TÍTULO: 

As expressões do pêndulo do trabalho: entre a visibilidade nas redes sociais e o quiet quitting, qual é o lugar do trabalhador?

Resumo:

A presente pesquisa aborda, por meio da análise do discurso, aspectos sobre a produção de conteúdo de trabalhadores no LinkedIn e no Reddit. Fundamentando-se nos estudos de visibilidade e performance (SIBILIA, 2016), de vigilância, tecnologia e subjetividade (BRUNO, 2013), de comunicação e cultura digital (KARHAWI, 2020) e das transformações do mundo do trabalho (ANTUNES, 2015), busca-se entender em que medida a gestão de visibilidade no LinkedIn promove mobilidade social e estabelece novas sociabilidades, ao passo que no Reddit, investigam-se as características dos sujeitos que performam expressões relacionadas ao quiet quitting. Compreendeu-se aspectos como fortalecimento da imagem pessoal, de um lado, e produção de discurso apartado da norma como estratégia para construção de si mesmo, de outro.

Palavras-chave: LinkedIn, Reddit, trabalho, quiet quitting, redes sociais.


Autora: Amanda Daniela de Souza

Orientadora: Prof. Dra. Issaaf Karhawi

Avaliadora 01 - Profa. Ms. Ana Luiza Figueiredo




Avaliador 02  - Prof. Dr. Tomaz Penner

Publicitário, Doutor em Ciências da Comunicação e pesquisador na USP. Foi pesquisador visitante na Universidade do Texas em Austin (Estados Unidos). Atualmente, é Business Partner de Comunicação na área de Relacionamento Institucional do Insper - Instituto de Ensino e Pesquisa.


Data/horário:  29/06/2023 - 19h00

meet

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 TÍTULO: 

MEME: A PAUTA JORNALÍSTICA NA ERA DIGITAL PELO PODCAST “ALÉM DO MEME

Resumo:

A pesquisa, na busca pelo entendimento da relação entre jornalismo e valor-notícia a partir dos memes, analisou o programa de podcast “Além do Meme”, produzido pelo jornalista Chico Felitti. Para isso, por meio da triangulação metodológica, focou no episódio denominado “Bota Pó” com o objetivo de identificar frentes da estrutura básica do jornalismo, conhecida como lead, na forma como o profissional narra a história e quais fatores o levaram a contá-la e a importância para a área de trabalho. Como resultado, a análise destaca a decisão editorial do profissional como parte das mudanças do interesse público, assim como frisa ser uma nova forma de validar personagens para além de situações humorísticas ou cômicas, comumente atreladas às pessoas memes.

Palavras-chave: jornalismo, memes, lead


Autor: Wellington Deziderio Torres

Orientadora: Prof. Dra. Issaaf Karhawi

Avaliadora 01 - Profa. Ms. Ana Luiza Figueiredo




Avaliador 02  - Prof. Dr. Tomaz Penner

Publicitário, Doutor em Ciências da Comunicação e pesquisador na USP. Foi pesquisador visitante na Universidade do Texas em Austin (Estados Unidos). Atualmente, é Business Partner de Comunicação na área de Relacionamento Institucional do Insper - Instituto de Ensino e Pesquisa.


Data/horário:  29/06/2022 - 19h30

meet

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TÍTULO: 

O Instagram como ferramenta de disseminação sobre a cultura alimentar dos povos indígenas: Um estudo de caso o Tukumã Pataxó

Resumo:

O seguinte projeto de conclusão de curso, da pós-graduação de “Mídia, Informação e Cultura” tem o objeto de pesquisa o perfil do influenciador digital, Tukumã Pataxó, um indígena que utiliza as redes sociais com um espaço de ativismo tratar de assuntos voltados a causa indígena e para romper estereótipos sociais pré-estabelecidos pela sociedade. O objetivo principal desta pesquisa é: compreender como os influenciadores digitais indígenas conseguem criar narrativas que sejam capazes de engajar o seu público alvo e criar um espaço de conscientização sobre a pauta indígena; e analisar o seu perfil no Instagram. A metodologia para a aplicação deste trabalho será de forma qualitativa, juntamente com o estudo de caso.

Palavras-chave: Instagram, Culinária, Povos Indígenas, Ativismo, Influenciadores Digitais


Autora: Paolla Yoshie Guedes Morita

Orientadora: Prof. Dra. Issaaf Karhawi

Avaliadora 01 - Profa. Ms. Ana Luiza Figueiredo




Avaliador 02  - Prof. Dr. Tomaz Penner

Publicitário, Doutor em Ciências da Comunicação e pesquisador na USP. Foi pesquisador visitante na Universidade do Texas em Austin (Estados Unidos). Atualmente, é Business Partner de Comunicação na área de Relacionamento Institucional do Insper - Instituto de Ensino e Pesquisa.


