TÍTULO: 

Mulheres e palhaçaria: entre o apagamento histórico e a contestação

Resumo:

A partir de uma investigação sobre o lugar das mulheres na história do circo brasileiro, feito com base no livro Centro de Memória do Circo, este artigo tem por objetivo questionar a ausência de mulheres na palhaçaria antes de 1980, década que marca o surgimento das escolas de circo e de oficinas abertas de palhaçaria. Em seguida, com base em entrevistas realizadas com pesquisadoras e artistas circenses, apresenta-se uma análise de como as mulheres passam a conquistar um lugar nesta expressão artística e a questionar as referências tradicionais, criando (e também contestando) novos conceitos como palhaçaria feminina e palhaçaria feminista.

Palavras-chave: circo, palhaçaria, feminino, feminismo, gênero


Autora: Andrezza Angélica Lima

Orientadora: Prof. Dra. Juliana Michelli

Avaliadora 01 - Profa. Dra. Sabrina Paixão

Doutoranda pela FEUSP na linha de pesquisa Cultura, Filosofia e História da Educação. Mestra pela mesma instituição com a dissertação "Nas trilhas do herói: Histórias em Quadrinhos & Itinerários de Formação". Bacharela e Licenciada em Histór (USP). Integrante do lab_arte (laboratório experimental de arte-educação & cultura) e do GEIFEC (Grupo de Estudos sobre Itinerários de Formação em Educação e Cultura) ambos da FEUSP. Pesquisadora do Centro de Pesquisa e Formação do Sesc SP.

Avaliadora 02  - Profa. Grácia Lopes

Licenciada em Letras pela Faculdade Nossa Senhora Medianeira. Mestra em Ciências da Comunicação pela Universidade de São Paulo. Doutora em Educação pela Universidade de São Paulo. Sócia-fundadora do Instituto GENS de Educação e Cultura, especializado, desde 1988, em assessoria e consultoria para formação continuada de professores e implantação de Programas de Educomunicação em espaços formais e não formais de educação. Idealizadora, em 1995, do “Cala-boca já morreu - porque nós também temos o que dizer” - Projeto de Educação pelos Meios de Comunicação, ilustração do direito de criança não só receber, mas produzir comunicação, defendidos no ECA e na Convenção sobre os direitos da criança. No terceiro setor, desde 2010, é corresponsável pelo Trecho 2.8 ? criação e pesquisa em comunicação - um projeto de educação, cultura e arte, realizado com adultos em situação de alta vulnerabilidade social na cidade de São Paulo.

Data/horário:  30/06/2023 - 18h00

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TÍTULO: 

Fascínio pelo macabro: como as narrativas em podcasts de true crime encantam as pessoas

Resumo:

No Brasil, houve um aumento de 52% no consumo de podcasts de true crime em 2022 em relação a 2021, de acordo com dados do Spotify. A hipótese levantada neste artigo é de que esse crescimento está ligado intimamente à narratividade e riqueza de detalhes ao contar essas histórias. Para testá-la, fizemos a análise do roteiro do 25º episódio do podcast Modus Operandi, intitulado “Canibais de Garanhuns: um triângulo amoroso e mortal”, buscando relacioná-lo às 10 bases filosóficas do jornalismo literário propostas por Edvaldo Pereira Lima, que tem a humanização como um ponto focal.

Palavras-chave: Alzira Rufino; Coletivo de Mulheres Negras da Baixada Santista; Casa de Cultura da Mulher Negra; Mulheres Negras; Movimentos de Mulheres; Movimento Negro.


Autor: Guilherme Moura Ferreira

Orientadora: Prof. Dra. Juliana Michelli

Avaliadora 01 - Profa. Dra. Sabrina Paixão

Doutoranda pela FEUSP na linha de pesquisa Cultura, Filosofia e História da Educação. Mestra pela mesma instituição com a dissertação "Nas trilhas do herói: Histórias em Quadrinhos & Itinerários de Formação". Bacharela e Licenciada em Histór (USP). Integrante do lab_arte (laboratório experimental de arte-educação & cultura) e do GEIFEC (Grupo de Estudos sobre Itinerários de Formação em Educação e Cultura) ambos da FEUSP. Pesquisadora do Centro de Pesquisa e Formação do Sesc SP.

