TÍTULO: 

O impacto da música nas escolas depois da reforma estrutural da lei 11.769/ 2008

Resumo:

O objetivo deste trabalho é entender como a música é comtemplada através da obrigatoriedade da lei 11.769/2008 dentro das escolas municipais através de projetos integrais vigentes pela lei 17.110/2019. Será feita a coleta de dados sobre a Secretaria Municipal de Educação- SME e a Diretoria Regional de Educação- DRE. A apresentação de resultados foi conduzida através de entrevista, documentos e dados fornecidos pelo site da Prefeitura de São Paulo, educadores e educadores musicais como Fonterrada (2008), Penna (2004) e Muniz (2017). O projeto vigente de pesquisa será o edital de credenciamento SME Nº 02/2020- Instrutores de Instrumentos de Metais e Percussão.


Palavras-chave: Lei 11.769/2008 1. Projetos Integrais 2. Música nas Escolas 3. Ensino Musical 4.Lei 17.110/2019 5.



Autora: Letícia Dias de Assis

Orientadora: Profa. Dra. Karina Poli

Avaliadora 01 - Profa. Dra. Joseane Alves Ferreira

Doutoranda e Mestre em Artes no Programa de Pós-Graduação em Estética e História da Arte, na Universidade de São Paulo [PGEHA-USP], sob a orientação da Profª Drª Jane Aparecida Marques.Graduação e Licenciatura em Artes pelo Centro Universitário Belas Artes de São Paulo (1980) com habilitação em Artes Plásticas. Graduação em Pedagogia pela Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras Professor Carlos Pasquale em 1992, com habilitação em Supervisão e Administração Escolar. É membro do Grupo de pesquisa: Criatividade e Inovação nos Mercados de Arte e Cultura, sob a coordenação da Profª Drª Jane Aparecida Marques. Membro Titular da Comissão de Pesquisa (CPq) - Museu de Arte Contemporânea - USP - gestão 2017 e 2018. Membro do Conselho Deliberativo do Museu de Arte Contemporânea - USP – gestão 2019. Membro do Centro Mario Schenberg de Documentação da Pesquisa em Artes – ECA/USP, sob a coordenação da Profª Drª Elza Maria Ajzenberg. Membro do Centro Multidisciplinar de Pesquisas Colaborativas e Linguagens Digitais [COLABOR - CRP - ECA - USP], sob a coordenação do Prof. Dr. Artur Matuck.

Avaliador 02  - Prof. Dr. Wladimir Wagner Rodrigues

Wladimir Wagner Rodrigues - artista visual, designer gráfico e professor. Doutorando em Artes pelo Programa de Pós-Graduação Interunidades de Estética e História da Arte da Universidade de São Paulo (PGEHA-USP) e Mestre em Artes Visuais pelo Instituto das Artes da UNESP. Bacharel em Educação Artística(Artes Plásticas) e pós-graduado no curso lato sensu em História da Arte pela Universidade São Judas Tadeu. Supervisor da Gestão de Acervo e Publicações da Escola de Magistrados do TRF da 3ª Região. Desenvolve projetos de comunicação visual voltados para divulgação de cursos e eventos da EMAG/TRF3. Possui conhecimento das ferramentas do pacote Adobe e desenvolve peças para divulgação eletrônica e redes sociais.


Data/horário:  26/06/2023 - 19h00


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TÍTULO: 

Impacto da pandemia de covid-19 à saúde mental dos artistas de teatro de São Paulo

Resumo:

Este trabalho investiga os impactos da pandemia de covid-19 à saúde mental de artistas de teatro de São Paulo. Trata-se de um estudo qualitativo realizado a partir de entrevistas semidirigidas a 8 artistas de teatro integrantes de coletivos da cidade de São Paulo a partir do método conhecido como snowball sampling dividido em duas fases para alcance da amostra. Para subsidiar a análise dos resultados, o estudo apresenta brevemente o contexto sociopolítico do setor cultural no Brasil durante a pandemia de covid-19. Os dados coletados foram analisados à luz da teoria dos domínios do eu - físico, cognitivo e psicossocial - na perspectiva dos estudos do desenvolvimento humano aplicados à psicologia a partir da obra de Papalia, Olds e Feldman.


