Programação
TÍTULO:
Reflexões sobre a formação de espectadores em artes cênicas a partir do Projeto Teatro a Mil do Sesc/RS
Resumo:
Esta pesquisa se aprofunda nas reflexões sobre formação de plateia e formação de espectadores a partir do estudo de caso do Projeto Teatro a Mil do Sesc/RS, que sistematicamente, desde 2011, oferece espetáculos de artes cênicas a estudantes da rede pública de Ensino. Como procedimentos metodológicos foram adotados: sistematização dos dados do projeto na Unidade Operacional Sesc Canoas no período entre 2015 e 2022, pesquisa on-line com gestores e educadores das instituições com mais adesão ao projeto e entrevistas presenciais semiestruturadas com parte dos respondentes da pesquisa on-line. A partir da análise dos dados obtidos e da articulação com os conceitos de formação de plateia, formação de espectadores e da Pedagogia do Espectador, verifica-se a importância de ações formativas e de mediação para, de forma efetiva, alcançar a criação e manutenção de novos públicos, tanto quanto a oferta de condições adequadas para a fruição.
Palavras-chave: Formação de plateia; Gestão Cultural; Sesc; Espectador.
Autora: Vitória Medeiros Titton
Orientador: Prof. Dr. Danilo Oliveira
Avaliadora 01 - Profa. Dra. Ana Paula do Val
Urbanista, artista, gestora cultural, professora, pesquisadora, ativista e feminista decolonial.Mestra em Estudos Culturais pela Universidade de São Paulo (EACH-USP); Especialização em Cultura e Comunicação pela Universidade Paris VIII, França. Graduada em Arquitetura e Urbanismo pela Fundação Armando Álvares Penteado (FAAP), Brasil, e em Artes Plásticas pela Schule Belletristik, Alemanha. É pesquisadora e docente do MALOCA – Grupo de Pesquisas Multidisciplinares em Arquitetura e Urbanismos do SUL (UNILA-PR) e pesquisadora colaboradora do núcleo de desenvolvimento do CEBRAP – Centro Brasileiro de Análise e Planejamento (SP). Atua como editora de conteúdo, pesquisadora e docente no Observatório da Diversidade Cultural - ODC.
Avaliador 02 - Prof. Dr. Juan Ignacio Brizuela
Doutor em Cultura e Sociedade (IHAC, UFBA). Posdoc (CAPES/Brasil) do Programa Interdisciplinar em Estudos Latino-americanos da UNILA. Colíder do grupo Observatório da Diversidade Cultural - ODC, junto ao prof. José Márcio Barros (UEMG/PósCultura). Pesquisador da Cátedra Olavo Setubal de Arte, Cultura e Ciência (IEA/USP). Idealizador e gestor cultural do @recantolatino.rl - produtora cultural.
Data/horário: 20/06/2023 - 08h30
_________________________________________________________________________________________________________
TÍTULO:
Nem melhor nem pior, o diferencial: o brega funk no Carnaval do Recife 2023
Resumo:
O presente projeto de pesquisa se propõe a investigar se o embranquecimento do brega funk, gênero musical que nasceu nas periferias do Recife, provocou a sua inclusão em programas de política pública da cidade. Para analisar esse objeto, faremos um resgate histórico sobre a origem do brega funk e as transformações estéticas e de público pelas quais ele passou buscando entender de que maneira elas se relacionam com a recepção política do estilo. Como aporte teórico, vamos nos basear em pesquisadores de música pop, estudos culturais e políticas públicas como Stuart Hall, John B. Thompsom, Reymond Williams, Simone Pereira de Sá e Thiago Soares.
Palavras-chave: brega funk, cena musical, embranquecimento, políticas públicas.
