
Curso de Difusão
Lixo nos Mares: do Entendimento à Solução - uma introdução ao tema
Ministrante: Prof. Alexander Turra (IOUSP)
Equipe de apoio: Dra. Márcia Denadai, MSc. Elisa van Sluys Menck e Biol. Lucas Barbosa
Duração: 14 horas (considerando videoaulas, leituras e atividades avaliativas)
Modalidade: Ensino à Distância
Público-alvo: Público em geral
Duração: 6 semanas; ~ 3 horas/semana
Certificado: Pró-Reitoria de Cultura e Extensão da Universidade de São Paulo
Plataforma: Moodle, Pró-Reitoria de Cultura e Extensão da Universidade de São Paulo
Contextualização do curso:
O lixo é um dos maiores desafios da humanidade e, em especial, para o oceano, esse importante e sensível ambiente que sustenta a vida no planeta. Lixo no mar é um problema, mas também é um sintoma de uma sociedade insustentável. Solucionar esse problema requer uma reflexão crítica sobre a forma como a sociedade se organiza e lida com os recursos naturais e os seus resíduos. Combater o lixo no mar é, mais do que uma atitude em prol do oceano, um ponto de inflexão para resguardarmos a dignidade humana.
Nesse contexto, surge o Programa “EnTenda o Lixo” (@entendaolixo), uma iniciativa do Laboratório de Manejo, Ecologia e Conservação Marinha (Instituto Oceanográfico da Universidade de São Paulo), da Cátedra UNESCO para Sustentabilidade do Oceano, do Fórum Setorial dos Plásticos – Por um Mar Limpo, do Instituto Socioambiental do Plástico – Plastivida e do Instituto Costa Brasilis. Esse programa visa estimular uma reflexão, pelos mais variados meios educativos e considerando tanto a educação formal como a não-formal, sobre as origens, destinos e impactos do lixo no mar como subsídio para identificar formas de ação diante desse importante problema ambiental.
O curso “Lixo nos mares: do entendimento à solução - uma introdução ao tema” foi idealizado com o intuito de apresentar, discutir e sensibilizar o público em geral em relação à problemática do lixo no mar e sobre o Oceano. Totalizando 14 horas de atividades à distância, o curso envolve um conjunto de estratégias pedagógicas: aulas assíncronas e síncronas, fóruns de discussão, leitura de textos, atividades de revisão; amparadas por um rico conjunto de recursos pedagógicos como vídeos e material bibliográfico diversificado.
A elaboração e oferecimento do curso “Lixo nos mares: do entendimento à solução - uma introdução ao tema”, além dos idealizadores acima, conta com a parceria da Comissão Interministerial para os Recursos do Mar (SECIRM), que elencou o lixo no mar como um tema prioritário no X Plano Setorial para os Recursos do Mar.
Objetivo e expectativa de aprendizagem:
Apresentar, discutir e sensibilizar o público em geral sobre a problemática do lixo no mar e seus impactos no ambiente marinho; buscando aproximar a sociedade sobre essa temática e fomentar a criação de redes de conhecimento para ação de combate ao lixo no mar e aos processos que o originam.
Módulos de aprendizagem, objetivos e expectativas:
Módulo | Objetivo | Expectativa |
Apresentação do curso | Conhecer o curso, os objetivos e as expectativas | compreendendo a motivação do curso, quem o apoia e o que deverá ser aprendido ao final dele |
2. O oceano | Entender a importância do oceano, identificar as atividades humanas que o ameaçam (e.g. mudanças climáticas, sobrepesca, poluição) e o papel dos resíduos sólidos nesse contexto e compreender os principais movimentos internacionais que visam garantir a saúde do oceano | compreendendo o porquê conservar o oceano, mantendo sua biodiversidade e saúde, e como combater a poluição por resíduos sólidos |
3. Entendendo o lixo no mar | Compreender a dinâmica da poluição por resíduos sólidos no oceano, suas origens, destinos e impactos e os caminhos para soluções | construindo a base teórica para avaliar suas implicações, inclusive para a subsistência humana, e para refletir sobre possíveis formas de combater o problema do lixo no mar |
Estratégias de aprendizagem:
Método expositivo / palestras (assíncronos e síncronos)
Consulta a material de referência (leituras e vídeos)
Revisão das aulas
Fórum de discussão
O curso “Lixo nos mares: do entendimento à solução - uma introdução ao tema” será oferecido pela Pró-Reitoria de Cultura e Extensão da Universidade de São Paulo:
Período do curso: de 04 de outubro a 14 de novembro de 2021
Período de Inscrições: de 15 a 27 de setembro de 2021
Público-alvo: público em geral
Custo: gratuito.
Inscrições on-line aqui. (OBS. Só estará visível a partir da 01 hora da manhã do dia 15/09).
No lado esquerdo da tela inicial, em área de Acesso Público, clique em “Inscrição On-line”. Clique em "fazer inscrição" e em seguida, na janela de seleção, selecione: Instituto Oceanográfico. Clique em “21.04.00031 - Lixo nos mares: do entendimento à solução; uma introdução ao tema ” para realizar sua inscrição.
Caso necessite de mais informações, contate: cursolixonosmares@usp.br
ATENÇÃO: Caso o número de inscritos ultrapasse o limite de vagas disponíveis, será realizado um sorteio. A comunicação se dará pelo e-mail informado na inscrição após o dia 28/09.
- Docente: Alexander Turra