Este curso discutirá a acessibilidade, considerando-a a partir da ética da educação inclusiva, o que implica criar e experimentar tecnologias leves e duras que podem ser imprescindíveis para estudantes da educação especial sem abandonar o compromisso com a experiência de escolarização em conjunto em classes comuns de escolas comuns. 



Unidade: Feusp
Curso Oficial PRCEU: Nein
Tipo de Inscrição: Livre

Oferecer aportes conceituais para integrantes de equipes gestoras de escolas públicas para a compreensão dos fundamentos teóricos que embasam o conhecimento sobre Estado, Sociedade e Educação que, por sua vez, impactam nas ações e tomadas de decisões no campo da política educacional e da gestão escolar. Em específico o curso vai se debruçar sobre três aspectos dessas categorias: (1) os diferentes conceitos de Estado e suas implicações na política educacional; (2) a função social da escola pública e a gestão democrática, sobretudo nos seus aspectos relacionados à comunidade escolar e ao território e; (3) o orçamento da unidade escolar e as políticas de fomento à equidade, sobretudo no que diz respeito às condicionalidades para recebimento da verba pública a partir dos mecanismos do Novo Fundeb, principalmente aqueles ligados ao §3 do artigo 14, Lei 14.113/2020, qual seja, a redução da desigualdades raciais. Adicionalmente, o objetivo do curso é apresentar aos gestores escolares outros aspectos do conhecimento produzido na contemporaneidade que dialogam com as práticas cotidianas da realidade escolar e, portanto, podem colaborar na tomada de decisão diante do desafio de uma gestão escolar democrática que acolha os princípios da educação de qualidade e equidade.

Outra questão importante que será tratada em específico será o orçamento da unidade escolar (PDDE e PTRF). A ideia é compreender e dialogar a respeito da potencialidade que a verba destina às UE ́s podem impactar a realidade da comunidade local. Por exemplo, ao invés de pintar a escola com tinta monocromática, pode-se realizar em conjunto com a comunidade escolar projetos de Grafite; ou então, quando destinada a verba para realizar compras de materiais permanentes ou rotativos, o quanto é possível destinar e direcionada para os trabalhadores e prestadores de serviço da comunidade. Acredita-se que essas ações, entre outras, poderá aproximar a relação entre escola e comunidade e ajudar na interação e na mediação dos conflitos que resvalam no cotidiano escolar.


Unidade: Faculdade de Educação
Curso Oficial PRCEU: Nein


Objetivo

Disponibilizar para a equipe gestora das escolas públicas um conjunto de conceitos-ferramentas para efetivação da reeducação da educação étnico-raciais a partir da atuação da direção e coordenação pedagógica. Especificamente, trata-se de desenvolver estratégias de promoção de justiça e superação das desigualdades demarcadas nas identidades (gênero, sexualidade, raça, cor, religião), administrando conflitos com vista ao aprimoramento de prática de interlocução cotidiana junto à comunidade escolar.


Ementa Geral

O curso contemplará os seguintes temas: (1) Identidade e Diferença; (2) Marcadores sociais da diferença; (3) Diversidade e Educação; (4) Educação para as Relações Étnico-Raciais; (5) Ações para lidar com a Diferença - Gestão e Coordenação do trabalho na Escola. 



Unidade: Faculdade de Educação
Curso Oficial PRCEU: Nein
Tipo de Inscrição: Apolo


Objetivo

Disponibilizar para a equipe gestora das escolas públicas um conjunto de conceitos-ferramentas para efetivação da reeducação da educação étnico-raciais a partir da atuação da direção e coordenação pedagógica. Especificamente, trata-se de desenvolver estratégias de promoção de justiça e superação das desigualdades demarcadas nas identidades (gênero, sexualidade, raça, cor, religião), administrando conflitos com vista ao aprimoramento de prática de interlocução cotidiana junto à comunidade escolar.


Ementa Geral

O curso contemplará os seguintes temas: (1) Identidade e Diferença; (2) Marcadores sociais da diferença; (3) Diversidade e Educação; (4) Educação para as Relações Étnico-Raciais; (5) Ações para lidar com a Diferença - Gestão e Coordenação do trabalho na Escola. 



Unidade: Faculdade de Educação
Curso Oficial PRCEU: Nein
Tipo de Inscrição: Apolo

São propósitos desta disciplina: explorar a evolução da educação especial no Brasil nas últimas décadas, atentando para princípios, concepções, abordagens, diretrizes e perspectivas que vêm marcando as propostas, em âmbito nacional e internacional, nessa área; compreender e analisar como vem se positivando o direito à educação para o seu público-alvo – alunos com deficiência, transtornos globais do desenvolvimento ou altas habilidades/superdotação –; e discutir fundamentos sobre qualidade de ensino em interface com desafios evidenciados pela proposta de inclusão escolar, que prevê a escolarização dessas pessoas em classes comuns.

Unidade: Faculdade de Educação
Curso Oficial PRCEU: Nein
Tipo de Inscrição: Código de Inscrição

Analisar os processos de configuração da identidade cultural nacional e a produção de narrativas sobre a trajetória da população negra brasileira a fim de compreender o modo pelo qual se constitui as relações raciais no Brasil e seus impactos nas políticas públicas com vistas a superação do racismo e outras formas de discriminação no contexto educacional.

Curso Oficial PRCEU: Nein

Este curso ofertará elementos conceituais, éticos e políticos sobre a discussão das diferenças humanas. Com tal debate, espera-se possibilitar a ampliação da compreensão dos desafios educacionais presentes na diretriz inclusiva da política educacional nacional, bem como propiciar recursos para a produção de posicionamentos e estratégias educacionais que considerem o reconhecimento das diferenças humanas como valores centrais de um projeto societário comprometido com a emancipação humana.

Unidade: Faculdade de Educação
Curso Oficial PRCEU: Nein

O curso propõe-se a apresentar fundamentos para a elaboração de projetos de pesquisa em nível de pós-graduação relativos às áreas de Humanidades.

Unidade: Faculdade de Educação
Curso Oficial PRCEU: Nein
Tipo de Inscrição: Apolo

A finalidade do curso é disponibilizar ferramentas teóricas e metodológicas capazes de subsidiar as ações pedagógicas sobre a presença do religioso nos espaços de aprendizagem, sobretudo na resolução de conflitos intra-escolares e no enfrentamento às discriminações em razão da filiação religiosa ou da não crença dos atores escolares.

Curso Oficial PRCEU: Nein