Programação
TÍTULO:
Artes da cena em tempos de pandemia: um estudo da fruição on-line e presencial a partir da peça Desfazenda - Me enterrem fora desse lugar
Resumo:
Durante o período de isolamento social, devido a pandemia da Covid-19, os teatros, as galerias e outros espaços culturais ficaram fechados. Essas restrições fizeram com que os profissionais das artes cênicas buscassem alternativas para suas produções artísticas. O estímulo ao imaginário, à reflexão, à provocação e à troca entre público e artistas ganharam as plataformas on-line. Esse artigo propõe evidenciar as perspectivas do público e artistas com relação a fruição, a experiência e a reflexão da obra teatral Desfazenda - Me enterrem fora desse lugar, encenada pelo Coletivo O Bonde em dois momentos: na peça-filme, apresentada on-line na pandemia, e presencialmente após a retomada aos palcos.
Autor: Felipe Veiga do Nascimento
Orientador: Prof. Dr. Vinicius Romanini
Avaliadora 01 - Profa. Dra. Marcia Pinheiro Ohlson
Bacharel em Administração pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul, mestre em Ciências da Comunicação pela Universidade de São Paulo e atualmente doutoranda nesta mesma instituição. Pesquisa a semiótica peirceana, epistemologia e teorias da comunicação e a utilização da tecnologia blockchain no jornalismo e nas redes sociais digitais.
Avaliadora 02 - Profa. Ms. Renata Lipia Lima
Mestra em Ciências da Comunicação pelo Programa de Pós-Graduação da ECA-USP. Integrante do Grupo de Estudos SemioData. Integrante da equipe editorial da Revista Semeiosis. Pesquisadora de Cultura, Big Data e Epistemologia do Sul. Especialista em Mídia, Informação e Cultura pelo Centro de Estudos Latino Americanos sobre Cultura e Comunicação da ECA-USP. Extensão universitária em Administração Pública da Cultura pela UFRGS. Bacharela e Licenciada em História pela Universidade de São Paulo.
Data/horário: 26/06/2023 - 19h00
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TÍTULO:
Mobilizações online pelo combate ao racismo no Brasil
Resumo:
O presente artigo buscou compreender as dinâmicas de mobilizações sociais em combate ao racismo a partir dos casos de Rafael Braga Vieira, Marielle Franco e Kathlen Romeu, que se desdobraram em mobilizações e campanhas nas redes. A análise foi feita a partir de referencial teórico sobre ciberativismo que contemplava tanto o conceito como as características nacionais de mobilizações e presença nas redes sociais. Intersecciona-se tais referenciais com conceitos de racismo no Brasil e presença de pessoas negras. A metodologia também contemplou entrevistas. Notou-se a partir da análise do conjunto a capacidade das mobilizações sociais incentivarem a participação social, manifestações nas ruas e o debate sobre racismo a partir de diferentes abordagens.
Palavras-chave: Ciberativismo. Redes sociais. Movimentos sociais. Antirracismo.
Autora: Leticia Vieira da Silva
Orientador: Prof. Dr. Vinicius Romanini
Avaliadora 01 - Profa. Dra. Marcia Pinheiro Ohlson
Bacharel em Administração pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul, mestre em Ciências da Comunicação pela Universidade de São Paulo e atualmente doutoranda nesta mesma instituição. Pesquisa a semiótica peirceana, epistemologia e teorias da comunicação e a utilização da tecnologia blockchain no jornalismo e nas redes sociais digitais.
Avaliadora 02 - Profa. Ms. Renata Lipia Lima
Mestra em Ciências da Comunicação pelo Programa de Pós-Graduação da ECA-USP. Integrante do Grupo de Estudos SemioData. Integrante da equipe editorial da Revista Semeiosis. Pesquisadora de Cultura, Big Data e Epistemologia do Sul. Especialista em Mídia, Informação e Cultura pelo Centro de Estudos Latino Americanos sobre Cultura e Comunicação da ECA-USP. Extensão universitária em Administração Pública da Cultura pela UFRGS. Bacharela e Licenciada em História pela Universidade de São Paulo.
Data/horário: 26/06/2023 - 19h30
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TÍTULO:
Fé Midiática: da Igreja Eletrônica aos influenciadores evangélicos
Resumo:
Este artigo busca compreender o impacto das mudanças tecnológicas que transformaram a comunicação nas últimas décadas no movimento evangélico brasileiro. Para isso, os conceitos de cultura da convergência e plataformização são utilizados para analisar as alterações no modo de viver da sociedade e como isso impactou as formas de se fazer o culto. Em seguida, são feitas uma revisão bibliográfica e uma análise das pesquisas e discussões a respeito de como os meios de comunicação foram e são instrumentalizados por parte das igrejas evangélicas, principalmente as neopentecostais.
