Propõem-se desenvolver um workshop intitulado “Ressuscitação Cardiopulmonar com Suporte Básico de Vida no adulto e uso do DEA no ambiente intra-hospitalar”, voltado a estudantes de graduação em enfermagem, e inserido no cumprimento do percurso metodológico de um estudo piloto, experimental, randomizado, sobre a efetividade do co-debriefing na simulação clínica do Suporte Básico de Vida no adulto.

                Anualmente, mais de 200 mil adultos sofrem parada cardiorrespiratória no Brasil em ambiente intra-hospitalar, e apesar dos esforços empreendidos, as taxas de sobrevida após este evento, ainda são baixas (ACOSTA et al., 2019; CARVALHO et al., 2020).                       

Diante da necessidade de aperfeiçoar este cenário e manter a segurança dos pacientes em ambiente intra-hospitalar, considera-se fundamental investir em estratégias educacionais que fomentem, de maneira atrativa e efetiva, o desenvolvimento de competências clínicas para a Ressuscitação Cardiopulmonar, em enfermagem, visto que, o profissional enfermeiro, geralmente, é o primeiro a identificar os sinais de deterioração clínica do paciente, que precedem a parada cardiorrespiratória, e se, tiverem a oportunidade de aprofundar-se quanto a temática, ainda durante a graduação e lapidarem conhecimentos, habilidades e atitudes neste âmbito, estarão mais preparados e seguros para este atendimento (MOHAMMED; JAMES, 2019).

                O workshop proposto aborda um processo de ensino e aprendizagem baseado nas etapas da simulação clínica, com enfoque no debriefing, caracterizado como um processo de discussão/reflexão sobre uma vivência clínica simulada, para desenvolver o pensamento crítico e potencializar o aprendizado (FAROOQ et al., 2017; FRASER et al., 2018; HA; LIM, 2018; INACSL, 2016; TYERMAN et al., 2019).

                Desta forma, vislumbra-se a realização deste workshop como um mecanismo facilitador para articular dois eixos pedagógicos inovadores e efetivos para o processo de ensino e aprendizado em enfermagem: (1) simulação clínica; (2) Tecnologias da Informação e Comunicação (TICs), com uma temática complexa e fundamental para o desenvolvimento de competência clínica em enfermagem: a ressuscitação cardiopulmonar de adultos por meio do Suporte Básico de Vida, com uso do Desfibrilador Externo Automático (DEA).

Referencias: 

ACOSTA, L. A. S.; PENTÓN, C. R. C.; PAZOS, C. P.; MOTA, C. A. A.; HERRERA, E. R.; ACOSTA, E. C. G. et al. Hospital Cardiorespiratory Arrest: A Challenge at Present. EC Cardiology. v. 6, n. 7, p. 722-724, 2019. Disponível em:https://www.ecronicon.com/eccy/pdf/ECCY-06-00360.pdf. Acesso em: 07 jan. 2019. ADAMS, N.E. Bloom’s taxonomy of cognitive learning objectives. J Med Lib Assoc. V.103, n.3, p.152-3, 2015. doi: 10.3163/1536-5050.103.3.010. AMERICAN HEART ASSOCIATION. Destaques da American Heart Association 2015: Atualização das diretrizes de RCP e ACE. 2015. Disponível em: https://eccguidelines.heart.org/wp-content/uploads/2015/10/2015-AHA-Guidelines- Highlights-Portuguese.pdf. Acesso em: 19 mar. 2020. CARVALHO, L. R.; FERREIRA, R. B. S.; RIOS, M. A.; FONSECA, E. O. S.; GUIMARÃES, C. F. Factores asociados con el conocimiento de los laicos sobre el soporte vital básico. Enferm. Actual. n. 38, 2020. Disponível em: https://revistas.ucr.ac.cr/index.php/enfermeria/article/view/39087/41131. Acesso em: 20 ago. 2020. FAROOQ, O.; THORLEY-DICKINSON, V. A.; DIECKMANN, P.; KASFIKI, E. V.; OMER, R. M. I. A.; PURVA, M. Comparison of oral and video debriefing and its effect on knowledge acquisition following simulation-based learning. BMJ Simul Technol Enhanc Learn. v. 3, p. 48-53, 2017. Disponível em:https://stel.bmj.com/content/3/2/48. DOI: 10.1136/bmjstel-2015-000070. 2017. Acesso em: 20 jun. 2020. FRASER, K. L.; MEGUERDICHIAN, M. J.; HAWS, J. T.; GRANT, V. J.; BAJAJ, K.; CHENG, A. Cognitive Load Theory for debriefing simulations: implications for faculty development. Advances in Simulation. v. 3, n. 1, 2018. Disponível em: https://advancesinsimulation.biomedcentral.com/articles/10.1186/s41077-018-0086- 1. DOI:10.1186/s41077-018-0086-1. Acesso em: 15 jan. 2020. HA, E.-H.; LIM, E. J. Peer-Led Written Debriefing Versus Instructor-Led Oral Debriefing: Using Multimode Simulation. Clin. Simul. Nurs. v. 18, p. 38–46, 2018. Disponível em: https://www.nursingsimulation.org/article/S1876-1399(17)30168- 8/fulltext. DOI: 10.1016/j.ecns.2018.02.002. Acesso em: 19 jan. 2020. INACSL Standards Committee. INACSL standards of best practice: SimulationSM simulation-enhanced interprofessional education (sim-IPE). Clin. Simul. Nurs. v. 12,n. S, p. S34-S38, 2016. Disponível em: https://www.nursingsimulation.org/article/S1876-1399%2816%2930132-3/fulltext. DOI: 10.1016/j.ecns.2016.09.011. Acesso em: 29 nov. 2018. MOHAMMED, E. K.; JAMES, S. Study to Assess Effectiveness of Educational Program on Knowledge, Attitude and Practice Regarding Basic Life Support among Nursing Student in Selected College Of Nursing, Jazan University. Nurs Health Sci. v.8, n.3, p. 21-28, 2019. Disponível em: https://pdfs.semanticscholar.org/83fd/5b3fa0bbf969f1426042dce851ab56393bd5.pdf. JEFFRIES, P. R.; RODGERS, B.; ADAMSON, K. NLN Jeffries Simulation Theory: Brief Narrative Description. Nurs. Educ. Perspect., v. 36, n. 5, p. 282-3, 2015. Disponível em: https://www.nursingcenter.com/journalarticle?Article_ID=3350601&Journal_ID=3332 683&Issue_ID=3350571. Acesso em: 15 abr. 2020. TYERMAN, J.; LUCTKAR-FLUDE, M.; GRAHAM, L.; COFFEY, S.; OLSEN-LYNCH, E.  A Systematic Review of Health Care Presimulation Preparation and Briefing Effectiveness. Clin Simul Nurs. v. 27, p. 12-25, 2019. Disponível em: https://www.nursingsimulation.org/article/S1876-1399(18)30202-0/abstract. DOI: 10.1016/j.ecns.2018.11.002. Acesso em: 13 jun. 2020


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