Curso CAE-AAPAV-18
Programação
-
Sejam bem-vindos(as) ao seu Ambiente de Treinamento!
Este é um espaço para treinamento e desenvolvimento do Projeto Final da disciplina AAPAV. Aqui, vocês têm papel de Docente e poderão explorar todos os recursos disponíveis na plataforma Moodle da USP para o seu projeto Final.
Há vários Formatos de Curso disponíveis nesta plataforma. Vocês podem utilizar o formato que for mais apropriado para o tipo de curso que pretendem oferecer no seu Projeto Final. Este aqui é só um exemplo e não precisa ser o formato do seu projeto final.
-
-
-
Que tal testar o que você aprendeu sobre metas de compreensão nessa cruzadinha?
-
-
Para realizar essa atividade leiam a parte do texto dedicada ao 3º elemento do marco.
Esta é uma atividade dedicada a realização de um Fórum com base em questões reflexivas específicas e comentários nas postagens de no mínimo 3 colegas.
Analise o desempenho de compreensão proposto a seguir e responda:
1-Os Desempenhos de compreensão foram explicitados?
2-Os desempenhos propostos ajudarão efetivamente o(s) professor(es) a avaliar(em) a compreensão dos alunos?
3-Há relação entre os desempenhos propostos e as metas estabelecidas? Além disso, os desempenhos propostos auxiliarão os alunos a compreenderem mais, ou seja, a avançarem em suas compreensões?
Desempenho para o Fórum:
Este é o material que deve ser analisado e discutido no Fórum.
LEITURA FÍLMICA – VIDA DE INSETO
Para ampliarmos ainda mais as reflexões acerca das questões ambientais, assista ao filme “Vida de Inseto” e responda as questões proposta.
Leia as informações gerais e as instruções com cuidado. Elas vão orientá-lo na resolução deste instrumento.
- Esta atividade deve ser desenvolvida em grupos.
- Registre suas respostas com caneta de tinta azul ou preta.
- A equipe poderá usar os livros de Ciências para consulta
Informações gerais
- O valor total desta atividade é de 2,0 (dois) pontos.
- Para o desenvolvimento dos trabalhos serão disponibilizadas aulas de Ciências
Tópico Gerador: Ameaça ambiental
Metas de Compreensão:
Espera-se que o aluno compreenda
- como reconhecer em um filme com história fictícia, aspectos essenciais das relações ecológicas que determinam o equilíbrio ambiental nos diversos ambientes;
- que as relações existentes entre os seres vivos são importantes para a sobrevivência e perpetuação das espécies;
- como o nicho ecológico e as características dos seres vivos permitem estabelecer seu caminho evolutivo e sua importância ecológica.
Conteúdo:
O filme “Vida de Inseto” apresenta a história de um formigueiro que todo ano sofre as ameaças de gafanhotos, liderados pelo mau-caráter Hopper, que “exigem” uma parte dos alimentos coletados arduamente pela colônia.(http://saladadecinema.com.br/2014/05/25/filmografia-pixar-vida-de-inseto/)
Para expulsar esses “folgados”, a colônia exige que Flik, uma formiga macho, saia à procura de insetos maiores para salvá-los. É nessa busca que Flik conhece o mal-humorado Francis (uma joaninha MACHO) e a trupe de um circo fracassado. Entre os novos amigos há o líder Many, um louva-a-Deus, Heimlich, uma larva de borboleta e Rose, uma viúva-negra (ATENÇÃO: não é inseto, mas sim, uma aranha).
Desempenhos de Compreensão
1º Desempenho de compreensão
- Assista ao filme “VIDA DE INSETO” registrando as informações que dizem respeito às metas de compreensão explicitadas acima.
2º Desempenho de compreensão
- A turma deve ser dividida em 4 equipes.
- Cada equipe dará enfoque a um conteúdo específico, conforme o quadro indicativo abaixo:
Equipe 1
Equipe 2
Equipe 3
Equipe 4
Tema
Quais aspectos são fundamentais para determinar e manter o equilíbrio ambiental? Explique.
Como as relações ecológicas (harmônicas e desarmônicas) podem interferir na sobrevivência das espécies?
Quais os nichos ecológicos são essenciais para a manutenção do equilíbrio ambiental? Explique.
Como são classificados os seres vivos que aparecem no filme? Quais as suas principais características?
- Para a resolução dos questionamentos apresentados no quadro, usem as informações registradas durante a execução do filme e os seus livros.
3º Desempenho de compreensão
- Montar uma apresentação oral para informar à turma quais as conclusões construídas pelo grupo.
- Todos os alunos da equipe devem participar da apresentação.
- Discutam com as demais equipes da turma, confrontando os aspectos construídos pela sua equipe com as anotações individuais que os demais alunos fizeram durante a execução do filme.
-
-
Saber avaliar e autoavaliar é uma das fases mais importantes da aprendizagem.
-