Data/horário:  29/06/2023 - 20h00

meet

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TÍTULO: 

Professores influenciadores: Impacto do conteúdo para pré-vestibulandos


Resumo:

Este projeto tem como objeto de estudo o conteúdo veiculado nas redes sociais por dois professores de língua portuguesa que assumiram papéis de protagonismo, tornando-se assim influencers no nicho da educação. São eles: Noslen Borges e Jana Rabelo. Através de uma análise das publicações veiculadas durante o período de um ano no Instagram deles, busca-se mapear o conteúdo produzido e, a partir disso, compreender seu impacto para o estudo de vestibulandos, considerando as redes sociais como uma possível ferramenta de aprendizado. Também serão realizadas entrevistas com usuários selecionados a partir dos comentários, que se encaixem no perfil escolhido, com o intuito de melhor compreender o comportamento desses indivíduos no que diz respeito às suas práticas de estudo.

Palavras-chave: Professores influenciadores, educação digital, redes sociais, pré-vestibulandos, educação não-formal.


Autora: Kátia Thaís Appolinário dos Santos

Orientadora: Prof. Dra. Issaaf Karhawi

Avaliadora 01 - Profa. Ms. Ana Carolina dos Reis

Doutoranda em Estudos da Mídia no PPgEM da Universidade Federal do Rio Grande do Norte, mestra em Comunicação no PPGCOM da Universidade Federal do Piauí e formada em Comunicação Social com habilitação em Jornalismo pelo CEUT.


Avaliador 02  - Profa. Dra. Bianca Marder Dreyer

Bianca Marder Dreyer é graduada em Relações Públicas, mestre e doutora em Ciências da Comunicação pela ECA-USP. É diretora/fundadora da Relatio, empresa que atua com Gestão Integrada de Negócios e Relações Públicas para o setor público; é pesquisadora, professora de pós-graduação e palestrante; faz parte também do grupo de pesquisa Com+ da ECA/USP; É autora de diversos artigos e de dois livros: Relações Públicas na Contemporaneidade: contexto, modelos e estratégias (Summus, 2017) e Teoria e Prática de Relações Públicas: uma metodologia para diagnosticar, construir e obter resultados com os relacionamentos (Summus, 2021). É também organizadora do livro Comunicação Organizacional: práticas, desafios e perspectivas digitais (Summus, 2021).


Data/horário:  30/06/2023 - 19h00

Zoom

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TÍTULO: 

Nutricionistas no Instagram: estudo de caso sobre a influenciadora digital Amanda Araújo


Resumo:

O presente estudo tem o objetivo de entender as mudanças geradas pela tecnologia e pelo surgimento dos influenciadores digitais no mercado da nutrição. Como também avaliar a necessidade de ser profissional e ao mesmo tempo se envolver em práticas e “influência digital” dentro da sua área de atuação, mostrando a importância da mesma principalmente no tocante saúde e bons hábitos. A metodologia aplicada foi um estudo bibliográfico e uma análise de conteúdo de uma página da rede social Instagram da nutricionista Amada Araújo. Os resultados apresentados correspondem ao objetivo do trabalho e mostram o engajamento que a profissional tem nas redes sociais através de seus posts e reels publicados diariamente atingindo mais de 40 mil visualizações em um único vídeo curto. A conclusão sintetiza a força das mídias para uma sociedade cada dia mais conectada e mais consumista, trouxe à tona os conceitos de convergência, como também o papel dos influenciadores nas mídias e dos profissionais de nutrição que se afirmam também dentro desse conceito, estendendo seus consultórios as redes sociais.

Palavras-chave: Amadores. Convergência. Influenciadores. Internet. Mídia.


Autora: Karina de Azevedo Pauletto

Orientadora: Prof. Dra. Issaaf Karhawi

Avaliadora 01 - Profa. Ms. Ana Carolina dos Reis

Doutoranda em Estudos da Mídia no PPgEM da Universidade Federal do Rio Grande do Norte, mestra em Comunicação no PPGCOM da Universidade Federal do Piauí e formada em Comunicação Social com habilitação em Jornalismo pelo CEUT.


