Programação

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  • Olá, seja bem-vindo(a) a apresentação do Curso Ambientes Imersivos.

    É muito importante que você leia todas as orientações até o final antes de iniciar as suas atividades.


    O curso é dividido em quatro módulos que apresentam atividades diversas (textos, exercícios, vídeos, material didático em formato H5P entre outros), ao final de cada módulo você irá realizar uma avaliação referente ao módulo que acabou de estudar. Além dos quatro módulos de conteúdo, o curso conta com uma avaliação final que deverá ser realizada ao final do curso.

    A avaliação semanal realizada a cada semana valerá 15 pontos. Por sua vez, a avaliação final do curso valerá 40 pontos. Para ser considerado aprovado, o estudante precisa perfazer, no mínimo, 70 pontos.


    Pensando na necessidade de aprofundamento dos conteúdos estudados a cada módulo e da necessidade de consolidação do conhecimento adquirido, sugerimos a todos os estudantes que realizem apenas um módulo por semana. Pensando no formato proposto, a equipe de professores do curso montou um cronograma para facilitar o planejamento dos estudantes.


    Eventuais dúvidas podem ser sanadas por meio do fórum disponível na página principal do curso.


    A seguir, apresentaremos os professores que farão parte do corpo docente do Curso Ambiente Imersivo:


    Ester Ohl


    Certificada Apple Teacher, pedagoga pela Universidade de São Paulo, trabalha na educação há 7 anos. Experiência com Fundamental I e Educação Infantil em escolas construtivistas e com currículo baseados em projetos. Pós-graduanda em Computação Aplicada à Educação e Tecnologias Educacionais pelo ICMC-USP, acredita em uma educação que seja transformadora pela tecnologia e que busque formar cidadãos autônomos, reflexivos e empáticos.



    Gustavo da Silva Quirino


    Graduado em Ciência da Computação pela Universidade Federal do Tocantins (UFT - 2006). Graduado em Gestão Pública pela UNICESUMAR(2021). Especialista em Administração de Redes Linux pela Universidade Federal de Lavras (UFLA - 2010). Mestre em Ciência da Computação pela Universidade Federal de Sergipe (UFS - 2013). Atualmente é professor do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia (IFBA). Têm experiência na área de Ciência da Computação, com ênfase em Redes de Computadores, Sistemas Embarcados e Processamento de Imagens.



    Marcele Kaczanoski


    Licenciada e bacharel em Ciências Biológicas pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (2018). Possui graduação em Pedagogia pela Faculdade Campos Elíseos (2020). Pós - Graduanda em Computação Aplicada à Educação pelo Instituto De Ciências Matemáticas e de Computação da Universidade de São Paulo (ICMC - USP).



    Thiago Januario Lisbôa


    Mestrando em Educação pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro. Licenciado em Geografia pela Universidade Estácio de Sá (2019). Foi voluntário do Programa de Iniciação Científica (PIBIC/UNESA) com pesquisa na área de Geografia com a temática de Uso e Ocupação do Solo na Zona Norte da Cidade do Rio de Janeiro. Atualmente é professor de Geografia no Colégio e Curso PENSI, docente I (Geografia) pela Secretaria Municipal de Educação de Maricá e professor voluntário no Pré Vestibular Social José Azevedo Tiúba. Integra o Grupo de Pesquisa Desenvolvimento Humano e Educação - Grudhe, na PUC-RIO, desde 2021. Atua na área da Psicologia da Aprendizagem, pesquisando sobre autorregulação.



    Yuri Ribeiro


    Certificado como Apple Teacher e APL - Apple Professional Learning Provider há mais de 2 anos e trabalha com a Apple na educação há 8 anos. Experiência como professor do Fundamental I e II, e integrador de tecnologia dos anos iniciais ao ensino médio com vivência em Apple Distinguished School. É Pós-graduando em Computação aplicada a educação pela Universidade de São Paulo e busca fazer a diferença na educação, sobretudo por meio do potencial existente na tecnologia.