TÍTULO: 

A tendência das exposições imersivas na era das redes sociais

Resumo:

O presente artigo aborda duas faces de um fenômeno recente: as exposições imersivas. Em uma época em que as pessoas estão hiperconectadas e querem consumir múltiplas experiências, as chamadas exposições imersivas ganham a cena contemporânea. No Brasil, a maioria das mostras sequer circula por museus ou equipamentos culturais consagrados, ocupando mesmo os shopping centers. Em linhas gerais, o uso de projeções como simulacros de obras de arte incorpora o que há de mais recente na tecnologia digital expográfica, motivando a visitação, ao mesmo tempo em que a instituição secular museu enfrenta uma corrida contra o tempo pela transformação digital para não perder públicos. Enquanto as mostras imersivas estão, de certa forma, divulgando a “pseudo” democratização do acesso à arte, as instituições museológicas analisam os cenários para ampliar suas estratégias de inclusão, acessibilidade e divulgação.

Palavras-chave: Exposições imersivas; Museu; Tecnologia digital; Redes Sociais.


Autora: Anna Bella Pereira Machado Bernardes

Orientadora: Prof. Dra. Claudia Fazzolari

Avaliadora 01 - Profa. Ms. Cláudia Vendramini Reis

Mestre em Museologia pelo PPGMUS-USP (2017) e Especialista em Gestão de Projetos Culturais e Organização de Eventos pelo CELACC - ECA/USP (2014). Graduada em Licenciatura plena em Artes Plásticas pela Fundação Armando Álvares Penteado, FAAP, São Paulo (1987). Possui experiência profissional na área das Artes Visuais como educadora/mediadora, pesquisadora, assistente de curadoria e produtora cultural, atuando principalmente em: arte moderna, contemporânea, design, artesanato, culturas populares e tradicionais no Brasil; exposições de arte, projetos culturais e publicações. Foi coordenadora de produção da 29a Bienal, colaborou no educativo da 32a Bienal e foi gerente do programa educativo da Fundação Bienal de São Paulo entre 2017 e 2019. Colaborou com A CASA museu do objeto brasileiro, no núcleo de pesquisa e como consultora de projetos e de exposições, entre 2003 e 2015. Desde de 2017 colabora com a disciplina Gestão de projetos culturais, no Celacc.

Avaliadora 02  - Profa. Dra. Carla Francisca Fatio

Professora Psicopedagoga concursada PMG (Prefeitura Municipal de Guararema) para a Educação Especial. Artista plástica (mídias da arte contemporânea). Membro do Grupo de Pesquisa Recepção Estética e Crítica de Arte CNPq/USP (Profa. Dra. Lisbeth Rebollo Gonçalves-USP). Atua em áreas de vivências teóricas e práticas da arte e da educação. ORCID: 0000-00002-2512-0709. FORMAÇÃO ACADÊMICA: Pós-Doutorado pela USP/ECA/PROLAM. Doutorado em Ciências pela USP/PROLAM com ênfase em Crítica de Arte e Produção Cultural. Mestrado em Artes Visuais pela UNESP–IA (Instituto de Artes) Mestrado em Educação pela UNISA (Psicopedagogia). E outras especializações concluídas. CONSULTA: CV completo: http://lattes.cnpq.br/1389089960538205


Data/horário:  23/06/2023 - 19h00

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 TÍTULO: 

Meio é transgressão: a performatividade de Paulo Bruscky em três atos

Resumo:

Paulo Bruscky, singular multiartista pernambucano, foi detido três vezes durante os anos 60 e 70 devido às suas convicções artísticas contrárias ao padrão hegemônico de opressão imposto pela censura, pelo regime militar e pelo mercado de arte. Apesar disso, Bruscky nunca parou de se expressar publicamente. Sua produção artística é assim marcada pela experimentação em várias mídias, incluindo colagem, fotocópia, vídeo e performance, questionando os limites das instituições artísticas e das forças políticas de sua época. Esta pesquisa se concentra no caráter performativo de três ações de resistência política de Paulo Bruscky. O objetivo é congregar informações sobre essas três ações, explicitar as razões que levaram às detenções e compreender a estratégia subversiva elaborada pelo artista para confrontar o regime, enfrentando controles sensoriais, territoriais e políticos.

Palavras-chave: Arte Correio. Ditadura. Performance. Transgressão.