Autora: Camila Estephania Pereira Rodrigues
Orientador: Prof. Dr. Danilo Oliveira
Avaliadora 01 - Profa. Dra. Ana Paula do Val
Urbanista, artista, gestora cultural, professora, pesquisadora, ativista e feminista decolonial.Mestra em Estudos Culturais pela Universidade de São Paulo (EACH-USP); Especialização em Cultura e Comunicação pela Universidade Paris VIII, França. Graduada em Arquitetura e Urbanismo pela Fundação Armando Álvares Penteado (FAAP), Brasil, e em Artes Plásticas pela Schule Belletristik, Alemanha. É pesquisadora e docente do MALOCA – Grupo de Pesquisas Multidisciplinares em Arquitetura e Urbanismos do SUL (UNILA-PR) e pesquisadora colaboradora do núcleo de desenvolvimento do CEBRAP – Centro Brasileiro de Análise e Planejamento (SP). Atua como editora de conteúdo, pesquisadora e docente no Observatório da Diversidade Cultural - ODC.
Avaliador 02 - Prof. Dr. Juan Ignacio Brizuela
Doutor em Cultura e Sociedade (IHAC, UFBA). Posdoc (CAPES/Brasil) do Programa Interdisciplinar em Estudos Latino-americanos da UNILA. Colíder do grupo Observatório da Diversidade Cultural - ODC, junto ao prof. José Márcio Barros (UEMG/PósCultura). Pesquisador da Cátedra Olavo Setubal de Arte, Cultura e Ciência (IEA/USP). Idealizador e gestor cultural do @recantolatino.rl - produtora cultural.
Data/horário: 20/06/2023 - 09h00
_________________________________________________________________________________________________________
TÍTULO:
Aspectos Culturais do Lazer: Uma Análise dos Programas Físico-Esportivos do SESC SP
Resumo:
Este estudo tem como objetivo compreender os aspectos culturais do lazer presentes nas práticas corporais. Os programas físicos-esportivos presentes na instituição SESC SP foram o objeto de estudo desta pesquisa. O desenvolvimento da pesquisa se deu através de da coleta de dados através de documentos públicos da instituição, sites, entrevistas, entre outras possibilidades. Pode-se observar que os programas físico-esportivos proporcionam aos seus praticantes criação de vínculos com os demais participantes, possibilidade de contato com práticas corporais que são manifestações de outras culturas, possibilidade de vivenciar e experienciar uma diversidade de modalidades e consequentemente de movimentos presentes nas práticas corporais recreativas.
Palavras-chave: Lazer. Cultura. Práticas Corporais. Qualidade de vida SESC SP.
Autora: Giovanna Inácio de Godoi
Orientadora: Prof. Dr. Danilo Oliveira
Avaliadora 01 - Profa. Dra. Ana Paula do Val
Urbanista, artista, gestora cultural, professora, pesquisadora, ativista e feminista decolonial.Mestra em Estudos Culturais pela Universidade de São Paulo (EACH-USP); Especialização em Cultura e Comunicação pela Universidade Paris VIII, França. Graduada em Arquitetura e Urbanismo pela Fundação Armando Álvares Penteado (FAAP), Brasil, e em Artes Plásticas pela Schule Belletristik, Alemanha. É pesquisadora e docente do MALOCA – Grupo de Pesquisas Multidisciplinares em Arquitetura e Urbanismos do SUL (UNILA-PR) e pesquisadora colaboradora do núcleo de desenvolvimento do CEBRAP – Centro Brasileiro de Análise e Planejamento (SP). Atua como editora de conteúdo, pesquisadora e docente no Observatório da Diversidade Cultural - ODC.
Avaliador 02 - Prof. Dr. Juan Ignacio Brizuela
Doutor em Cultura e Sociedade (IHAC, UFBA). Posdoc (CAPES/Brasil) do Programa Interdisciplinar em Estudos Latino-americanos da UNILA. Colíder do grupo Observatório da Diversidade Cultural - ODC, junto ao prof. José Márcio Barros (UEMG/PósCultura). Pesquisador da Cátedra Olavo Setubal de Arte, Cultura e Ciência (IEA/USP). Idealizador e gestor cultural do @recantolatino.rl - produtora cultural.
