TÍTULO: 

Práticas de leitura e circularidade nas Bibliotecas Monteiro Lobato e Hans Christian Andersen

Resumo:

Este artigo analisa perfis leitores nas Bibliotecas Monteiro Lobato e Hans Christian Andersen, explorando o acervo e identificando as obras mais acessadas de literatura infantil, com o objetivo de estudar as iniciativas de popularização de leitura presentes nas duas instituições. Para tanto, utilizamos os estudos de literatura desenvolvidos por Michele Petit, Paulo Freire, Antonio Candido e Peter Hunt, bem como as propostas de trabalho de Paulo Sérgio Ramos da Costa e Asa Fujino. Além disso, realizamos entrevistas com bibliotecários, e realizamos análises de dados de empréstimos de usuários e estudos do atual acervo de ambas as bibliotecas. Argumentamos que, com base na análise de perfis reais de leitores e leitoras, a eficácia de políticas de incentivo específicas para cada biblioteca pode ser mais bem mensurada e desenvolvida.

Palavras-chave: Projetos culturais. Biblioteca Pública. Políticas Públicas. Literatura Infantojuvenil.



Autora: Clara Alvarez Loscher

Orientadora: Profa. Dra Neide Tomiko Takahashi

Avaliador 01 - Profa. Dra. Juliana Michelli da Silva Oliveira

Atualmente realiza período de pesquisa no Centre de recherche sur les théories et les pratiques de l'imaginaire (Figura), Departamento de Estudos Literários da Université du Québec à Montréal (Canadá). Doutora em Educação (2019) pela Universidade de São Paulo (USP), com estágio de pesquisa PDSE (2017-2018) no Centre de Recherche Imaginaire et Socio-Anthropologie da Université Grenoble Alpes, França. Graduada em Ciências Biológicas e Letras (habilitações Francês/Português) pela USP, com período de estudos na Université Sorbonne-Paris IV. É docente do curso de pós-graduação lato sensu Mídia, Informação e Cultura no Centro de Estudos Latino-Americanos sobre Cultura e Comunicação da Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo (USP). Possui experiência na área de Educação e Cultura, com ênfase em Antropologia do Imaginário.


Avaliador 02  - Prof. Dr. João Nemi Neto

João Nemi Neto é doutor em Literaturas e Línguas Hispânicas e Luso-Brasileiras pelo Graduate Center/ CUNY em Nova York. Atualmente é professor de Português (Senior Lecturer in Portuguese) do Departamento de Latin American and Iberian Cultures da Columbia University também em Nova York onde ensina cursos de língua portuguesa, cultura queer e identidades de gênero. Sua pesquisa envolve questões de efeminofobia e representação LGBTQAI na televisão, pedagogia queer e a população LGBTQAI na educação, linguagem e identidades de gêneros no ensino de língua estrangeiro. Ele já publicou artigos em revistas nacionais e internacionais que lidam com questões de identidade de gênero, orientação sexual e HIV/ AIDS.


Data/horário:  22/06/2023 - 15h00

zoom 

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TÍTULO: 

Democratização de acesso cultural da comunidade surda: Análise do Projeto Educacional do Curriculo da Cidade de São Paulo e a Valorização das Língua de Sinais

Resumo:

Este artigo trata de um estudo de caso sobre a valorização da cultura surda e da língua de sinais brasileira, buscando entender a real participação, em um projeto educativo, do surdo como protagonista e criador de cultura. No Brasil, há quase 10 milhões de surdos com uma identidade de cultura e/ou aquisição de língua específica. O acesso a esse tipo de material desenvolvido amplia e qualifica o acesso a uma educação bilíngue na cidade de São Paulo. Para a realização desta pesquisa, foram utilizadas referências bibliográficas da área de cultura e de pedagogia, e entrevistas semiestruturadas para análise do material.

Palavras-chaveCultura. Surdo. Educação Bilíngue. Libras. Língua de sinais.



Autora: Fernanda Carvalho Sabino

Orientadora: Profa. Dra Neide Tomiko Takahashi


Avaliador 01 - Profa. Dra. Juliana Michelli da Silva Oliveira

Atualmente realiza período de pesquisa no Centre de recherche sur les théories et les pratiques de l'imaginaire (Figura), Departamento de Estudos Literários da Université du Québec à Montréal (Canadá). Doutora em Educação (2019) pela Universidade de São Paulo (USP), com estágio de pesquisa PDSE (2017-2018) no Centre de Recherche Imaginaire et Socio-Anthropologie da Université Grenoble Alpes, França. Graduada em Ciências Biológicas e Letras (habilitações Francês/Português) pela USP, com período de estudos na Université Sorbonne-Paris IV. É docente do curso de pós-graduação lato sensu Mídia, Informação e Cultura no Centro de Estudos Latino-Americanos sobre Cultura e Comunicação da Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo (USP). Possui experiência na área de Educação e Cultura, com ênfase em Antropologia do Imaginário.


Avaliador 02  - Prof. Dr. João Nemi Neto

João Nemi Neto é doutor em Literaturas e Línguas Hispânicas e Luso-Brasileiras pelo Graduate Center/ CUNY em Nova York. Atualmente é professor de Português (Senior Lecturer in Portuguese) do Departamento de Latin American and Iberian Cultures da Columbia University também em Nova York onde ensina cursos de língua portuguesa, cultura queer e identidades de gênero. Sua pesquisa envolve questões de efeminofobia e representação LGBTQAI na televisão, pedagogia queer e a população LGBTQAI na educação, linguagem e identidades de gêneros no ensino de língua estrangeiro. Ele já publicou artigos em revistas nacionais e internacionais que lidam com questões de identidade de gênero, orientação sexual e HIV/ AIDS.


Data/horário:  22/06/2023 - 15h30

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Última atualização: quinta-feira, 15 jun. 2023, 17:22