Palavras-chavePandemia. Covid-19. Artistas de teatro. Saúde Mental. Biopsicossocial.



Autor: Luan Henrique de Carvalho

Orientadora: Profa. Dra. Karina Poli


Avaliadora 01 - Profa. Dra. Joseane Alves Ferreira

Doutoranda e Mestre em Artes no Programa de Pós-Graduação em Estética e História da Arte, na Universidade de São Paulo [PGEHA-USP], sob a orientação da Profª Drª Jane Aparecida Marques.Graduação e Licenciatura em Artes pelo Centro Universitário Belas Artes de São Paulo (1980) com habilitação em Artes Plásticas. Graduação em Pedagogia pela Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras Professor Carlos Pasquale em 1992, com habilitação em Supervisão e Administração Escolar. É membro do Grupo de pesquisa: Criatividade e Inovação nos Mercados de Arte e Cultura, sob a coordenação da Profª Drª Jane Aparecida Marques. Membro Titular da Comissão de Pesquisa (CPq) - Museu de Arte Contemporânea - USP - gestão 2017 e 2018. Membro do Conselho Deliberativo do Museu de Arte Contemporânea - USP – gestão 2019. Membro do Centro Mario Schenberg de Documentação da Pesquisa em Artes – ECA/USP, sob a coordenação da Profª Drª Elza Maria Ajzenberg. Membro do Centro Multidisciplinar de Pesquisas Colaborativas e Linguagens Digitais [COLABOR - CRP - ECA - USP], sob a coordenação do Prof. Dr. Artur Matuck.

Avaliador 02  - Prof. Dr. Wladimir Wagner Rodrigues

Wladimir Wagner Rodrigues - artista visual, designer gráfico e professor. Doutorando em Artes pelo Programa de Pós-Graduação Interunidades de Estética e História da Arte da Universidade de São Paulo (PGEHA-USP) e Mestre em Artes Visuais pelo Instituto das Artes da UNESP. Bacharel em Educação Artística(Artes Plásticas) e pós-graduado no curso lato sensu em História da Arte pela Universidade São Judas Tadeu. Supervisor da Gestão de Acervo e Publicações da Escola de Magistrados do TRF da 3ª Região. Desenvolve projetos de comunicação visual voltados para divulgação de cursos e eventos da EMAG/TRF3. Possui conhecimento das ferramentas do pacote Adobe e desenvolve peças para divulgação eletrônica e redes sociais.


Data/horário:  26/06/2023 - 19h30


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TÍTULO: 

A West-Eastern Divan Orchestra e o Orientalismo no seu Discurso Fundacional



Resumo:

Esta pesquisa tem como finalidade explorar a criação e o funcionamento da West-Eastern Divan Orchestra, iniciativa de Daniel Barenboim e Edward Said, como ferramenta de educação musical de cunho intercultural voltado a israelenses e árabes. O estudo se volta a uma análise crítica do discurso dos fundadores do projeto cultural internacional da orquestra e problematiza sua missão sociocultural a partir do conceito de orientalismo. Para tanto, o estudo parte da análise de entrevistas e diálogos entre o maestro e o intelectual, compilados na obra “Paralelos e Paradoxos: explorações sobre música e sociedade” (2004) e presentes no documentário “Knowledge is the Beginning” (2005). Por meio da análise crítica do discurso fundacional realizada com o ferramental teórico do próprio Edward Said, estudioso das questões identitárias pós colonialistas e autor de “Orientalismo” (2007), e de Michel Foucault, é possível perceber como as redes de poder e conhecimento operam mesmo em iniciativas que se propõem como resistência às lógicas ocidentais dominantes.