Autora: Marianna Silva Ferreira

Orientadora: Prof. Dra. Claudia Fazzolari

Avaliadora 01 - Profa. Ms. Cláudia Vendramini Reis

Mestre em Museologia pelo PPGMUS-USP (2017) e Especialista em Gestão de Projetos Culturais e Organização de Eventos pelo CELACC - ECA/USP (2014). Graduada em Licenciatura plena em Artes Plásticas pela Fundação Armando Álvares Penteado, FAAP, São Paulo (1987). Possui experiência profissional na área das Artes Visuais como educadora/mediadora, pesquisadora, assistente de curadoria e produtora cultural, atuando principalmente em: arte moderna, contemporânea, design, artesanato, culturas populares e tradicionais no Brasil; exposições de arte, projetos culturais e publicações. Foi coordenadora de produção da 29a Bienal, colaborou no educativo da 32a Bienal e foi gerente do programa educativo da Fundação Bienal de São Paulo entre 2017 e 2019. Colaborou com A CASA museu do objeto brasileiro, no núcleo de pesquisa e como consultora de projetos e de exposições, entre 2003 e 2015. Desde de 2017 colabora com a disciplina Gestão de projetos culturais, no Celacc.

Avaliadora 02  - Profa. Dra. Carla Francisca Fatio

Professora Psicopedagoga concursada PMG (Prefeitura Municipal de Guararema) para a Educação Especial. Artista plástica (mídias da arte contemporânea). Membro do Grupo de Pesquisa Recepção Estética e Crítica de Arte CNPq/USP (Profa. Dra. Lisbeth Rebollo Gonçalves-USP). Atua em áreas de vivências teóricas e práticas da arte e da educação. ORCID: 0000-00002-2512-0709. FORMAÇÃO ACADÊMICA: Pós-Doutorado pela USP/ECA/PROLAM. Doutorado em Ciências pela USP/PROLAM com ênfase em Crítica de Arte e Produção Cultural. Mestrado em Artes Visuais pela UNESP–IA (Instituto de Artes) Mestrado em Educação pela UNISA (Psicopedagogia). E outras especializações concluídas. CONSULTA: CV completo: http://lattes.cnpq.br/1389089960538205


Data/horário:  23/06/2023 - 19h30

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TÍTULO: 

Como a Arte Naïve circula no Acervo do MASP


Resumo:

Este artigo investiga no acervo de arte brasileira do Museu de Arte de São Paulo (MASP) um núcleo de artistas autodidatas identificados pela historiografia da arte como naïf ou naïves. A presente investigação visa compreender em que circunstâncias tais obras foram incluídas no acervo e como circularam em exposições individuais e coletivas e quais tem sido os critérios do museu para apresentação das obras ao público.

Palavras-chave: Arte Naïve, Artista Naïf, Acervo. MASP


Autora: Monica Alencar Dos Santos Morelato

Orientadora: Prof. Dra. Claudia Fazzolari

Avaliadora 01 - Profa. Ms. Cláudia Vendramini Reis

Mestre em Museologia pelo PPGMUS-USP (2017) e Especialista em Gestão de Projetos Culturais e Organização de Eventos pelo CELACC - ECA/USP (2014). Graduada em Licenciatura plena em Artes Plásticas pela Fundação Armando Álvares Penteado, FAAP, São Paulo (1987). Possui experiência profissional na área das Artes Visuais como educadora/mediadora, pesquisadora, assistente de curadoria e produtora cultural, atuando principalmente em: arte moderna, contemporânea, design, artesanato, culturas populares e tradicionais no Brasil; exposições de arte, projetos culturais e publicações. Foi coordenadora de produção da 29a Bienal, colaborou no educativo da 32a Bienal e foi gerente do programa educativo da Fundação Bienal de São Paulo entre 2017 e 2019. Colaborou com A CASA museu do objeto brasileiro, no núcleo de pesquisa e como consultora de projetos e de exposições, entre 2003 e 2015. Desde de 2017 colabora com a disciplina Gestão de projetos culturais, no Celacc.

Avaliadora 02  - Profa. Dra. Carla Francisca Fatio

Professora Psicopedagoga concursada PMG (Prefeitura Municipal de Guararema) para a Educação Especial. Artista plástica (mídias da arte contemporânea). Membro do Grupo de Pesquisa Recepção Estética e Crítica de Arte CNPq/USP (Profa. Dra. Lisbeth Rebollo Gonçalves-USP). Atua em áreas de vivências teóricas e práticas da arte e da educação. ORCID: 0000-00002-2512-0709. FORMAÇÃO ACADÊMICA: Pós-Doutorado pela USP/ECA/PROLAM. Doutorado em Ciências pela USP/PROLAM com ênfase em Crítica de Arte e Produção Cultural. Mestrado em Artes Visuais pela UNESP–IA (Instituto de Artes) Mestrado em Educação pela UNISA (Psicopedagogia). E outras especializações concluídas. CONSULTA: CV completo: http://lattes.cnpq.br/1389089960538205


