Curso: Excel para estudantes de nutrição | USP Extensão

  • Seja bem-vindo(a)!



    Estamos muito felizes com seu interesse no curso!

    O curso “Excel para Estudantes de Nutrição”, é desenhado pela Prof.ª Dra. Aline Martins de Carvalho, com as alunas de graduação em Nutrição da FSP/USP Daniela Amaral Costa e Isabela Gonçalves Camusso. 
    O material está disponível para todos, mesmo não-logados. Se quiser participar de algumas das atividades, crie uma conta e se inscreva (clique aqui para instruções).
    Este curso propõe introduzir aos alunos de Nutrição conhecimentos e ferramentas do Excel, desenvolvendo habilidades que permitam elaborar planilhas e fazer análise qualitativa de cardápios para coletividades, além do uso em diversas disciplinas e na prática profissional. 
    Esse é um curso livre, gratuito e auto-instrucional. Dessa forma, não há plantão de dúvidas nem formas assíncronas para fazer questionamentos.
    Para mais informações consulte o Manual do Aluno e o Vídeo Introdutório. 
    Bons Estudos!

  • Módulo 1
    I
    II
    Módulo 2
    I
    II
    Módulo 3
    I
    II
    Módulo 4
    I
    II
    Encerramento
    I
    II
    III
  • Módulo 1 - Básico (Teoria)

    Tabela de Informação Nutricional para Rótulo de Alimento

    Neste módulo abordaremos temas básicos do Excel, como a criação de pastas de trabalho, criação e formatação de tabelas. Além disso, será apresentado como utilizar e aplicar fórmulas básicas de matemática (soma, divisão e multiplicação). Ao final deste módulo, será criada uma tabela de informação nutricional para rótulos de alimentos

  • Módulo 1 - Básico (Prática)

    • Você deve enviar um arquivo (pasta de trabalho) do Excel contendo 2 planilhas: Planilha Rótulo e Cálculos.
      • Siga o passo a passo descrito no manual e nos vídeos para realizar o exercício. 
      • Utilize a TACO para obter a composição centesimal dos alimentos. 

      Para mais informações, consulte o Manual do Módulo 1.

      Renomeie o arquivo para nomecompleto_modulo1 


    • Receber uma nota

      Esse questionário é referente aos vídeos do módulo 1. Ele tem como objetivo fixar os conceitos mais importantes abordados nos vídeos. 

      Você terá apenas 1 tentativa e 15 minutos para responder, por isso, recomendamos assistir os vídeos antes de responder.  

  • Módulo 2 - Intermediário (Teoria)

    Planilha de Cardápio

    No Módulo 2 o aluno revisará alguns conteúdos aprendidos ao longo do curso sobre ficha técnica e para automatizar a obtenção de dados, aprenderá a utilizar a função PROCV. 

    Utilizaremos a TACO (Tabela Brasileira de Composição de Alimentos) desenvolvida pelo Nepa, como base de dados para obter a composição centesimal de cada alimento. E no final, vamos ver se o cardápio proposto está dentro das adequações nutricionais. 


  • Módulo 2 - Intermediário (Prática)

    • Baixe a planilha_modelo_modulo2 e realize as seguintes atividades: 

      1. Faça a ficha técnica de três preparações, utilizando as fórmulas apresentadas nos vídeos. 
      2. Confira se as preparações estão dentro da adequação nutricional recomendada. 

      Para mais informações, consulte o Manual do Módulo 2.

      Renomeie o arquivo para nomecompleto_modulo2 

    • Receber uma nota

      Esse questionário é referente aos vídeos do módulo 2. Ele tem como objetivo fixar os conceitos mais importantes abordados nos vídeos. 

      Você terá apenas 1 tentativa e 15 minutos para responder, por isso, recomendamos assistir os vídeos antes de responder.  


  • Módulo 3 - Gráficos (Teoria)

    Curva ABC

    Nesse módulo o aluno aprenderá a criar uma lista de compras a partir das fichas técnicas, e realizar uma Curva ABC dessa lista. 

    A Curva ABC demonstra quais alimentos representam um preço maior na compra. Ao final deste módulo, serão abordados dois estudos de casos, com o objetivo de criar gráficos de colunas e de pizza.


  • Módulo 3 - Gráficos (Prática)

    • Nesse exercício você deverá enviar duas pastas de trabalho: 

      1. Curva ABC
      1. Abra a planilha feita no módulo 2
      2. Crie mais uma aba com o nome de “Curva ABC"
      3. Passe a tabela presente na "planilha modelo da Curva ABC" para a aba criada. 
      4. Siga o passo a passo apresentado no Manual e no vídeo para construir uma Curva ABC das suas preparações. 

      Envie o arquivo renomeado para nomecompleto_modulo3.1.

      2. Gráficos 

      1.  Abra a "planilha modelo exercício 2 - módulo 3"
      2.  Com as informações das sobras, crie uma planilha com os valores da sobra de cada dia da semana, em seguida monte um gráfico de colunas comparando os valores de cada dia e o tipos de sobras.
      3.   Com as informações das saída Pratos Proteicos por Dia, construa dois gráficos de setores: um com o percentual de vendas e o outro com a saída de pratos proteicos. 
      4. Para mais informações, consulte as páginas 13-16 do manual do módulo 3. 

      Envie o arquivo renomeado para nomecompleto_modulo3.2.

    • Receber uma nota

      Esse questionário é referente aos vídeos do módulo 3. Ele tem como objetivo fixar os conceitos mais importantes abordados nos vídeos. 

      Você terá apenas 1 tentativa e 15 minutos para responder, por isso, recomendamos assistir os vídeos antes de responder. 


  • Módulo 4 - Dashboard (Teoria)

    Nesse módulo o aluno irá aprender a montar um painel dinâmico (Dashboard), com o objetivo de facilitar a visualização e o controle do Estoque seco de um restaurante. 

    Serão utilizadas algumas fórmulas, tabelas dinâmicas e gráficos. 

  • Módulo 4 - Dashboard (Prática)

    • Baixe a planilha modelo em anexo e realize a seguinte atividade: 

      •  Faça o Dashboard do Estoque Seco do restaurante de seu João. 

      Para mais informações, consulte o Manual do Módulo 4.

      Renomeie o arquivo para nomecompleto_modulo4 

      OBS: As datas de vencimento dos produtos são diferentes da planilha apresentada no vídeo, por isso o seu Dashboard não ficará exatamente igual ao apresentado nos vídeos. 


    • Receber uma nota

      Esse questionário é referente aos vídeos do módulo 4. Ele tem como objetivo fixar os conceitos mais importantes abordados nos vídeos. 

      Você terá 1 tentativa, com tempo ilimitado para responder, por isso, recomendamos assistir os vídeos antes de responder.  


  • Respostas

  • Progresso