Programação

  • 📜 Descrição da atividade e conteúdo programático

    Nesta oficina discutiremos o conceito de “professor modelo”, ou seja, aquele ou aquela que influi sobre a aquisição de atributos de profissionalismo e de identidade profissional dos seus estudantes.

    Serão também discutidas as características que determinam o papel exemplar do professor, incluindo aqueles necessários no contexto de uma sociedade em formação.

    Também serão abordadas eventuais medidas para que as escolas disponham de predomínio de bons modelos no seu corpo docente.

    Conteúdo programático:

    • Conceito de professor modelo (“role model”)
    • Importância dos modelos na educação nas profissões da saúde
    • Características desejáveis em um modelo
    • Características indesejáveis em um modelo
    • Novos atributos desejáveis em uma sociedade em transformação
    • Medidas para que as instituições disponham de predomínio de bons modelos em seu corpo docente


  • 🎯 Objetivos de aprendizagem

    Ao término da oficina, o (a) s participantes deverão ser capazes de:

    • entender o conceito de “professor (a) modelo”,
    • listar os tipos de influências que podem exercer sobre os seus estudantes,
    • citar as características pessoais e profissionais que determinam um bom modelo e aquelas que definiriam um mau modelo.

    Os participantes deverão, também, ser capazes de:

    • entender que, em uma sociedade em transformação, com a necessidade de inclusão das pessoas que tem atributos próprios das várias diversidades, o (a)s modelos tem papel de especial relevância.

    Adicionalmente, o (a) s participantes deverão estar aptos para:

    • entender o papel das normas institucionais na admissão e manutenção de docentes que possam atuar como bons modelos para os seus estudantes.


  • 📚 Bibliografia recomendada

    Silva LC, Colares MFA, Panúncio-Pinto MP, Troncon LEA, O professor como modelo aos seus estudantes: perspectivas da área da saúde. Sci Med. 2019; 29 (4):e35862. https://doi.org/10.15448/1980-6108.2019.4.35862

    Silva LC, Troncon LEA & Panúncio-Pinto MP. Perceptions of occupational therapy students and clinical tutors on the attributes of a good role model, Scandinavian Journal of Occupational Therapy, 2018 ; 26 (4): 283-293. https://doi.org/10.1080/11038128.2018.1508495

    Passi V, Johnson N. The impact of positive doctor role modeling. Med Teach. 2016;38(11):1139-45. http://dx.doi.org/10.3109/0142159X.2016.1170780

    Passi V, Johnson S, Peile E, Wright S, Hafferty F, Johnson N. Doctor role modeling in medical education: BEME Guide No. 27. Med Teach. 2013;35(9):e1422-36. http://dx.doi.org/10.3109/0142159X.2013.806982