Palavras-chave: West-Eastern Divan Orchestra. Edward Said. Daniel Barenboim. Orientalismo. Análise Crítica do Discurso.



Autora: Ana Paula Lage de Oliveira

Orientadora: Profa. Dra. Karina Poli


Avaliadora 01 - Profa. Dra. Joseane Alves Ferreira

Doutoranda e Mestre em Artes no Programa de Pós-Graduação em Estética e História da Arte, na Universidade de São Paulo [PGEHA-USP], sob a orientação da Profª Drª Jane Aparecida Marques.Graduação e Licenciatura em Artes pelo Centro Universitário Belas Artes de São Paulo (1980) com habilitação em Artes Plásticas. Graduação em Pedagogia pela Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras Professor Carlos Pasquale em 1992, com habilitação em Supervisão e Administração Escolar. É membro do Grupo de pesquisa: Criatividade e Inovação nos Mercados de Arte e Cultura, sob a coordenação da Profª Drª Jane Aparecida Marques. Membro Titular da Comissão de Pesquisa (CPq) - Museu de Arte Contemporânea - USP - gestão 2017 e 2018. Membro do Conselho Deliberativo do Museu de Arte Contemporânea - USP – gestão 2019. Membro do Centro Mario Schenberg de Documentação da Pesquisa em Artes – ECA/USP, sob a coordenação da Profª Drª Elza Maria Ajzenberg. Membro do Centro Multidisciplinar de Pesquisas Colaborativas e Linguagens Digitais [COLABOR - CRP - ECA - USP], sob a coordenação do Prof. Dr. Artur Matuck.

Avaliador 02  - Prof. Dr. Wladimir Wagner Rodrigues

Wladimir Wagner Rodrigues - artista visual, designer gráfico e professor. Doutorando em Artes pelo Programa de Pós-Graduação Interunidades de Estética e História da Arte da Universidade de São Paulo (PGEHA-USP) e Mestre em Artes Visuais pelo Instituto das Artes da UNESP. Bacharel em Educação Artística(Artes Plásticas) e pós-graduado no curso lato sensu em História da Arte pela Universidade São Judas Tadeu. Supervisor da Gestão de Acervo e Publicações da Escola de Magistrados do TRF da 3ª Região. Desenvolve projetos de comunicação visual voltados para divulgação de cursos e eventos da EMAG/TRF3. Possui conhecimento das ferramentas do pacote Adobe e desenvolve peças para divulgação eletrônica e redes sociais.


Data/horário:  26/06/2023 - 20h00


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TÍTULO: 

Estratégias de gestão de espaços culturais autônomos de artes visuais



Resumo:

A presente pesquisa busca investigar estratégias de gestão adotadas por espaços culturais autônomos de artes visuais em Porto Alegre para se manterem ativos, bem como observar as dificuldades e particularidades do trabalho com as artes visuais e possíveis inserções na economia criativa. Para isso, foram realizadas entrevistas semiestruturadas aos gestores do Museu do Trabalho, da Casa Baka e da Galeria .Ista. As análises demonstram que algumas estratégias são comuns entre eles, mas cada instituição encontra meios de atuação dependendo do seu perfil, relações com o território e audiências.


Palavras-chave: Espaços culturais, Artes visuais, Economia criativa, Políticas culturais.



