Pretende-se realizar a oferta on-line do curso de modo que professores de outras localidades, além da cidade e estado de São Paulo, tenham a oportunidade de participar reduzindo os custos de deslocamento físico até a Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo. Utilizando as potencialidades dos recursos tecnológicos digitais para ampliar a diversidade de participantes de diferentes contextos, de modo que viabilize a participação de professores em regiões remotas.
O uso dos recursos digitais possibilitará a participação de professores de diferentes localidades, neste caso em Angola, e poderá constituir uma comunidade de prática para a produção midiática no contexto educacional não presencial. Fortalecendo assim os professores em serviço visto que no contexto da pandemia essa temática se tornou um imperativo para a formação de professores.
Optou-se pelo Ensino a Distância (EaD) devido à flexibilidade e acessibilidade que essa modalidade oferece. Não obstante, fará com que os professores estudem em horários e locais convenientes, acomodando melhor suas responsabilidades pessoais e profissionais.
Ademais, o EaD eliminará a necessidade de deslocamento, o que poderá impactar na economia do tempo e de recursos financeiros. Tal flexibilidade é especialmente imprescindível para profissionais com horários irregulares ou que vivem em áreas remotas com acesso limitado a cursos presenciais.
Outra razão para escolher o ensino a distância é o acesso a uma ampla variedade de recursos e conteúdos online. Plataformas de EaD frequentemente oferecem materiais didáticos variados, como vídeos, podcasts, artigos e fóruns de discussão, que podem ser acessados a qualquer momento. Isso facilita a personalização do aprendizado, permitindo que os professores avancem no próprio ritmo e revisitem os conteúdos conforme necessário. Além disso, a possibilidade de interação virtual com instrutores e colegas, através de videoconferências e discussões online, proporciona um ambiente colaborativo, apesar da distância física.
Por último, a formação docente a distância surge como uma oportunidade valiosa para os educadores angolanos aprimorarem suas habilidades e conhecimentos, contornando as restrições temporais e geográficas dos cursos presenciais, especialmente considerando a escassez de recursos humanos com competências específicas em EaD no país. Nessa ótica, seria enriquecedor que os professores experimentassem a modalidade de ensino a distância, uma vez que, em um futuro próximo, deverão ministrar aulas neste formato.

Curso Oficial PRCEU: Não

Integrar interdisciplinarmente o letramento midiático crítico e o letramento científico a partir da leitura crítica e produção de mídias, desafiando a influência e poder das desordens informacionais científicas, com foco nas justiças social e ambiental.

Curso Oficial PRCEU: Não
Tipo de Inscrição: Livre

Oferecer aos professores da educação básica um curso de extensão gratuito com foco em letramento midiático e a prática docente, como possibilidade de atualização profissional dos docentes. O objetivo principal do curso é desenvolver práticas de letramento midiático que contribuam com o desenvolvimento profissional dos professores, tornando-os aptos a promover a educação midiática em sala de aula. Objetivos específicos Conhecer os eixos estruturantes e os indicadores do letramento midiático e sua utilização na construção de planos de aula; Analisar criticamente a Educação midiática na BNCC; Utilizar a aprendizagem baseada em projetos de investigação para a promoção da educação midiática. Promover o letramento midiático do docente, tornando-o habilitado para acessar, analisar, avaliar, criar e agir usando várias mídias e meios de comunicação; Criar atividades e objetos avaliativos que possibilitem a inserção da educação midiática na prática docente.

Curso Oficial PRCEU: Não

O curso de produção de vídeos para o ensino de Ciências da Natureza pretende habilitar o público-alvo a:

(1) criar e produzir vídeos com informações adequadas sobre os temas selecionados; 

(2) comunicar as informações, os conteúdos midiáticos e conhecimentos, de maneira ética, legal e eficaz, usando os canais e os recursos apropriados; 

(3) engajarem-se com provedores de mídia e monitorar o impacto da informação, do conteúdo midiático e dos conhecimentos criados e distribuídos.

Curso Oficial PRCEU: Não

Diante deste contexto atual de crescimento do negacionismo científico, disseminação de desinformação e discurso de ódio reconhecemos a necessidade de aperfeiçoamento das práticas de ensino desenvolvidas no âmbito da escola pública. E deste modo, um curso, criteriosamente elaborado, de atualização pode se tornar uma alternativa para oferecer oportunidades para uma participação ativa dos educadores participantes, envolvendo-se em todos os aspectos do planejamento, aplicação e avaliação das ações educativas para o combate à desinformação. Planejado para a modalidade atualização, o curso oferece um percurso formativo interdisciplinar que contempla diferentes perspectivas dos processos de produção, validação e difusão do conhecimento científico: a dimensão científica da gênese, validação por pares e publicação em periódicos, a dimensão dos meios formais de comunicação, representada pelo jornalismo científico e, finalmente, a dimensão das similitudes conceituais entre a desinformação e problemas conhecidos de ensino e aprendizagem dos conceitos científicos.

Curso Oficial PRCEU: Não