Data/horário: 20/06/2023 - 09h30
_________________________________________________________________________________________________________
TÍTULO:
Estudo de caso sobre o Plano de Políticas Afirmativas da Spcine no contexto do Edital de Produção de Longas-Metragens de Baixo Orçamento 2019/2020
Resumo:
O trabalho aborda o Plano de Políticas Afirmativas da Spcine com foco nos mecanismos de garantia de inserção de profissionais de grupos minorizados na cadeia produtiva do audiovisual. Tendo como recorte de análise o Edital de Produção de Longas-Metragens de Baixo Orçamento 2019/2020, o texto avalia o impacto do Plano na promoção da diversidade cultural em sua dimensão representativa da pluralidade da sociedade brasileira. Para tanto, propõe-se o um estudo de caso, através da análise de conteúdo, em paralelo à pesquisa bibliográfica acerca do perfil dos profissionais do setor cinematográfico, das políticas culturais e sobre ações afirmativas.
Palavras-chave: Políticas culturais. Direitos Culturais. Ações afirmativas. Diversidade. Cinema.
Autor: Felipe Trindade Diniz
Orientadora: Prof. Dr. Danilo Oliveira
Avaliadora 01 - Profa. Dra. Ana Paula do Val
Urbanista, artista, gestora cultural, professora, pesquisadora, ativista e feminista decolonial.Mestra em Estudos Culturais pela Universidade de São Paulo (EACH-USP); Especialização em Cultura e Comunicação pela Universidade Paris VIII, França. Graduada em Arquitetura e Urbanismo pela Fundação Armando Álvares Penteado (FAAP), Brasil, e em Artes Plásticas pela Schule Belletristik, Alemanha. É pesquisadora e docente do MALOCA – Grupo de Pesquisas Multidisciplinares em Arquitetura e Urbanismos do SUL (UNILA-PR) e pesquisadora colaboradora do núcleo de desenvolvimento do CEBRAP – Centro Brasileiro de Análise e Planejamento (SP). Atua como editora de conteúdo, pesquisadora e docente no Observatório da Diversidade Cultural - ODC.
Avaliador 02 - Prof. Dr. Juan Ignacio Brizuela
Doutor em Cultura e Sociedade (IHAC, UFBA). Posdoc (CAPES/Brasil) do Programa Interdisciplinar em Estudos Latino-americanos da UNILA. Colíder do grupo Observatório da Diversidade Cultural - ODC, junto ao prof. José Márcio Barros (UEMG/PósCultura). Pesquisador da Cátedra Olavo Setubal de Arte, Cultura e Ciência (IEA/USP). Idealizador e gestor cultural do @recantolatino.rl - produtora cultural.
Data/horário: 20/06/2023 - 10h00
_________________________________________________________________________________________________________
TÍTULO:
Juntando os pontos: a tecitura do PNSM e do fazer político do setor museal paulista
Resumo:
O objetivo desta pesquisa é compreender se houve a promoção e/ou o fortalecimento de uma política pública de museus decorrente do Plano Nacional Setorial de Museus (PNSM) no estado de São Paulo, uma vez que esta agenda intencionava promover e/ou fortalecer as políticas públicas do setor em âmbito federal, estadual e municipal, conforme indicam as diretrizes 9 e 5 dos eixos III e V, respectivamente. Assim, partindo de um viés exploratório e qualitativo e da adoção de uma perspectiva voltada ao método dialético, costura-se a tecitura que envolve o PNSM e o modo de administrar o setor museal em São Paulo. Destarte, observa-se a ausência de capilaridade das diretrizes previamente citadas, gerando, em consequência, baixos impactos na promoção e/ou o fortalecimento de políticas públicas paulistas de museus.
Palavras-chave: Plano Nacional Setorial de Museus. Agenda 10/20. Políticas públicas de museus. Política Estadual de Museus. São Paulo.
Autora: Caroline Silveira
Orientadora: Prof. Dr. Danilo Oliveira
Avaliadora 01 - Profa. Dra. Ana Paula do Val
Urbanista, artista, gestora cultural, professora, pesquisadora, ativista e feminista decolonial.Mestra em Estudos Culturais pela Universidade de São Paulo (EACH-USP); Especialização em Cultura e Comunicação pela Universidade Paris VIII, França. Graduada em Arquitetura e Urbanismo pela Fundação Armando Álvares Penteado (FAAP), Brasil, e em Artes Plásticas pela Schule Belletristik, Alemanha. É pesquisadora e docente do MALOCA – Grupo de Pesquisas Multidisciplinares em Arquitetura e Urbanismos do SUL (UNILA-PR) e pesquisadora colaboradora do núcleo de desenvolvimento do CEBRAP – Centro Brasileiro de Análise e Planejamento (SP). Atua como editora de conteúdo, pesquisadora e docente no Observatório da Diversidade Cultural - ODC.