Autora: Sara Susana Winckelmann

Orientadora: Profa. Dra. Karina Poli


Avaliadora 01 - Profa. Dra. Joseane Alves Ferreira

Doutoranda e Mestre em Artes no Programa de Pós-Graduação em Estética e História da Arte, na Universidade de São Paulo [PGEHA-USP], sob a orientação da Profª Drª Jane Aparecida Marques.Graduação e Licenciatura em Artes pelo Centro Universitário Belas Artes de São Paulo (1980) com habilitação em Artes Plásticas. Graduação em Pedagogia pela Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras Professor Carlos Pasquale em 1992, com habilitação em Supervisão e Administração Escolar. É membro do Grupo de pesquisa: Criatividade e Inovação nos Mercados de Arte e Cultura, sob a coordenação da Profª Drª Jane Aparecida Marques. Membro Titular da Comissão de Pesquisa (CPq) - Museu de Arte Contemporânea - USP - gestão 2017 e 2018. Membro do Conselho Deliberativo do Museu de Arte Contemporânea - USP – gestão 2019. Membro do Centro Mario Schenberg de Documentação da Pesquisa em Artes – ECA/USP, sob a coordenação da Profª Drª Elza Maria Ajzenberg. Membro do Centro Multidisciplinar de Pesquisas Colaborativas e Linguagens Digitais [COLABOR - CRP - ECA - USP], sob a coordenação do Prof. Dr. Artur Matuck.

Avaliador 02  - Prof. Dr. Wladimir Wagner Rodrigues

Wladimir Wagner Rodrigues - artista visual, designer gráfico e professor. Doutorando em Artes pelo Programa de Pós-Graduação Interunidades de Estética e História da Arte da Universidade de São Paulo (PGEHA-USP) e Mestre em Artes Visuais pelo Instituto das Artes da UNESP. Bacharel em Educação Artística(Artes Plásticas) e pós-graduado no curso lato sensu em História da Arte pela Universidade São Judas Tadeu. Supervisor da Gestão de Acervo e Publicações da Escola de Magistrados do TRF da 3ª Região. Desenvolve projetos de comunicação visual voltados para divulgação de cursos e eventos da EMAG/TRF3. Possui conhecimento das ferramentas do pacote Adobe e desenvolve peças para divulgação eletrônica e redes sociais.


Data/horário:  26/06/2023 - 20h30


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TÍTULO: 

A instrumentalização do Soft Power na produção audiovisual na cidade de São Paulo: um estudo de caso acerca do programa de Cash Rebate da Spcine



Resumo:

Este artigo tem como objetivo analisar, através do conceito de Soft Power, as políticas públicas do cinema e do audiovisual na cidade de São Paulo. O conceito, ao aliar os interesses políticos a ações no meio cultural, permite que seja examinada a projeção da imagem da cidade quando de sua articulação com os programas de Cash Rebate lançados pela Empresa de Cinema e Audiovisual de São Paulo, a Spcine, de iniciativa da Prefeitura de São Paulo, nos anos de 2021 e 2022, que incentivam e financiam filmagens feitas no município.

Palavras-chave: Audiovisual, Soft Power, Spcine, Cash Rebate.



Autora: Tayane Beatriz Capelo

Orientadora: Profa. Dra. Karina Poli


Avaliadora 01 - Profa. Dra. Joseane Alves Ferreira

Doutoranda e Mestre em Artes no Programa de Pós-Graduação em Estética e História da Arte, na Universidade de São Paulo [PGEHA-USP], sob a orientação da Profª Drª Jane Aparecida Marques.Graduação e Licenciatura em Artes pelo Centro Universitário Belas Artes de São Paulo (1980) com habilitação em Artes Plásticas. Graduação em Pedagogia pela Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras Professor Carlos Pasquale em 1992, com habilitação em Supervisão e Administração Escolar. É membro do Grupo de pesquisa: Criatividade e Inovação nos Mercados de Arte e Cultura, sob a coordenação da Profª Drª Jane Aparecida Marques. Membro Titular da Comissão de Pesquisa (CPq) - Museu de Arte Contemporânea - USP - gestão 2017 e 2018. Membro do Conselho Deliberativo do Museu de Arte Contemporânea - USP – gestão 2019. Membro do Centro Mario Schenberg de Documentação da Pesquisa em Artes – ECA/USP, sob a coordenação da Profª Drª Elza Maria Ajzenberg. Membro do Centro Multidisciplinar de Pesquisas Colaborativas e Linguagens Digitais [COLABOR - CRP - ECA - USP], sob a coordenação do Prof. Dr. Artur Matuck.