Avaliador 02  - Profa. Dra. Bianca Marder Dreyer

Bianca Marder Dreyer é graduada em Relações Públicas, mestre e doutora em Ciências da Comunicação pela ECA-USP. É diretora/fundadora da Relatio, empresa que atua com Gestão Integrada de Negócios e Relações Públicas para o setor público; é pesquisadora, professora de pós-graduação e palestrante; faz parte também do grupo de pesquisa Com+ da ECA/USP; É autora de diversos artigos e de dois livros: Relações Públicas na Contemporaneidade: contexto, modelos e estratégias (Summus, 2017) e Teoria e Prática de Relações Públicas: uma metodologia para diagnosticar, construir e obter resultados com os relacionamentos (Summus, 2021). É também organizadora do livro Comunicação Organizacional: práticas, desafios e perspectivas digitais (Summus, 2021).


Data/horário:  30/06/2023 - 19h30

Zoom

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TÍTULO: 

Influenciadores e representatividade minoritária nos jogos digitais


Resumo:

Este artigo tem o objetivo de identificar o perfil e as estratégias de influenciadores minoritários LGBTQIA+ no universo dos jogos digitais no Brasil. A análise desenvolvida ao longo do artigo se interessa pela história dos jogos digitais; pelas problemáticas de inclusão; pelas transformações sociais à origem do conceito de influenciadores digitais e como estes últimos se relacionam com os streamers de jogos na contemporaneidade. A pesquisa aborda uma perspectiva que investiga a pluralidade e a diversidade de públicos e de produtores de conteúdo no setor de games.

Palavras-chave: Cristianismo. Influenciadores. Redes Sociais Digitais. Política.


Autora: Marília Bellio do Nascimento

Orientadora: Prof. Dra. Issaaf Karhawi

Avaliadora 01 - Profa. Ms. Ana Carolina dos Reis

Doutoranda em Estudos da Mídia no PPgEM da Universidade Federal do Rio Grande do Norte, mestra em Comunicação no PPGCOM da Universidade Federal do Piauí e formada em Comunicação Social com habilitação em Jornalismo pelo CEUT.

Avaliador 02  - Prof. Dr. Anderson Lopes

Doutor em Ciências da Comunicação pela Universidade de São Paulo. Pesquisador do Grupo de Pesquisa Linguagens e Discursos nos Meios de Comunicação (GELiDis), vinculado à USP/CNPq, e do Núcleo de Estudos em Ficção Seriada e Audiovisualidades (NEFICS), vinculado à UFPR/CNPq. Membro da Rede Obitel Brasil (Equipe UFPR/Unisa). Orcid: https://orcid.org/0000-0002-4865-4201. E-mail: anderlopps@gmail.com .


Data/horário:  30/06/2023 - 20h30

Zoom

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TÍTULO: 

A OPINIÃO POLÍTICA DE INFLUENCIADORES DA FÉ NAS ELEIÇÕES 2022


Resumo:

A presença do cristianismo na sociedade brasileira é ampla e tem gerado debates sobre a influência em eleições nos últimos anos. Para entender o panorama destas discussões, este trabalho analisa [IK1] como a opinião de influenciadores do cristianismo moderno, ou influenciadores da fé, tem influenciado em eleições presidenciais do Brasil. Através dos conteúdos publicados por Deive Leonardo e Yudi Tamashiro, líderes religiosos e com grande número de seguidores em suas redes sociais digitais, o objetivo é mostrar como têm se tornado importantes produtores da cultura com seus discursos e influências do espectro cristão e eleitoral no país.

Palavras-chave: Cristianismo. Influenciadores. Redes Sociais Digitais. Política.


Autor: Lucas Lissa de Oliveira

Orientadora: Prof. Dra. Issaaf Karhawi

Avaliadora 01 - Profa. Ms. Ana Carolina dos Reis

Doutoranda em Estudos da Mídia no PPgEM da Universidade Federal do Rio Grande do Norte, mestra em Comunicação no PPGCOM da Universidade Federal do Piauí e formada em Comunicação Social com habilitação em Jornalismo pelo CEUT.


Avaliador 02  - Prof. Dr. Anderson Lopes

Doutor em Ciências da Comunicação pela Universidade de São Paulo. Pesquisador do Grupo de Pesquisa Linguagens e Discursos nos Meios de Comunicação (GELiDis), vinculado à USP/CNPq, e do Núcleo de Estudos em Ficção Seriada e Audiovisualidades (NEFICS), vinculado à UFPR/CNPq. Membro da Rede Obitel Brasil (Equipe UFPR/Unisa). Orcid: https://orcid.org/0000-0002-4865-4201. E-mail: anderlopps@gmail.com .


Data/horário:  30/06/2023 - 21h00

Zoom

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Última atualização: quinta-feira, 29 jun. 2023, 20:47