Avaliador 02 - Prof. Dr. Juan Ignacio Brizuela
Doutor em Cultura e Sociedade (IHAC, UFBA). Posdoc (CAPES/Brasil) do Programa Interdisciplinar em Estudos Latino-americanos da UNILA. Colíder do grupo Observatório da Diversidade Cultural - ODC, junto ao prof. José Márcio Barros (UEMG/PósCultura). Pesquisador da Cátedra Olavo Setubal de Arte, Cultura e Ciência (IEA/USP). Idealizador e gestor cultural do @recantolatino.rl - produtora cultural.
Data/horário: 20/06/2023 - 10h30
_________________________________________________________________________________________________________
TÍTULO:
O mercado da música ao vivo e as políticas públicas culturais no estado de Alagoas: um recorte de dez anos (2012-2022)
Resumo:
Diante da escassez de leis de incentivo verdadeiramente exequíveis no estado de Alagoas, os trabalhadores do mercado musical, desde os próprios artistas até os técnicos de som e luz, ficam sujeitos a participação nos poucos editais e chamadas públicas abertos pela Secretaria de Cultura para realizar seus trabalhos. Em razão desta constatação, esta pesquisa relaciona e analisa os requisitos, critérios de avaliação e valores de prêmio de editais publicados e executados ao longo de dez anos (2012-2022), entre os governos de Teotônio Vilela Filho e Renan Calheiros Filho, identificando as dificuldades e problemáticas para a construção de políticas culturais sólidas e eficazes naquela região, com acesso democrático e critérios justos de seleção e aprovação de projetos musicais, mais especificamente voltados para o mercado da música ao vivo.
Palavras-chave: Mecanismos de fomento. Leis de incentivo. Mercado da música ao vivo. Estado de Alagoas.
Autora: Lívia Maria Tenório de Freitas
Orientadora: Prof. Dr. Danilo Oliveira
Avaliadora 01 - Profa. Dra. Ana Paula do Val
Urbanista, artista, gestora cultural, professora, pesquisadora, ativista e feminista decolonial.Mestra em Estudos Culturais pela Universidade de São Paulo (EACH-USP); Especialização em Cultura e Comunicação pela Universidade Paris VIII, França. Graduada em Arquitetura e Urbanismo pela Fundação Armando Álvares Penteado (FAAP), Brasil, e em Artes Plásticas pela Schule Belletristik, Alemanha. É pesquisadora e docente do MALOCA – Grupo de Pesquisas Multidisciplinares em Arquitetura e Urbanismos do SUL (UNILA-PR) e pesquisadora colaboradora do núcleo de desenvolvimento do CEBRAP – Centro Brasileiro de Análise e Planejamento (SP). Atua como editora de conteúdo, pesquisadora e docente no Observatório da Diversidade Cultural - ODC.
Avaliador 02 - Prof. Dr. Juan Ignacio Brizuela
Doutor em Cultura e Sociedade (IHAC, UFBA). Posdoc (CAPES/Brasil) do Programa Interdisciplinar em Estudos Latino-americanos da UNILA. Colíder do grupo Observatório da Diversidade Cultural - ODC, junto ao prof. José Márcio Barros (UEMG/PósCultura). Pesquisador da Cátedra Olavo Setubal de Arte, Cultura e Ciência (IEA/USP). Idealizador e gestor cultural do @recantolatino.rl - produtora cultural.
Data/horário: 20/06/2023 - 11h00
_________________________________________________________________________________________________________
TÍTULO:
ANÁLISE DA LEI ROUANET NO ESTADO DE SÃO PAULO NO ANO DE 2021
Resumo:
Este artigo se propõe a fazer um recorte da Lei Rouanet no Estado de São Paulo em 2021 e entender quem são os principais financiadores de projetos de cultura aprovados no próprio Estado. A partir disso, perceber, neste recorte, a lógica de mercado de “apoio” e financiamento das Artes através de mecanismos públicos.
