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C

Componentes

Instancias específicas das mecânicas e dinâmicas no ambiente gamificado. Pode-se entender como os nomes da jogabilidade.


D

Design de jogo

Decidir o que um jogo vai fazer. 


Dinâmicas

Aspectos gerais que determinam como os usuários irão progredir no ambiente gamificado. Pode-se entender como a gramática da jogabilidade.


G

Gamificação.

Inserção de elementos de jogos em atividades não necessariamente lúdicas. 


M

Mecânicas

Elementos que promovem (motivam) a ação do usuário para progredir no ambiente gamificado. Pode-se entender como os verbos da jogabilidade.


N

Narrativa na Gamificação.

Narrativa é a estrutura que reúne elementos de jogo em um todo coerente, ela define:

● Aspetos do jogo que contam uma história

● Enredos no jogo – cadeias de eventos que explicam “o que acontece e porque isso

acontece no jogo”


P

Points-Badges-Leaderboards

Pontos - Emblemas  - Quadros de Lideres. Elementos de jogos que são inseridos em contextos de não jogos para incentivo ou desenvolvimento de atividades. 


R

Restrições na Gamificação

Responsáveis por limitar o alcance dos objetivos no jogo que promovem o desenvolvimento de estratégias para superar as limitações.