Programação

  • Sejam bem-vindos(as) ao seu Ambiente de Treinamento!

    Este é um espaço para treinamento e desenvolvimento do Projeto Final da disciplina AAPAV. Aqui, vocês têm papel de Docente e poderão explorar todos os recursos disponíveis na plataforma Moodle da USP para o seu projeto Final.  

    Há vários Formatos de Curso disponíveis nesta plataforma. Vocês podem utilizar o formato que for mais apropriado para o tipo de curso que pretendem oferecer no seu Projeto Final. Este aqui é só um exemplo e não precisa ser o formato do seu projeto final.

  • Módulo 1 - Vamos começar. Prepare-se!

    Destaque
  • Módulo 2 - Tópico Gerador

  • Módulo 3 - Metas de compreensão

  • Módulo 4 - Desempenhos de compreensão

    • Para realizar essa atividade leiam a parte do texto dedicada ao 3º elemento do marco.

      Esta é uma atividade dedicada a realização de um Fórum com base em questões reflexivas específicas e comentários nas postagens de no mínimo 3 colegas.

      Analise o desempenho de compreensão proposto a seguir e responda: 

      1-Os Desempenhos de compreensão foram explicitados?  

      2-Os desempenhos propostos ajudarão efetivamente o(s) professor(es) a avaliar(em) a compreensão dos alunos? 

      3-Há relação entre os desempenhos propostos e as metas estabelecidas? Além disso, os desempenhos propostos auxiliarão os alunos a compreenderem mais, ou seja, a avançarem em suas compreensões?

       

      Desempenho para o Fórum:

      Este é o material que deve ser analisado e discutido no Fórum.

       

      LEITURA FÍLMICA – VIDA DE INSETO

       

      Para ampliarmos ainda mais as reflexões acerca das questões ambientais, assista ao filme “Vida de  Inseto” e responda as questões proposta.   

       

      Leia as informações gerais e as instruções com cuidado. Elas vão orientá-lo na resolução deste instrumento.

      • Esta atividade deve ser desenvolvida em grupos.
      • Registre suas respostas com caneta de tinta azul ou preta.
      • A equipe poderá usar os livros de Ciências para consulta

      Informações gerais

      • O valor total desta atividade é de 2,0 (dois) pontos.
      • Para o desenvolvimento dos trabalhos serão disponibilizadas aulas de Ciências

      Tópico Gerador: Ameaça ambiental

       

      Metas de Compreensão:

      Espera-se que o aluno compreenda

      • como reconhecer em um filme com história fictícia, aspectos essenciais das relações ecológicas que determinam o equilíbrio ambiental nos diversos ambientes;
      • que as relações existentes entre os seres vivos são importantes para a sobrevivência e perpetuação das espécies;
      • como o nicho ecológico e as características dos seres vivos permitem estabelecer seu caminho evolutivo e sua importância ecológica.

       

      Conteúdo:

      Filk conversa com Dot, filha mais nova da rainha e única formiga que o apoia desde o começo.

      O filme “Vida de Inseto” apresenta a história de um formigueiro que todo ano sofre as ameaças de gafanhotos, liderados pelo mau-caráter Hopper, que “exigem” uma parte dos alimentos coletados arduamente pela colônia.

      (http://saladadecinema.com.br/2014/05/25/filmografia-pixar-vida-de-inseto/)

      Para expulsar esses “folgados”, a colônia exige que Flik, uma formiga macho, saia à procura de insetos maiores para salvá-los. É nessa busca que Flik conhece o mal-humorado Francis (uma joaninha MACHO) e a trupe de um circo fracassado. Entre os novos amigos há o líder Many, um louva-a-Deus, Heimlich, uma larva de borboleta e Rose, uma viúva-negra (ATENÇÃO: não é inseto, mas sim, uma aranha).

       

      Desempenhos de Compreensão

      1º Desempenho de compreensão

        • Assista ao filme “VIDA DE INSETO” registrando as informações que dizem respeito às metas de compreensão explicitadas acima.

        

        

      2º Desempenho de compreensão

        • A turma deve ser dividida em 4 equipes.
        • Cada equipe dará enfoque a um conteúdo específico, conforme o quadro indicativo abaixo:


       

      Equipe 1

      Equipe 2

      Equipe 3

      Equipe 4

      Tema

      Quais aspectos são fundamentais para determinar e manter o equilíbrio ambiental? Explique.

      Como as relações ecológicas (harmônicas e desarmônicas) podem interferir na sobrevivência das espécies?

      Quais os nichos ecológicos são essenciais para a manutenção do equilíbrio ambiental? Explique.

      Como são classificados os seres vivos que aparecem no filme? Quais as suas principais características?


        • Para a resolução dos questionamentos apresentados no quadro, usem as informações registradas durante a execução do filme e os seus livros.

       3º Desempenho de compreensão

        • Montar uma apresentação oral para informar à turma quais as conclusões construídas pelo grupo.
        • Todos os alunos da equipe devem participar da apresentação.
        • Discutam com as demais equipes da turma, confrontando os aspectos construídos pela sua equipe com as anotações individuais que os demais alunos fizeram durante a execução do filme.

    •    

         

  • Módulo 5 - Avaliação Diagnóstica Contínua