Palavras-chave: Igreja Evangélica; Fundamentalismo; Direita Cristã; Televangelismo; Influenciadores evangélicos.
Autor: Victor Reis Rabelo da Silva
Orientador: Prof. Dr. Vinicius Romanini
Avaliadora 01 - Profa. Dra. Marcia Pinheiro Ohlson
Bacharel em Administração pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul, mestre em Ciências da Comunicação pela Universidade de São Paulo e atualmente doutoranda nesta mesma instituição. Pesquisa a semiótica peirceana, epistemologia e teorias da comunicação e a utilização da tecnologia blockchain no jornalismo e nas redes sociais digitais.
Avaliadora 02 - Profa. Ms. Renata Lipia Lima
Mestra em Ciências da Comunicação pelo Programa de Pós-Graduação da ECA-USP. Integrante do Grupo de Estudos SemioData. Integrante da equipe editorial da Revista Semeiosis. Pesquisadora de Cultura, Big Data e Epistemologia do Sul. Especialista em Mídia, Informação e Cultura pelo Centro de Estudos Latino Americanos sobre Cultura e Comunicação da ECA-USP. Extensão universitária em Administração Pública da Cultura pela UFRGS. Bacharela e Licenciada em História pela Universidade de São Paulo.
Data/horário: 26/06/2023 - 20h00
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TÍTULO:
Tiktok em Festivais de Música: uma análise do Lollapalooza Brasil 2022
Resumo:
O objetivo deste artigo é analisar a influência das novas formas de produção e consumo de conteúdos na experiência de festivais de música, tendo como exemplo a relação entre o Lollapalooza Brasil 2022 e o TikTok. Considerando os conceitos de ‘‘Plataformização’’ e ‘‘Cultura participativa’’, foi desenvolvida uma análise de conteúdo dos vídeos da mídia social e realização de grupo focal. Com base nos resultados, o TikTok aparece como uma ferramenta que auxilia os usuários no compartilhamento dessas experiências devido aos seus recursos de vídeo, contudo a adequação de festivais às lógicas de rapidez e recomendação da plataforma traz desafios aos produtores culturais.
Palavras-chave: Plataformização, Cultura Participativa, TikTok, Produção cultural, Festivais de música
Autora: Ariane Carvalho de Lima
Orientador: Prof. Dr. Vinicius Romanini
Avaliadora 01 - Profa. Dra. Marcia Pinheiro Ohlson
Bacharel em Administração pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul, mestre em Ciências da Comunicação pela Universidade de São Paulo e atualmente doutoranda nesta mesma instituição. Pesquisa a semiótica peirceana, epistemologia e teorias da comunicação e a utilização da tecnologia blockchain no jornalismo e nas redes sociais digitais.
Avaliadora 02 - Profa. Ms. Renata Lipia Lima
Mestra em Ciências da Comunicação pelo Programa de Pós-Graduação da ECA-USP. Integrante do Grupo de Estudos SemioData. Integrante da equipe editorial da Revista Semeiosis. Pesquisadora de Cultura, Big Data e Epistemologia do Sul. Especialista em Mídia, Informação e Cultura pelo Centro de Estudos Latino Americanos sobre Cultura e Comunicação da ECA-USP. Extensão universitária em Administração Pública da Cultura pela UFRGS. Bacharela e Licenciada em História pela Universidade de São Paulo.
Data/horário: 26/06/2023 - 20h30
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TÍTULO:
As contradições da Creator Economy e o mito da mobilidade econômica
Resumo:
Este artigo busca estudar as dinâmicas da Creator Economy e investigar as possibilidades e problemáticas apresentadas por este mercado em relação a mobilidade socioeconômica dos criadores de conteúdo na Internet. Por meio da pesquisa bibliográfica e da entrevista com o sujeito de estudo Nathália Rodrigues, também conhecida como Nath Finanças, pretende-se entender as principais características deste mercado que apresenta-se como um campo promissor em relação à geração de renda na mesma medida em que oferece oportunidades e retorno financeiro significativo para uma pequena parte desta classe de trabalhadores.
Palavras-chave: Creator Economy. Criadores de conteúdo. Mobilidade socioeconômica.
Autora: Jessica Mayara Vicentini
Orientador: Prof. Dr. Vinicius Romanini
Avaliadora 01 - Profa. Dra. Marcia Pinheiro Ohlson
Bacharel em Administração pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul, mestre em Ciências da Comunicação pela Universidade de São Paulo e atualmente doutoranda nesta mesma instituição. Pesquisa a semiótica peirceana, epistemologia e teorias da comunicação e a utilização da tecnologia blockchain no jornalismo e nas redes sociais digitais.