Palavras-chave: Lei Rouanet, São Paulo, financiadores, lógica cultural
Autor: Vinícius Silveira de Almeida
Orientadora: Prof. Dr. Danilo Oliveira
Avaliadora 01 - Profa. Dra. Ana Paula do Val
Urbanista, artista, gestora cultural, professora, pesquisadora, ativista e feminista decolonial.Mestra em Estudos Culturais pela Universidade de São Paulo (EACH-USP); Especialização em Cultura e Comunicação pela Universidade Paris VIII, França. Graduada em Arquitetura e Urbanismo pela Fundação Armando Álvares Penteado (FAAP), Brasil, e em Artes Plásticas pela Schule Belletristik, Alemanha. É pesquisadora e docente do MALOCA – Grupo de Pesquisas Multidisciplinares em Arquitetura e Urbanismos do SUL (UNILA-PR) e pesquisadora colaboradora do núcleo de desenvolvimento do CEBRAP – Centro Brasileiro de Análise e Planejamento (SP). Atua como editora de conteúdo, pesquisadora e docente no Observatório da Diversidade Cultural - ODC.
Avaliador 02 - Prof. Me. Rubens Lima Moraes
https://docs.google.com/document/d/1xCKquzZEeOfO-Tb7RuawBF3yAaw3ODr8tdIVvtFB0cA/edit
Data/horário: 24/06/2023 - 13h00
_________________________________________________________________________________________________________
TÍTULO:
Panorama das políticas públicas para a cultura da cidade de Osasco: análise da participação social na construção do Plano Municipal de Cultura
Resumo:
O artigo explora o Plano Municipal de Cultura (PMC) de Osasco, plano criado em 2015 com duração de 10 anos, que tem como objetivos promover a diversidade cultural, fortalecer a indústria da cultura e a economia criativa, proteger e valorizar o patrimônio cultural, e garantir o acesso universal aos bens e serviços culturais. O estudo de caso se concentra na análise da participação da sociedade durante a elaboração, implementação e acompanhamento do PMC, com o propósito de descentralizar e democratizar a cultura. Através de pesquisas em documentos e entrevistas realizadas com agentes culturais locais, constatamos que a participação social teve uma baixa intensidade, persistindo mesmo nos movimentos mais recentes.
Palavras-chave: Políticas culturais. Democracia participativa. Plano Municipal de cultura.
Autora: Niedja Claudino do Carmo
Orientadora: Prof. Dr. Danilo Oliveira
Avaliadora 01 - Profa. Dra. Ana Paula do Val
Urbanista, artista, gestora cultural, professora, pesquisadora, ativista e feminista decolonial.Mestra em Estudos Culturais pela Universidade de São Paulo (EACH-USP); Especialização em Cultura e Comunicação pela Universidade Paris VIII, França. Graduada em Arquitetura e Urbanismo pela Fundação Armando Álvares Penteado (FAAP), Brasil, e em Artes Plásticas pela Schule Belletristik, Alemanha. É pesquisadora e docente do MALOCA – Grupo de Pesquisas Multidisciplinares em Arquitetura e Urbanismos do SUL (UNILA-PR) e pesquisadora colaboradora do núcleo de desenvolvimento do CEBRAP – Centro Brasileiro de Análise e Planejamento (SP). Atua como editora de conteúdo, pesquisadora e docente no Observatório da Diversidade Cultural - ODC.
Avaliador 02 - Prof. Me. Rubens Lima Moraes
https://docs.google.com/document/d/1xCKquzZEeOfO-Tb7RuawBF3yAaw3ODr8tdIVvtFB0cA/edit
Data/horário: 24/06/2023 - 13h30
_________________________________________________________________________________________________________
TÍTULO:
Disputa pela Ancine: censura e o governo Bolsonaro para o audiovisual
Resumo:
O artigo propõe fazer uma análise acerca das políticas públicas implementadas durante o governo Bolsonaro, entre 2019 e 2022, para o setor do audiovisual, e como estas medidas contribuíram para um processo de censura institucionalizada na Ancine (Agência Nacional de Cinema), o principal órgão de regulação do setor no país. A pesquisa se propõe a decorrer por meio de dados quantitativos e qualitativos e uma entrevista semiestruturada com o presidente da Associação dos Servidores da Ancine, as consequências de políticas adotadas pelo governo e como novos elementos de censura foram articulados ao longo dos últimos quatro anos, por meio do setor audiovisual.