Data/horário:  23/06/2023 - 20h00

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TÍTULO: 

CONSIDERAÇÕES SOBRE DIREÇÃO CÊNICA DE ARTISTAS TRANSEXUAIS/TRAVESTIS: “Entrega para Jezebel”, “Les Girls – Uma diva perto de você” e “Bendita Sois Entre as Mulheres”


Resumo:

Este trabalho revisita as memórias e estratégias de direção cênica associadas a três espetáculos protagonizados por artistas transexuais/travestis. Ao rememorar tais percursos, o diretor estabelece como problematização desses lugares de convivência (Palco/Plateia – Vida Pessoal/Julgamento Público – Cisgeneridade/Transexualidade) o embate com os espaços sociais (Corpo/Teatro) alicerçados nas questões de gênero em encarnado na representatividade dessas artistas na cena contemporânea. Os espetáculos realizados entre 2019 e 2023: “Entrega para Jezebel” (2019), de Roberto Muniz Dias; “Les Girls – Uma diva perto de você” (2022), criação coletiva e “Bendita Sois Entre as Mulheres” (2023), a partir do original de Vana Medeiros, visibilizaram algumas das muitas ações cênicas que na atualidade, são pautadas por uma busca de reconhecimento no universo das artes cênicas, até então inédita para essas profissionais.

Palavras-chaveArtistas Transexuais. Atrizes Travestis. Talento Transgênero. Renata Carvalho. Renata Peron. Paulette Pink. Clodd Dias.


Autor: Rodolfo Pereira de Lima

Orientadora: Prof. Dra. Claudia Fazzolari

Avaliadora 01 - Profa. Ms. Cláudia Vendramini Reis

Mestre em Museologia pelo PPGMUS-USP (2017) e Especialista em Gestão de Projetos Culturais e Organização de Eventos pelo CELACC - ECA/USP (2014). Graduada em Licenciatura plena em Artes Plásticas pela Fundação Armando Álvares Penteado, FAAP, São Paulo (1987). Possui experiência profissional na área das Artes Visuais como educadora/mediadora, pesquisadora, assistente de curadoria e produtora cultural, atuando principalmente em: arte moderna, contemporânea, design, artesanato, culturas populares e tradicionais no Brasil; exposições de arte, projetos culturais e publicações. Foi coordenadora de produção da 29a Bienal, colaborou no educativo da 32a Bienal e foi gerente do programa educativo da Fundação Bienal de São Paulo entre 2017 e 2019. Colaborou com A CASA museu do objeto brasileiro, no núcleo de pesquisa e como consultora de projetos e de exposições, entre 2003 e 2015. Desde de 2017 colabora com a disciplina Gestão de projetos culturais, no Celacc.

Avaliador 02  - Prof. Dr. Ferdinando Crepalde Martins

Professor Doutor do Departamento de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo (CCA/ECA/USP). Professor dos cursos de graduação em Educomunicação e Artes Cênicas. Professor, pesquisador e orientador do Programa de Pós-Graduação em Artes Cênicas da USP. Líder da linha Estudos da performance e processos de subjetivação do Grupo de Pesquisa Alteridade, subjetividades, estudos de gênero e performances nas Comunicações e Artes (AlterGen). Foi professor visitante no Hemispheric Institute for Performance and Politics/Universidade de Nova York (2019). Foi diretor (2014-2018) e vice-diretor (2010?2014) do Teatro da USP, da Pró-Reitoria de Cultura e Extensão Universitária, TUSP/PRCEU. Foi coordenador geral e curador da Bienal Internacional de Teatro da USP (2012-2018). Foi coordenador do Programa USP Diversidade/Núcleo de Diretos da PRCEU (2011-2015). Foi coordenador do Convênio de Cooperação Cultural entre a USP e a Universidade Nacional Autônoma do México (2012-2015). Possui mestrado (1998) e doutorado (2004) em Sociologia pela USP. Desenvolve pesquisas nas áreas de História das Artes Cênicas, Teorias do Teatro, Filosofia do Teatro, Teatro Brasileiro, Estudos da Performance, Teoria Queer, Gênero; Psicanálise; Subjetividades, Produção Cultural.


Data/horário:  23/06/2023 - 20h30

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Última atualização: quinta-feira, 15 jun. 2023, 17:09