O desenvolvimento de Revisões Sistemáticas já é suficientemente desafiador. Contudo, a realização e interpretação de Metanálises para muitos pesquisadores parece ser uma etapa ainda mais complexa. Assim, este curso tem como objetivo fazer com que pesquisadores tornem-se aptos a identificar os principais conceitos teóricos relacionados às Metanálises de estudos de prevalência e sejam auto-suficientes na condução e interpretação deste tipo de análise. Para isso, o curso abordará aspectos teóricos e práticos de meta-análises aplicadas a estudos observacionais de prevalência (braço único) utilizando software estatístico específico para condução das análises deste tipo de dados em inúmeras atividades teórico-práticas.

O curso será dividido em duas aulas síncronas remotas (Via Google Meet). Cada aula terá uma carga horária de 4 horas, totalizando 8 horas de curso síncrono. As aulas possuirão conteúdos teóricos ministrados e atividades práticas com software estatístico específico para que o tema seja abordado em profundidade.

O conteúdo programático será dividido nos seguintes tópicos: Aula 1 – Conceitos teóricos Conceito de população e amostra O que são estudos de prevalência? Por que metanalizar estudos de prevalência? Como interpretar uma metanálise de estudos de prevalência? Tamanho de efeito. Heterogenidade. Intervalo de predição. Exemplos aplicados à área da saúde. Aula 2 – Atividades práticas Introdução ao Software Comprehensive Meta-Analysis e JAMOVI. Operações básicas, importação e edição de arquivos. Estrutura do pacote estatístico. Geração de rotinas de análise no Comprehensive Meta-Analysis e JAMOVI. Como inserir dados de um estudo que estima uma taxa de prevalência em um grupo no Comprehensive Meta-Analysis. Como ter uma noção do peso atribuído a cada estudo no Comprehensive Meta-Analysis. Como realizar uma análise de sensibilidade no Comprehensive Meta-Analysis e JAMOVI. Como interpretar estatísticas para o tamanho do efeito no Comprehensive Meta-Analysis. Como interpretar estatísticas para heterogeneidade no Comprehensive Meta-Analysis e JAMOVI.

Unidade: FUNBEO
Curso Oficial PRCEU: Não
Tipo de Inscrição: Código de Inscrição

O objetivo principal deste curso é tornar pesquisadores capazes de dominar os principais conceitos estatísticos ligados à análises de Sobrevida, Análise de Sensibilidade e Especificidade, concordância entre métodos e Análise do erro do método aplicados às ciências da saúde, diferenciar e saber indicar os principais testes estatísticos, além de executá-los e interpretá-los de maneira rápida e simples por meio de sofwares estatísticos específicos para este fim. Transmitir conhecimentos de formação técnico-científica, para desenvolvimento do senso crítico tornando os alunos capazes de avaliar pesquisas e compreender os modelos onde interfere o acaso, como é comum nas ciências experimentais, e sua inter-relação com as áreas da saúde.

Unidade: FOB
Curso Oficial PRCEU: Não
Tipo de Inscrição: Código de Inscrição

O objetivo principal deste curso é tornar pesquisadores capazes de dominar os principais conceitos estatísticos ligados à análises de relação de variáveis aplicados às ciências da saúde, diferenciar e saber indicar os principais testes estatísticos, além de executá-los e interpretá-los de maneira rápida e simples por meio de sofwares estatísticos específicos para este fim. Transmitir conhecimentos de formação técnico-científica, para desenvolvimento do senso crítico tornando os alunos capazes de avaliar pesquisas e compreender os modelos onde interfere o acaso, como é comum nas ciências experimentais, e sua inter-relação com as áreas da saúde.

Unidade: FOB
Curso Oficial PRCEU: Não
Tipo de Inscrição: Código de Inscrição

Este curso de difusão universitária 100% online tem o objetivo de Tornar pesquisadores capazes de dominar os principais conceitos estatísticos aplicados às ciências da saúde, diferenciar e saber indicar os principais testes estatísticos comparativos, além de executá-los e interpretá-los de maneira rápida e simples por meio de sofwares estatísticos específicos para este fim. Este curso não tem o objetivo de tratar de conceitos matemáticos aprofundados, mas sim tratar da teoria essencial para que pesquisadores da área da saúde tornem-se auto-suficientes e independentes para que consigam executar e interpretar as análises estatísticas comparativas das próprias pesquisas, de maneira simples, direta e rápida.

O curso será dividido em cinco aulas síncronas remotas (Via Google Meet). Cada aula terá uma carga horária de 4 horas, totalizando 20 horas de curso síncrono. Os alunos terão mais 4 horas de atividades práticas não supervisionadas fundamentais para a realização de exercícios relacionados ao curso que serão discutidos e corrigidos no último dia de atividades síncronas. As aulas possuirão conteúdos teóricos ministrados e atividades práticas com software estatístico específico.

O conteúdo programático está dividido nos seguintes tópicos: • A importância da estatística nas ciências biológicas • Tipos de estudo • Tipos variáveis em pesquisa • Distribuição normal de dados • Número de grupos • Grupos pareados X grupos independentes • Principais medidas de Tendência Central utilizadas em saúde • Principais medidas de Variabilidade utilizadas em saúde • Variável dependente X Variável independente • Combinação entre as variáveis de estudo na seleção do melhor teste estatístico • Análise estatística comparativa • Intervalo de confiança • Teste de hipóteses • Teste uni e bicaudal • Instalando o software estatístico para a análise de dados • Visão geral do software estatístico para análise comparativa de dados • Análise descritiva da dados em software estatístico • Como confeccionar gráficos para o seu artigo científico • Atividades práticas para análise comparativa de dois grupos • Atividades práticas para análise comparativa de três ou mais grupos. As aulas serão ministradas de maneira 100% remota bastando acesso à internet para participar.

Unidade: FOB
Curso Oficial PRCEU: Sim
Tipo de Inscrição: Código de Inscrição