Pretende-se realizar a oferta on-line do curso de modo que professores de outras localidades, além da cidade e estado de São Paulo, tenham a oportunidade de participar reduzindo os custos de deslocamento físico até a Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo. Utilizando as potencialidades dos recursos tecnológicos digitais para ampliar a diversidade de participantes de diferentes contextos, de modo que viabilize a participação de professores em regiões remotas.
O uso dos recursos digitais possibilitará a participação de professores de diferentes localidades, neste caso em Angola, e poderá constituir uma comunidade de prática para a produção midiática no contexto educacional não presencial. Fortalecendo assim os professores em serviço visto que no contexto da pandemia essa temática se tornou um imperativo para a formação de professores.
Optou-se pelo Ensino a Distância (EaD) devido à flexibilidade e acessibilidade que essa modalidade oferece. Não obstante, fará com que os professores estudem em horários e locais convenientes, acomodando melhor suas responsabilidades pessoais e profissionais.
Ademais, o EaD eliminará a necessidade de deslocamento, o que poderá impactar na economia do tempo e de recursos financeiros. Tal flexibilidade é especialmente imprescindível para profissionais com horários irregulares ou que vivem em áreas remotas com acesso limitado a cursos presenciais.
Outra razão para escolher o ensino a distância é o acesso a uma ampla variedade de recursos e conteúdos online. Plataformas de EaD frequentemente oferecem materiais didáticos variados, como vídeos, podcasts, artigos e fóruns de discussão, que podem ser acessados a qualquer momento. Isso facilita a personalização do aprendizado, permitindo que os professores avancem no próprio ritmo e revisitem os conteúdos conforme necessário. Além disso, a possibilidade de interação virtual com instrutores e colegas, através de videoconferências e discussões online, proporciona um ambiente colaborativo, apesar da distância física.
Por último, a formação docente a distância surge como uma oportunidade valiosa para os educadores angolanos aprimorarem suas habilidades e conhecimentos, contornando as restrições temporais e geográficas dos cursos presenciais, especialmente considerando a escassez de recursos humanos com competências específicas em EaD no país. Nessa ótica, seria enriquecedor que os professores experimentassem a modalidade de ensino a distância, uma vez que, em um futuro próximo, deverão ministrar aulas neste formato.
O uso dos recursos digitais possibilitará a participação de professores de diferentes localidades, neste caso em Angola, e poderá constituir uma comunidade de prática para a produção midiática no contexto educacional não presencial. Fortalecendo assim os professores em serviço visto que no contexto da pandemia essa temática se tornou um imperativo para a formação de professores.
Optou-se pelo Ensino a Distância (EaD) devido à flexibilidade e acessibilidade que essa modalidade oferece. Não obstante, fará com que os professores estudem em horários e locais convenientes, acomodando melhor suas responsabilidades pessoais e profissionais.
Ademais, o EaD eliminará a necessidade de deslocamento, o que poderá impactar na economia do tempo e de recursos financeiros. Tal flexibilidade é especialmente imprescindível para profissionais com horários irregulares ou que vivem em áreas remotas com acesso limitado a cursos presenciais.
Outra razão para escolher o ensino a distância é o acesso a uma ampla variedade de recursos e conteúdos online. Plataformas de EaD frequentemente oferecem materiais didáticos variados, como vídeos, podcasts, artigos e fóruns de discussão, que podem ser acessados a qualquer momento. Isso facilita a personalização do aprendizado, permitindo que os professores avancem no próprio ritmo e revisitem os conteúdos conforme necessário. Além disso, a possibilidade de interação virtual com instrutores e colegas, através de videoconferências e discussões online, proporciona um ambiente colaborativo, apesar da distância física.
Por último, a formação docente a distância surge como uma oportunidade valiosa para os educadores angolanos aprimorarem suas habilidades e conhecimentos, contornando as restrições temporais e geográficas dos cursos presenciais, especialmente considerando a escassez de recursos humanos com competências específicas em EaD no país. Nessa ótica, seria enriquecedor que os professores experimentassem a modalidade de ensino a distância, uma vez que, em um futuro próximo, deverão ministrar aulas neste formato.
- Docente: Agnaldo Arroio
- Docente: Gilberto de Almeida Meireles Patrocínio
Curso Oficial PRCEU: Não