Palavras-chave: políticas públicas; setor audiovisual; Ancine; censura; censura institucionalizada.
Autor: Marcelo Augusto Valentin Pepice
Orientadora: Prof. Dr. Danilo Oliveira
Avaliadora 01 - Profa. Dra. Ana Paula do Val
Urbanista, artista, gestora cultural, professora, pesquisadora, ativista e feminista decolonial.Mestra em Estudos Culturais pela Universidade de São Paulo (EACH-USP); Especialização em Cultura e Comunicação pela Universidade Paris VIII, França. Graduada em Arquitetura e Urbanismo pela Fundação Armando Álvares Penteado (FAAP), Brasil, e em Artes Plásticas pela Schule Belletristik, Alemanha. É pesquisadora e docente do MALOCA – Grupo de Pesquisas Multidisciplinares em Arquitetura e Urbanismos do SUL (UNILA-PR) e pesquisadora colaboradora do núcleo de desenvolvimento do CEBRAP – Centro Brasileiro de Análise e Planejamento (SP). Atua como editora de conteúdo, pesquisadora e docente no Observatório da Diversidade Cultural - ODC.
Avaliador 02 - Prof. Me. Rubens Lima Moraes
https://docs.google.com/document/d/1xCKquzZEeOfO-Tb7RuawBF3yAaw3ODr8tdIVvtFB0cA/edit
Data/horário: 24/06/2023 - 14h00
_________________________________________________________________________________________________________
TÍTULO:
AMPLIANDO A AUDIÊNCIA: A Transformação da Fundação Osesp em Busca da Diversificação do Público
Resumo:
A tentativa de popularizar a música sinfônica é um movimento em escalada que começou na Europa, nos anos 70, e migrou para a América Latina juntamente com a excelência e repertório exigidos nesse tipo de expressão cultural, formando excelentes orquestras, como a Osesp. A Fundação Osesp, órgão de direito privado que possui contrato de gestão para administrar a Orquestra Sinfônica do Estado de São Paulo, e sua casa, a Sala São Paulo, também não mede esforços para democratizar o acesso à música secular, entendendo seu papel fundamental na cultura da cidade. Mas será que tem funcionado? Este artigo busca se debruçar sobre o tópico e levantar algumas características do assíduo, homogêneo e rigoroso público da Sala São Paulo, além de tentar entender quais as iniciativas da instituição voltadas para a pluralização da plateia.
Palavras-chave: Orquestra. Cultura. Música. Educação. Elite.
Autora: Ana Giullia Cecotte Alves de Oliveira
Orientadora: Prof. Dr. Danilo Oliveira
Avaliadora 01 - Profa. Dra. Ana Paula do Val
Urbanista, artista, gestora cultural, professora, pesquisadora, ativista e feminista decolonial.Mestra em Estudos Culturais pela Universidade de São Paulo (EACH-USP); Especialização em Cultura e Comunicação pela Universidade Paris VIII, França. Graduada em Arquitetura e Urbanismo pela Fundação Armando Álvares Penteado (FAAP), Brasil, e em Artes Plásticas pela Schule Belletristik, Alemanha. É pesquisadora e docente do MALOCA – Grupo de Pesquisas Multidisciplinares em Arquitetura e Urbanismos do SUL (UNILA-PR) e pesquisadora colaboradora do núcleo de desenvolvimento do CEBRAP – Centro Brasileiro de Análise e Planejamento (SP). Atua como editora de conteúdo, pesquisadora e docente no Observatório da Diversidade Cultural - ODC.
Avaliador 02 - Prof. Me. Rubens Lima Moraes
https://docs.google.com/document/d/1xCKquzZEeOfO-Tb7RuawBF3yAaw3ODr8tdIVvtFB0cA/edit
Data/horário: 24/06/2023 - 15h00
_________________________________________________________________________________________________________