Avaliador 02  - Prof. Dr. Wladimir Wagner Rodrigues

Wladimir Wagner Rodrigues - artista visual, designer gráfico e professor. Doutorando em Artes pelo Programa de Pós-Graduação Interunidades de Estética e História da Arte da Universidade de São Paulo (PGEHA-USP) e Mestre em Artes Visuais pelo Instituto das Artes da UNESP. Bacharel em Educação Artística(Artes Plásticas) e pós-graduado no curso lato sensu em História da Arte pela Universidade São Judas Tadeu. Supervisor da Gestão de Acervo e Publicações da Escola de Magistrados do TRF da 3ª Região. Desenvolve projetos de comunicação visual voltados para divulgação de cursos e eventos da EMAG/TRF3. Possui conhecimento das ferramentas do pacote Adobe e desenvolve peças para divulgação eletrônica e redes sociais.


Data/horário:  28/06/2023 - 19h00

Zoom

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TÍTULO: 

Cardume: Nadando contra a corrente na dristribuição de curtas-metragens



Resumo:

A plataforma Cardume surgiu como janela de exibição adicional para produções de curtas-metragens. Com uma curadoria especializada, a plataforma tem como objetivo difundir este tipo de produção e trazer sobrevida ao ciclo de distribuição das obras. Através de análise da plataforma, o presente projeto tem como objetivo fazer uma investigação sobre o ciclo de vida regular de um curta-metragem brasileiro e a importância da janela de streaming para este tipo de produção. Os resultados serão conciliados com revisão bibliográfica acerca do tema da distribuição cinematográfica no Brasil, estudo de caso e entrevista com um dos fundadores da plataforma, Daniel Jaber.

Palavras-chave: Curta-metragem. Cardume. Distribuição cinematográfica. Cinema. Streaming.



Autora: Isadora Souza Pacheco

Orientadora: Profa. Dra. Karina Poli


Avaliadora 01 - Profa. Dra. Joseane Alves Ferreira

Doutoranda e Mestre em Artes no Programa de Pós-Graduação em Estética e História da Arte, na Universidade de São Paulo [PGEHA-USP], sob a orientação da Profª Drª Jane Aparecida Marques.Graduação e Licenciatura em Artes pelo Centro Universitário Belas Artes de São Paulo (1980) com habilitação em Artes Plásticas. Graduação em Pedagogia pela Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras Professor Carlos Pasquale em 1992, com habilitação em Supervisão e Administração Escolar. É membro do Grupo de pesquisa: Criatividade e Inovação nos Mercados de Arte e Cultura, sob a coordenação da Profª Drª Jane Aparecida Marques. Membro Titular da Comissão de Pesquisa (CPq) - Museu de Arte Contemporânea - USP - gestão 2017 e 2018. Membro do Conselho Deliberativo do Museu de Arte Contemporânea - USP – gestão 2019. Membro do Centro Mario Schenberg de Documentação da Pesquisa em Artes – ECA/USP, sob a coordenação da Profª Drª Elza Maria Ajzenberg. Membro do Centro Multidisciplinar de Pesquisas Colaborativas e Linguagens Digitais [COLABOR - CRP - ECA - USP], sob a coordenação do Prof. Dr. Artur Matuck.

Avaliador 02  - Prof. Dr. Wladimir Wagner Rodrigues

Wladimir Wagner Rodrigues - artista visual, designer gráfico e professor. Doutorando em Artes pelo Programa de Pós-Graduação Interunidades de Estética e História da Arte da Universidade de São Paulo (PGEHA-USP) e Mestre em Artes Visuais pelo Instituto das Artes da UNESP. Bacharel em Educação Artística(Artes Plásticas) e pós-graduado no curso lato sensu em História da Arte pela Universidade São Judas Tadeu. Supervisor da Gestão de Acervo e Publicações da Escola de Magistrados do TRF da 3ª Região. Desenvolve projetos de comunicação visual voltados para divulgação de cursos e eventos da EMAG/TRF3. Possui conhecimento das ferramentas do pacote Adobe e desenvolve peças para divulgação eletrônica e redes sociais.