Avaliadora 02  - Profa. Grácia Lopes

Licenciada em Letras pela Faculdade Nossa Senhora Medianeira. Mestra em Ciências da Comunicação pela Universidade de São Paulo. Doutora em Educação pela Universidade de São Paulo. Sócia-fundadora do Instituto GENS de Educação e Cultura, especializado, desde 1988, em assessoria e consultoria para formação continuada de professores e implantação de Programas de Educomunicação em espaços formais e não formais de educação. Idealizadora, em 1995, do “Cala-boca já morreu - porque nós também temos o que dizer” - Projeto de Educação pelos Meios de Comunicação, ilustração do direito de criança não só receber, mas produzir comunicação, defendidos no ECA e na Convenção sobre os direitos da criança. No terceiro setor, desde 2010, é corresponsável pelo Trecho 2.8 ? criação e pesquisa em comunicação - um projeto de educação, cultura e arte, realizado com adultos em situação de alta vulnerabilidade social na cidade de São Paulo.

Data/horário:  30/06/2023 - 18h00

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TÍTULO: 

A influência formativa da obra Harry Potter no público leitor e seus reflexos


Resumo:

Este artigo tem por objetivo estudar os aspectos formativos, sobretudo os sócio-políticos, da obra Harry Potter. Para isso, de início, foi realizado um levantamento bibliográfico sobre a arte, em seu caráter formativo, reflexivo, de entretenimento e de produto da indústria cultural. Depois, foram realizadas entrevistas com o público leitor da obra. Por fim, foi desenvolvida análise dos resultados obtidos pela pesquisa com o público, associando-os a trechos da obra. Sugere-se, com essa pesquisa, que a obra desenvolve caráter formativo, incentivando o questionamento e abrindo espaço à formação de opiniões e associações com o real.

Palavras-chave: Harry Potter, arte, sensível, Brasil, sociopolítica


Autora: Jéssica Talita Jurgensen Vaz

Orientadora: Prof. Dra. Juliana Michelli

Avaliadora 01 - Profa. Dra. Sabrina Paixão

Doutoranda pela FEUSP na linha de pesquisa Cultura, Filosofia e História da Educação. Mestra pela mesma instituição com a dissertação "Nas trilhas do herói: Histórias em Quadrinhos & Itinerários de Formação". Bacharela e Licenciada em Histór (USP). Integrante do lab_arte (laboratório experimental de arte-educação & cultura) e do GEIFEC (Grupo de Estudos sobre Itinerários de Formação em Educação e Cultura) ambos da FEUSP. Pesquisadora do Centro de Pesquisa e Formação do Sesc SP.

Avaliadora 02  - Profa. Grácia Lopes

Licenciada em Letras pela Faculdade Nossa Senhora Medianeira. Mestra em Ciências da Comunicação pela Universidade de São Paulo. Doutora em Educação pela Universidade de São Paulo. Sócia-fundadora do Instituto GENS de Educação e Cultura, especializado, desde 1988, em assessoria e consultoria para formação continuada de professores e implantação de Programas de Educomunicação em espaços formais e não formais de educação. Idealizadora, em 1995, do “Cala-boca já morreu - porque nós também temos o que dizer” - Projeto de Educação pelos Meios de Comunicação, ilustração do direito de criança não só receber, mas produzir comunicação, defendidos no ECA e na Convenção sobre os direitos da criança. No terceiro setor, desde 2010, é corresponsável pelo Trecho 2.8 ? criação e pesquisa em comunicação - um projeto de educação, cultura e arte, realizado com adultos em situação de alta vulnerabilidade social na cidade de São Paulo.

Data/horário:  30/06/2023 - 18h00

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TÍTULO: 

Diretrizes metodológicas para o estudo da recepção do melodrama na América Latina


Resumo:

O artigo mapeia de que maneira tem sido pesquisada a recepção do melodrama na América Latina, por meio da telenovela brasileira com o objetivo de formular diretrizes metodológicas e auxiliar futuros estudos. A pesquisa foi realizada com base na leitura de três dissertações de Mestrado e duas teses de Doutorado desenvolvidas entre 1996 e 2018 nos Programas de Pós-Graduação em Comunicação de instituições de ensino superior do Brasil. A metodologia da pesquisa se baseou nos pressupostos do Modelo Metodológico da pesquisa empírica em Comunicação proposto por Lopes (2014), que divide a investigação em fases e níveis, possibilitando assim a desconstrução dos trabalhos. Os dados obtidos foram analisados com base na abordagem das mediações (MARTÍN-BARBERO, 2002; 1997). A manipulação sistemática do corpus permitiu a elaboração de cinco diretrizes metodológicas.

Palavras-chave: Melodrama. Recepção. América Latina. Metodologia.


