Programação

  • Informações gerais

    Com o objetivo de promover um ambiente acadêmico enriquecedor, que fomente a troca de conhecimentos, a inovação e o desenvolvimento profissional dos estudantes, o PPGEM realizará neste ano o "2º Congresso do Programa de Pós-graduação da Engenharia Mecânica da Escola Politécnica da USP". Este evento serve como uma plataforma para que os futuros mestres e doutores possam expor suas pesquisas, ideias e descobertas, não apenas para seus pares e professores, mas também para um público mais amplo, incluindo interessados da comunidade e de outras instituições.

    O congresso do PPGEM ocorrerá nos dias 5, 6 e 7 de junho de 2024.

    A participação dos alunos regulares é obrigatória e substitui o Relatório Anual de Atividades. A participação no congresso consiste em: 

    • Submissão de um resumo expandido de 1 página, escrita em português ou inglês (preferencialmente), sobre seu projeto de pesquisa. O orientador deverá revisar e aprovar o resumo antes da submissão. A submissão deverá ser feita de 10 a 30 de abril através do Moodle do Congresso.

    • Realização de apresentação oral ou pôster:

      • Apresentação oral de 15 minutos + 5 minutos de perguntas para os alunos que foram aprovados no exame de qualificação antes do dia 30 de março de 2024

      • Apresentação de pôster para os alunos que não realizaram ou não foram aprovados no exame de qualificação antes do 30 de março de 2024

    Dúvidas sobre o Congresso poderão ser enviadas para: ppgem@usp.br

  • Agenda do Congresso

    Faça o download do cronograma detalhado do CPPGEM!

    A imagem  apresenta o cronograma simplificado do CPPGEM


  • Palestras

  • Instruções para Pôster e Apresentação Oral

    Pôster

    • Requisitos

    Tamanho: folha A1 (84,1 cm x 59,4 cm).

    Impressão: o aluno é responsável por imprimir seu pôster.

    Material: livre (lona, vinil, papel, montado com diversas folhas A4, ou outro). Lembre que o pôster deverá ser pendurado em um cavalete.

    Fontes: livre (recomendamos que o tamanho seja adequado para que uma pessoa seja capaz de ler a 1,5m de distância)

    • Estrutura sugerida

    A estrutura e diagramação do pôster é livre. Um exemplo sugerido para estrutura é:

    • Cabeçalho: título, nomes dos autores, instituição
    • Introdução
    • Materiais e métodos
    • Resultados
    • Próximos passos
    • Referências


    Apresentação Oral

    • Requisitos

    Duração: 15 minutos + 5 minutos para perguntas

    Formato: Apresentação de slides 

  • Alunos ausentes

    Todos os alunos que não estarão presentes durante o congresso devem responder a esta enquete até dia 03/06/2024. Essa ausência deve ser previamente justificada e comunicada à organização.

    Alunos qualificados (apresentação oral)

    Os alunos qualificados que estarão ausentes devem fazer uma submissão de vídeo para substituir a apresentação oral.

    O vídeo deverá ter duração aproximada de 15 minutos.

    O aluno deve indicar uma pessoa apta a responder as eventuais perguntas da plateia, que possa estar presente no dia e horário atribuídos à apresentação.

    O vídeo deve ser submetido através de um link de vídeo do Youtube não listado. O link do vídeo deve ser informado na enquete abaixo.

    Alunos a qualificar (apresentação de pôster)

    Os alunos que não realizaram o exame de qualificação também devem preparar um pôster para ser exposto durante o congresso.

    O aluno deve indicar uma pessoa apta a apresentar o pôster, que possa estar presente no dia e horário atribuídos à apresentação.

  • Submissão do Abstract (Encerrado)

    Os alunos devem submeter um resumo expandido de 1 página, escrita em português ou inglês (preferencialmente), sobre seu projeto de pesquisa. O orientador deverá revisar e aprovar o resumo antes da submissão. 

    A submissão deverá ser feita de 10 a 30 de abril.

    O resumo deve ser desenvolvido obedecendo o template do Congresso. Os templates em MS Word e em LaTeX estão disponíveis nos links abaixo. O aluno deverá submeter a versão final do seu resumo em formato pdf.

    O aluno também deve responder a uma enquete antes de submeter o resumo. As respostas da enquete serão utilizadas para a definição da grade horária do evento. Sugerimos que o aluno converse com o orientador sobre a escolha de horários, caso ele queira assistir à apresentação.

    Os horários disponíveis para as apresentações orais e para os posters são apresentados a seguir (sujeito a alterações):

    Cronograma de horários disponíveis para apresentações