Introdução à Psicopatologia Geral (2023)
Programação
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Para aproveitar este curso assista as aulas, consulte os dispositivos, veja os exemplos ilustrativos e estude o capítulo correspondente no importante livro do Professor Paulo Dalgalarrondo, "Psicopatologia e Semiologia dos Transtornos Mentais".
Após estudar faça a avaliação obrigatória do módulo. Ela será importante para obter o certificado e apontar temas cujo estudo precisará ser refeito.
Em cada módulo você receberá também recomendações de textos de apoio e de aprofundamento.
Em anexo a este tópico você receberá três roteiros que resumem o Exame Psíquico e servem de síntese para todo o curso. -
Neste módulo você aprenderá a:
- Definir Psicopatologia,
- Conhecer seus métodos de trabalho,
- Descrever o método Fenomenológico
- Conceituar sinais, sintomas, síndrome, transtorno mental e doença mental.
- Conhecer novas propostas de classificação dos transtornos mentais: RDOC e HITOPLeia os capítulos 1 (Introdução geral à semiologia psiquiátrica), 2 (Definição de psicopatologia e ordenação de seus fenômenos) e 3 (Os principais campos e tipos de psicopatologia) - do livro de Paulo Dalgalarrondo.
Assista às vídeo-aulas assíncronas, dispostas em vídeos breves sobre cada temática.
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Neste módulo o Professor Andrés Eduardo Aguirre Antúnez nos fará uma importante introdução à Fenomenologia.
Este é o principal método de trabalho da Psicopatologia, portanto é fundamental entender seus conceitos.
Assista às vídeo-aulas assíncronas, dispostas sequencialmente.
Para quem quiser aprofundar sugerimos as leituras dispostas na seção 'Textos de apoio'
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Os principais instrumentos da psicopatologia são o ouvir e o olhar.
A Entrevista permite conhecer a pessoa e a história de seus problemas, sofrimentos e doenças.
Ao olhar, observamos como esta pessoa se comporta e apresenta. É nosso primeiro contato com a pessoa.
Ao redigir o Exame Psíquico o que vemos é colocado em primeiro lugar: a apresentação.
Neste módulo você terá sugestões do que é importante observar, assim sendo você deverá aprender a descrever:
- Vestimenta, Condições de asseio e higiene,
- Atitude, Postura, Locomoção e FisionomiaAssista às vídeo-aulas assíncronas, dispostas sequencialmente.
Não deixe de estudar, na seção 'Textos de apoio" o texto do Professor Antonio Carlos Pacheco e Silva.
Leia também os capítulos 8 (A avaliação do paciente) e 10 (Aspecto geral do paciente) do livro de Paulo Dalgalarrondo. -
Consciência é a atividade do psiquismo que nos permite tomar contato com o exterior e nosso mundo interior e as interrelações entre eles. Segundo o filósofo e fenomenólogo Karl Jaspers ela integra os diferentes fenômenos psíquicos e permite tomar consciência da realidade naquele instante. Ela motiva estudos em diversas disciplinas da ciência. Ela interessa à filosofia, à psicologia, à moral e à neurofisiologia. Diversos são os métodos que procuram explicá-la e compreendê-la.
Neste módulo iremos estudar as alterações da consciência e você deverá aprender:- Definir consciência;
- Caracterizar seus aspectos funcionais;
- Conhecer seus sete estados normais: Vigilância excessiva, atenta, relaxada; sonolência, sono leve e profundo e sono REM;
- Definir Atenção espontânea e voluntária e suas alterações;
- Definir Orientação e suas alterações;
- Conhecer os cinco níveis da consciência: Não-consciência, Consciência primária, superior, clara e obnubilada;
- Definir campo da consciência;
- Conhecer e caracterizar os Estados Alterados da Consciência: Meditação, Êxtase, Transe e Hipnose;
- Conhecer e caracterizar os Estados Patológicos da Consiência: Alterações quantitativas e qualitativas (Obnubilação, Delirium, Estado Crepuscular, Dissociação).Assista às vídeo-aulas assíncronas, dispostas sequencialmente.
Estude o capítulo 12 do livro Psicopatologia e Semiologia dos Transtornos Mentais de Paulo Dalgalarrondo.
Por fim, responda ao questionário obrigatório "Avaliação - Aula 4".
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Consciência e saber sobre si mesmo.
Neste módulo você aprenderá a descrever:
- As características da consciência do eu: ser separado do ambiente, ser uma unidade num dado ponto do tempo, a continuidade da identidade ao longo do tempo, a experiência de estar corporalmente presente, ser uma pessoa ativa, capaz de tomar decisões, de ter vontade e agir por si própria.
- As principais alterações patológicas da Consciência do eu: Comprometimento dos limites em relação ao mundo, comprometimento da atividade do eu, perda da unidade e da continuidade, alterações da identidade e da imagem corporal, desrealização, despersonalização e heautoscopia.Assista às vídeo-aulas assíncronas, dispostas sequencialmente.