Autor: Lucas Pires de Oliveira

Orientadora: Prof. Dra. Juliana Michelli

Avaliadora 01 - Profa. Dra. Sabrina Paixão

Doutoranda pela FEUSP na linha de pesquisa Cultura, Filosofia e História da Educação. Mestra pela mesma instituição com a dissertação "Nas trilhas do herói: Histórias em Quadrinhos & Itinerários de Formação". Bacharela e Licenciada em Histór (USP). Integrante do lab_arte (laboratório experimental de arte-educação & cultura) e do GEIFEC (Grupo de Estudos sobre Itinerários de Formação em Educação e Cultura) ambos da FEUSP. Pesquisadora do Centro de Pesquisa e Formação do Sesc SP.

Avaliadora 02  - Profa. Grácia Lopes


Licenciada em Letras pela Faculdade Nossa Senhora Medianeira. Mestra em Ciências da Comunicação pela Universidade de São Paulo. Doutora em Educação pela Universidade de São Paulo. Sócia-fundadora do Instituto GENS de Educação e Cultura, especializado, desde 1988, em assessoria e consultoria para formação continuada de professores e implantação de Programas de Educomunicação em espaços formais e não formais de educação. Idealizadora, em 1995, do “Cala-boca já morreu - porque nós também temos o que dizer” - Projeto de Educação pelos Meios de Comunicação, ilustração do direito de criança não só receber, mas produzir comunicação, defendidos no ECA e na Convenção sobre os direitos da criança. No terceiro setor, desde 2010, é corresponsável pelo Trecho 2.8 ? criação e pesquisa em comunicação - um projeto de educação, cultura e arte, realizado com adultos em situação de alta vulnerabilidade social na cidade de São Paulo.

Data/horário:  30/06/2023 - 18h00

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TÍTULO: 

"Que Deus tenha misericórdia dessa nação": funções das vírgulas sonoras no podcast Medo e Delírio em Brasília


Resumo:

O artigo tem por objetivo compreender o uso e elencar as funções das vírgulas sonoras – efeito de som formado pela reprodução de palavras ou sentenças retiradas de contexto original e inseridas em novo contexto. O objeto de estudo foi um episódio do podcast Medo e Delírio em Brasília, transcrito na íntegra para mapeamento das vírgulas sonoras. A pesquisa contou com entrevistas feitas com criadores do podcast. O artigo sugere que as vírgulas sonoras ocupam cinco funções principais no episódio mencionado e conclui que o efeito traduz a intencionalidade dos produtores e torna os episódios fluidos aos ouvintes.

Palavras-chave: Melodrama. Recepção. América Latina. Metodologia.


Autor: Luccas Gargiulo Balacci

Orientadora: Prof. Dra. Juliana Michelli

Avaliadora 01 - Profa. Dra. Sabrina Paixão

Doutoranda pela FEUSP na linha de pesquisa Cultura, Filosofia e História da Educação. Mestra pela mesma instituição com a dissertação "Nas trilhas do herói: Histórias em Quadrinhos & Itinerários de Formação". Bacharela e Licenciada em Histór (USP). Integrante do lab_arte (laboratório experimental de arte-educação & cultura) e do GEIFEC (Grupo de Estudos sobre Itinerários de Formação em Educação e Cultura) ambos da FEUSP. Pesquisadora do Centro de Pesquisa e Formação do Sesc SP.

Avaliadora 02  - Profa. Grácia Lopes

Licenciada em Letras pela Faculdade Nossa Senhora Medianeira. Mestra em Ciências da Comunicação pela Universidade de São Paulo. Doutora em Educação pela Universidade de São Paulo. Sócia-fundadora do Instituto GENS de Educação e Cultura, especializado, desde 1988, em assessoria e consultoria para formação continuada de professores e implantação de Programas de Educomunicação em espaços formais e não formais de educação. Idealizadora, em 1995, do “Cala-boca já morreu - porque nós também temos o que dizer” - Projeto de Educação pelos Meios de Comunicação, ilustração do direito de criança não só receber, mas produzir comunicação, defendidos no ECA e na Convenção sobre os direitos da criança. No terceiro setor, desde 2010, é corresponsável pelo Trecho 2.8 ? criação e pesquisa em comunicação - um projeto de educação, cultura e arte, realizado com adultos em situação de alta vulnerabilidade social na cidade de São Paulo.

Data/horário:  30/06/2023 - 18h00

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Última atualização: quinta-feira, 29 jun. 2023, 20:40