Avaliadora 02 - Profa. Ms. Renata Lipia Lima
Mestra em Ciências da Comunicação pelo Programa de Pós-Graduação da ECA-USP. Integrante do Grupo de Estudos SemioData. Integrante da equipe editorial da Revista Semeiosis. Pesquisadora de Cultura, Big Data e Epistemologia do Sul. Especialista em Mídia, Informação e Cultura pelo Centro de Estudos Latino Americanos sobre Cultura e Comunicação da ECA-USP. Extensão universitária em Administração Pública da Cultura pela UFRGS. Bacharela e Licenciada em História pela Universidade de São Paulo.
Data/horário: 29/06/2023 - 19h00
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TÍTULO:
O fim da Serendipidade genuína na esfera da Cultura: A uniformização do consumo por meio da Inteligência Artificial
Resumo:
Este trabalho tem como objetivo geral refletir sobre a interação entre cultura e inteligência artificial em plataformas digitais. Buscaremos entender como essa plataformização interfere no consumo da arte musical, além de jogarmos luz sobre o possível falseamento da serendipidade por meio das usabilidades e consumo dos usuários nas playlists Daly Mix e Discover Weekly no aplicativo de áudio Spotify, em que os resultados da pesquisa nos mostraram que estes sistemas se beneficiaram dessas informações gerando uma retroalimentação de dados e mapeamento dos mesmos. A pesquisa aqui apresentada terá como base empírica por meio de uma análise crítica e teórica, de caráter híbrido, isto é, quali-quantitativa sobre a interação entre cultura, Inteligência Artificial (I.A) e seus
algoritmos de recomendação em plataformas culturais digitais.
Palavras-chave: Plataformização. Cultura. Serendipidade. Inteligência Artificial. Algoritmos
Autor: Vinicius Miranda David Paulino
Orientador: Prof. Dr. Vinicius Romanini
Avaliadora 01 - Profa. Dra. Marcia Pinheiro Ohlson
Bacharel em Administração pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul, mestre em Ciências da Comunicação pela Universidade de São Paulo e atualmente doutoranda nesta mesma instituição. Pesquisa a semiótica peirceana, epistemologia e teorias da comunicação e a utilização da tecnologia blockchain no jornalismo e nas redes sociais digitais.
Avaliadora 02 - Profa. Ms. Renata Lipia Lima
Mestra em Ciências da Comunicação pelo Programa de Pós-Graduação da ECA-USP. Integrante do Grupo de Estudos SemioData. Integrante da equipe editorial da Revista Semeiosis. Pesquisadora de Cultura, Big Data e Epistemologia do Sul. Especialista em Mídia, Informação e Cultura pelo Centro de Estudos Latino Americanos sobre Cultura e Comunicação da ECA-USP. Extensão universitária em Administração Pública da Cultura pela UFRGS. Bacharela e Licenciada em História pela Universidade de São Paulo.
Data/horário: 29/06/2023 - 19h30
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TÍTULO:
Correspondentes digitais: o viral como valor-notícia
Resumo:
O presente artigo tem como objetivo refletir o impacto da produção e compartilhamento de conteúdo nas redes sociais à medida que os fenômenos ‘virais’, mídias comumente denominadas assim por atingirem grande número de propagação, trazem novas perspectivas ao jornalismo. A partir do conceito de ‘valor-notícia’, sob as perspectivas de Nelson Traquina e Mauro Wolf, e com recorte no telejornalismo brasileiro, há a proposição do vídeo ‘viral’ como valor incipiente em reportagens. São revisitados os conceitos de ‘jornalismo participativo’ e da ‘cultura da convergência’ (Jenkins). Para observar o efeito, há a análise da cobertura dos principais jornais televisivos acerca de uma denúncia de racismo em uma loja de departamento carioca em 2022 postada no Twitter.
Autor: Felipe Augusto Rodrigues Pereira Vidal
Orientador: Prof. Dr. Vinicius Romanini
Avaliadora 01 - Profa. Dra. Marcia Pinheiro Ohlson
Bacharel em Administração pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul, mestre em Ciências da Comunicação pela Universidade de São Paulo e atualmente doutoranda nesta mesma instituição. Pesquisa a semiótica peirceana, epistemologia e teorias da comunicação e a utilização da tecnologia blockchain no jornalismo e nas redes sociais digitais.
Avaliadora 02 - Profa. Ms. Renata Lipia Lima
Mestra em Ciências da Comunicação pelo Programa de Pós-Graduação da ECA-USP. Integrante do Grupo de Estudos SemioData. Integrante da equipe editorial da Revista Semeiosis. Pesquisadora de Cultura, Big Data e Epistemologia do Sul. Especialista em Mídia, Informação e Cultura pelo Centro de Estudos Latino Americanos sobre Cultura e Comunicação da ECA-USP. Extensão universitária em Administração Pública da Cultura pela UFRGS. Bacharela e Licenciada em História pela Universidade de São Paulo.
Data/horário: 29/06/2023 - 20h00
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