Estude o capítulo 24 do livro Psicopatologia e Semiologia dos Transtornos Mentais de Paulo Dalgalarrondo - O eu e o self: psicopatologia.
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A Memória envolve a capacidade de registrar, fixar, conservar e reproduzir a experiência anterior. É um sistema múltiplo, com formas distintas de processamento, imprescindível para o funcionamento cognitivo geral e das demais funções superiores.
A memória pode ser classificada segundo o tempo e segundo o conteúdo.
Segundo o tempo ela pode ser imediata ou de curtíssimo prazo, recente ou de curto prazo, remota ou de longo prazo.
Segundo o conteúdo ela pode ser explícita ou declarativa, implícita ou de procedimento, de trabalho, episódica e semântica.
As alterações de memória podem ser quantitativas (hipermnésias, amnésias ou hipomnésias) e qualitativas (ilusões e alucinações mnêmicas, fabulações, criptomnésias, ecmnésias e lembranças obsessivas).
Neste curso você deverá aprender estes conceitos e os principais tipos de amnésias ( Anterógradas ou de fixação; conservação (Global, lacunar, seletiva), evocação (afasias e pseudomnésia), e as dismnésias ou paramnésias (falsos reconhecimentos, confabulações e mentiras patológicas).
No Coursera há um curso muito bom intitulado "Understanding Memory: Explaining the psychology of memory through movies" pelo professor John Seamon da Universidade Wesleyana. Ensina os principais conceitos usando filmes comerciais.
Assista às vídeo-aulas assíncronas, dispostas sequencialmente.
Estude o capítulo 17 ( A memória e suas alterações) do livro Psicopatologia e semiologia dos transtornos mentais de Paulo Dalgalarrondo. Sugerimos os materiais de apoio, como o interessante texto sobre a Dra Brenda Miller e sua vida dedicada ao estudo da memória.
Não deixe de ler os textos para aprofundar o tema, mostram o impacto dos estudos sobre memória para os dias de hoje.
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Diversos são os conceitos e tipos de inteligência. Ela é a capacidade de se adaptar a situações novas, o conjunto dos instrumentos que permitem adaptação às circunstâncias e o cumprimento de tarefas que a existência nos propõe.
Neste módulo você deverá aprender a:
- Definir inteligência,
- Caracterizar as atividades que ela nos permite.
- Descrever seu impacto sobre as funções cognitivas quando ela está diminuída,
- Como avaliar a inteligência,
- Citar alguns testes psicométricos,
- Descrever os déficits de inteligência e as características psicopatológicas associadas,
- Descrever a deterioração intelectual, seus impactos e etiologias,
- Descrever as inibições intelectuais precoces e tardias,
- Conceituar amência.Assista às vídeo-aulas assíncronas, dispostas sequencialmente.
Estude o capítulo 26 (Inteligência e cognição social) do livro Psicopatologia e semiologia dos transtornos mentais de Paulo Dalgalarrondo.
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A sensopercepção condiz com a forma como pessoa apreende e reconhece o mundo interno e externo. As sensações são decorrentes de estímulos físico-químicos apreendidos pelos órgãos dos sentidos. A percepção é a consciência e compreensão deste estímulo sensorial já trabalhado pela memória, raciocínio e afetos.
Neste módulo você deverá aprender a:
-Definir sensopercepção,
-Caracterizar percepção e representação,
-Descrever as alterações da percepção que ocorrem na presença do objeto
- Alterações da intensidade (hiperestesias, hipoestesias, anestesia)
- Alterações da síntese (agnosias)
- Ilusões
- Alterações da percepção na ausência do objeto
- Alucinações
- Pseudoalucinações
- Alucinose
- Descrever os diversos tipos de alucinação
- Conhecer os meios para obter informações sobre as alucinações (a semiologia das alucinações).Assista às vídeo-aulas assíncronas, dispostas sequencialmente.
Estude o capítulo 16 (A sensopercepção e suas alterações) do livro Psicopatologia e semiologia dos transtornos mentais de Paulo Dalgalarrondo.
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Os principais instrumentos da psicopatologia são o ouvir e o olhar.
O Exame Psíquico será, muitas vezes, a primeira escuta da pessoa e de sua história.
Ao ouvi-la, precisaremos nos atentar à sua linguagem.
Assim, neste módulo você deverá aprender sobre:
- Linguagem não verbal, verbal e escrita,
- Distúrbios da linguagem,
- Linguagem figurada: A expressão artística da pessoa com transtorno mental.Assista às vídeo-aulas assíncronas, dispostas sequencialmente.
Para quem quiser aprofundar sugerimos as leituras dispostas na seção 'Textos de apoio'
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Pensamento é uma função psíquica de integração do mundo externo (via sensopercepção, atenção e consciência) processada pelas vivências do mundo interno (memória, volição, afetos) e exteriorizada por meio da linguagem fazendo contato com o meio.
