo (via sensopercepção, atenção e consciência) processada pelas vivências do mundo  interno (memória, volição, afetos) e exteriorizada por meio da linguagem fazendo contato com o meio.

    Neste módulo você deverá aprender a:
    Definir pensamento e seus constituintes (conceitos, juízo e raciocínio),
    Descrever as alterações dos conceitos,
    Descrever as alterações dos juízos (principalmente ideias prevalentes e delírios)
    Alterações do raciocínio

    Descrever os elementos constitutivos do processo de pensar e suas alterações:
    - Curso do pensamento
    - Forma do pensamento
    - Conteúdo do pensamento

    Descrever as vivências de posse do pensamento:
    - Inserção
    - Sonorização
    - Eco
    - Difusão
    - Roubo

    Assista às vídeo-aulas assíncronas, dispostas sequencialmente.

    Estude os capítulos 20 (O pensamento e suas alterações) e 21 ( O juízo da realidade e suas alterações ´[o delírio]) do livro Psicopatologia e semiologia dos transtornos mentais.


  • AULA 11 - Conação: Vontade e Instintos e suas alterações

    Vontade, volição ou conação é a atividade psíquica que direciona para a ação. É o processo de escolha entre diversas motivações e impulsos.

    Após este módulo você deverá ser capaz de:
    - Conceituar vontade,
    - Descrever hiperbulia, abulia e hipobulia,
    - Descrever as vivências de influência,
    - Descrever o negativismo e a obediência automática,
    - Definir e descrever os atos compulsivos,
    - Definir instintos e suas alterações patológicas,
    - Apetite, sono, sexualidade, excreção, agressividade,
    - Definir suicídio e comportamentos relacionados,
    - Definir ato impulsivo e o desequilíbrio entre forças inibidoras e propulsoras do comportamento,
    - As expressões patológicas da impulsividade e suas consequências.

    Assista às vídeo-aulas assíncronas, dispostas sequencialmente.

    Estude os capítulos 19 (A vontade, a psicomotricidade, o agir e suas alterações), 36 (Síndromes relacionadas ao sono)  e 37 (sexualidade e psicopatologia) do livro Psicopatologia e semiologia dos transtornos mentais.


  • AULA 12 - Psicomotricidade e suas alterações

    Psicomotricidade é o estudo do comportamento motor da pessoa em interação com experiências afetivas e cognitivas.

    Este módulo aprofunda o que você já estudou na Aula sobre Apresentação.

    Neste módulo você deverá aprender a:

    Descrever as alterações da mímica, da fala e do comportamento motor,

    Definir agitação psicomotora e inquietação,

    Definir hipocinesia e acinesia,

    Definir tics, estereotipias, maneirismos, tremor, convulsão, discinesia, apraxia, 

    Descrever os sintomas da síndrome catatônica:

       - Ecolalia, ecomimia, ecopraxia, ecografia

       - Negativismo passivo e ativo,

       - Sitiofobia,

       - Obediência automática,

       - Catalepsia e flexibilidade cérea

    Agora, assista às vídeo-aulas assíncronas, dispostas sequencialmente.

    Estude o capítulo 19 (A vontade, a psicomotricidade, o agir e suas alterações) do livro Psicopatologia e semiologia dos transtornos mentais de Paulo Dalgalarrondo.


  • AULA 13 - Afetividade e suas alterações

    A Afetividade é a dimensão do psiquismo que dá cor, brilho, calor e sabor às vivências humanas. Ela é composta pelas emoções, sentimentos e estados de humor.

    Neste módulo você deverá aprender a:

    - Definir humor, sentimentos, emoções, paixões e afetos,
    - Descrever as características e propriedades da afetividade,
    - Experiência pessoal, influência, qualidade, elementos cognitivo,
    - Definir catatimia, sintonia, irradiação dos afetos.
    - Descrever as alteraçõe básicas do humor (distimia hipotímica e hipertímica),
    - Descrever o humor ansioso, depressivo, eufórico e disfórico,
    - Caracterizar a ansiedade patológica e seus tipos,
    - Definir angústia

    Descrever as alterações dos afetos:
    - Estabilidade
    - Modulação
    - Tônus
    - Ressonância
    - Coerência,

    - Definir apatia, empobrecimento dos afetos, anedonia, hipomodulação dos afetos, rigidez afetiva, ambivalência afetiva, paratimia, labilidade afetiva, incontinência afetiva, indiferença e frieza afetiva, embotamento afetivo, neotimia, alexitimia, aumento do tônus afetivo,

    - Fazer a semiologia das emoções, humor e afetos.


    Assista às vídeo-aulas assíncronas, dispostas sequencialmente.


  • Aula 14 - Psicopatologia na infância e adolescência - Professora Leila Salomão de la Plata Cury Tardivo

  • Últimas palavras

    Prezados alunos

    Agradecemos sua participação e esperamos tê-los estimulado a continuar estudando.

    Esta é a base inicial para o estudo da Psicopatologia Especial, a identificação das grandes síndromes e dos diferentes quadros nosológicos.

    Há muitos livros e cursos excelentes no Brasil. Para quem se interessar recomendamos os seguintes livros:

    Clínica Psiquiátrica (em três volumes) : Os fundamentos da psiquiatria, As grandes síndromes Psiquiátricas e A terapêutica psiquiátrica. Para uma introdução mais breve: A segunda edição do livro Clínica Psiquiátrica - Guia Prático. Ambos foram lançados pela editora Manole e editados pelo Departamento de Psiquiatria da Universidade de São Paulo.

    Em anexo disponibilizamos um livro introdutório "Psiquiatria essencial" editado por Leonardo Sampaio e Francisco Lotufo Neto.

    Bons estudos!