Data/horário:  28/06/2023 - 19h30

Zoom

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TÍTULO: 

O modelo de espetáculos musicais do Sesc e seu relacionamento com bandas independentes como “O Terno”.



Resumo:

Este projeto se dedica a uma investigação aprofundada a respeito da função exercida pelo Sesc SP no contexto do circuito de exibição de espetáculos do estado de São Paulo. Pretende-se assim problematizar o modelo de produção de espetáculos musicais realizado pelo Sesc, destacando os aspectos gerais que o definem e configuram sua relação com os artistas na execução dos projetos. Nestes termos, o estudo se volta especificamente para o relacionamento com uma subdivisão particular da música brasileira da atualidade, a cena da música indie. Para tanto, toma-se a banda “O Terno” como estudo de caso que permite explicitar, mediante o referencial teórico adequado, as especificidades do gênero indie e o teor da relação entre sujeitos artísticos deste perfil e o Sesc SP.

Palavras-chave: Cultura indie. Produção de shows. Circuito cultural. Música independente brasileira. Identidade.



Autora: Gabriel Michilin Fernandes

Orientadora: Profa. Dra. Karina Poli


Avaliadora 01 - Profa. Dra. Joseane Alves Ferreira

Doutoranda e Mestre em Artes no Programa de Pós-Graduação em Estética e História da Arte, na Universidade de São Paulo [PGEHA-USP], sob a orientação da Profª Drª Jane Aparecida Marques.Graduação e Licenciatura em Artes pelo Centro Universitário Belas Artes de São Paulo (1980) com habilitação em Artes Plásticas. Graduação em Pedagogia pela Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras Professor Carlos Pasquale em 1992, com habilitação em Supervisão e Administração Escolar. É membro do Grupo de pesquisa: Criatividade e Inovação nos Mercados de Arte e Cultura, sob a coordenação da Profª Drª Jane Aparecida Marques. Membro Titular da Comissão de Pesquisa (CPq) - Museu de Arte Contemporânea - USP - gestão 2017 e 2018. Membro do Conselho Deliberativo do Museu de Arte Contemporânea - USP – gestão 2019. Membro do Centro Mario Schenberg de Documentação da Pesquisa em Artes – ECA/USP, sob a coordenação da Profª Drª Elza Maria Ajzenberg. Membro do Centro Multidisciplinar de Pesquisas Colaborativas e Linguagens Digitais [COLABOR - CRP - ECA - USP], sob a coordenação do Prof. Dr. Artur Matuck.

Avaliador 02  - Prof. Dr. Wladimir Wagner Rodrigues

Wladimir Wagner Rodrigues - artista visual, designer gráfico e professor. Doutorando em Artes pelo Programa de Pós-Graduação Interunidades de Estética e História da Arte da Universidade de São Paulo (PGEHA-USP) e Mestre em Artes Visuais pelo Instituto das Artes da UNESP. Bacharel em Educação Artística(Artes Plásticas) e pós-graduado no curso lato sensu em História da Arte pela Universidade São Judas Tadeu. Supervisor da Gestão de Acervo e Publicações da Escola de Magistrados do TRF da 3ª Região. Desenvolve projetos de comunicação visual voltados para divulgação de cursos e eventos da EMAG/TRF3. Possui conhecimento das ferramentas do pacote Adobe e desenvolve peças para divulgação eletrônica e redes sociais.


Data/horário:  28/06/2023 - 20h00

Zoom

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Última atualização: quarta-feira, 28 jun. 2023, 10:54