Neste módulo você deverá aprender a:
Definir pensamento e seus constituintes (conceitos, juízo e raciocínio),
Descrever as alterações dos conceitos,
Descrever as alterações dos juízos (principalmente ideias prevalentes e delírios)
Alterações do raciocínioDescrever os elementos constitutivos do processo de pensar e suas alterações:
- Curso do pensamento
- Forma do pensamento
- Conteúdo do pensamento
Descrever as vivências de posse do pensamento:
- Inserção
- Sonorização
- Eco
- Difusão
- RouboAssista às vídeo-aulas assíncronas, dispostas sequencialmente.
Estude os capítulos 20 (O pensamento e suas alterações) e 21 ( O juízo da realidade e suas alterações ´[o delírio]) do livro Psicopatologia e semiologia dos transtornos mentais.
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Vontade, volição ou conação é a atividade psíquica que direciona para a ação. É o processo de escolha entre diversas motivações e impulsos.
Após este módulo você deverá ser capaz de:
- Conceituar vontade,
- Descrever hiperbulia, abulia e hipobulia,
- Descrever as vivências de influência,
- Descrever o negativismo e a obediência automática,
- Definir e descrever os atos compulsivos,
- Definir instintos e suas alterações patológicas,
- Apetite, sono, sexualidade, excreção, agressividade,
- Definir suicídio e comportamentos relacionados,
- Definir ato impulsivo e o desequilíbrio entre forças inibidoras e propulsoras do comportamento,
- As expressões patológicas da impulsividade e suas consequências.Assista às vídeo-aulas assíncronas, dispostas sequencialmente.
Estude os capítulos 19 (A vontade, a psicomotricidade, o agir e suas alterações), 36 (Síndromes relacionadas ao sono) e 37 (sexualidade e psicopatologia) do livro Psicopatologia e semiologia dos transtornos mentais.
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Psicomotricidade é o estudo do comportamento motor da pessoa em interação com experiências afetivas e cognitivas.
Este módulo aprofunda o que você já estudou na Aula sobre Apresentação.
Neste módulo você deverá aprender a:
Descrever as alterações da mímica, da fala e do comportamento motor,
Definir agitação psicomotora e inquietação,
Definir hipocinesia e acinesia,
Definir tics, estereotipias, maneirismos, tremor, convulsão, discinesia, apraxia,
Descrever os sintomas da síndrome catatônica:
- Ecolalia, ecomimia, ecopraxia, ecografia
- Negativismo passivo e ativo,
- Sitiofobia,
- Obediência automática,
- Catalepsia e flexibilidade cérea
Agora, assista às vídeo-aulas assíncronas, dispostas sequencialmente.
Estude o capítulo 19 (A vontade, a psicomotricidade, o agir e suas alterações) do livro Psicopatologia e semiologia dos transtornos mentais de Paulo Dalgalarrondo. -
A Afetividade é a dimensão do psiquismo que dá cor, brilho, calor e sabor às vivências humanas. Ela é composta pelas emoções, sentimentos e estados de humor.
Neste módulo você deverá aprender a:
- Definir humor, sentimentos, emoções, paixões e afetos,
- Descrever as características e propriedades da afetividade,
- Experiência pessoal, influência, qualidade, elementos cognitivo,
- Definir catatimia, sintonia, irradiação dos afetos.
- Descrever as alteraçõe básicas do humor (distimia hipotímica e hipertímica),
- Descrever o humor ansioso, depressivo, eufórico e disfórico,
- Caracterizar a ansiedade patológica e seus tipos,
- Definir angústiaDescrever as alterações dos afetos:
- Estabilidade
- Modulação
- Tônus
- Ressonância
- Coerência,- Definir apatia, empobrecimento dos afetos, anedonia, hipomodulação dos afetos, rigidez afetiva, ambivalência afetiva, paratimia, labilidade afetiva, incontinência afetiva, indiferença e frieza afetiva, embotamento afetivo, neotimia, alexitimia, aumento do tônus afetivo,
- Fazer a semiologia das emoções, humor e afetos.
Assista às vídeo-aulas assíncronas, dispostas sequencialmente.
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Prezados alunos
Agradecemos sua participação e esperamos tê-los estimulado a continuar estudando.
Esta é a base inicial para o estudo da Psicopatologia Especial, a identificação das grandes síndromes e dos diferentes quadros nosológicos.
Há muitos livros e cursos excelentes no Brasil. Para quem se interessar recomendamos os seguintes livros:
Clínica Psiquiátrica (em três volumes) : Os fundamentos da psiquiatria, As grandes síndromes Psiquiátricas e A terapêutica psiquiátrica. Para uma introdução mais breve: A segunda edição do livro Clínica Psiquiátrica - Guia Prático. Ambos foram lançados pela editora Manole e editados pelo Departamento de Psiquiatria da Universidade de São Paulo.
Em anexo disponibilizamos um livro introdutório "Psiquiatria essencial" editado por Leonardo Sampaio e Francisco Lotufo Neto.
Bons estudos!