LEZIONE 1

Attività di lettura

BENTORNATI!

Dire, Fare, Arrivare! é a continuação do curso Dire, Fare, Partire!, um conjunto de materiais didáticos que se complementam e que foram especificamente desenhados para o aluno brasileiro que estuda italiano.

A estrutura do curso prevê videoaulas, apostilas e exercícios online. Na ficção acompanharemos Tarcísio na sua primeira experiência na Itália e veremos as perplexidades naturais que emergem quando temos duas culturas em contato. Na videoaula, a professora explica alguns elementos linguísticos com apoio de imagens que depois são retomados e complementados nas apostilas. Portanto, para melhor aproveitamento, é importante assistir aos vídeos quantas vezes forem necessárias de modo a compreender os exercícios e, quanto às dúvidas sobre a pronúncia, basta recorrer ao áudio disponível nos exercícios online.

Cada apostila corresponde a uma lição (como esta) com exercícios e explicações linguísticas que dão suporte e complementam as videoaulas. Cada apostila (17 ao total) é acompanhada de um PDF com as respostas dos exercícios.

Este mesmo material também está disponível em forma de exercícios online com áudio e feedback automático.

Em nossa experiência no processo de ensino e aprendizagem da língua italiana, percebemos que, para aprender qualquer coisa – cozinhar, tocar um instrumento, dançar, é preciso dedicação e tempo. Para nós brasileiros, aprender uma língua estrangeira, mesmo uma língua latina como o italiano, que apresenta tantos elementos em comum com a nossa, também requer tempo e dedicação. Por essa razão, no nosso material procuramos diversificar as oportunidades de contato com a língua por parte do estudante. No entanto, “tra il dire e il fare, c’è di mezzo il mare”, si dice in italiano. Além de estudar teoricamente a língua, é preciso praticar, usá-la em um contexto comunicativo, assim, sugerimos a formação de grupos de estudo, presenciais ou online, nos quais a cooperação promove a aprendizagem.

Por fim, buscamos propor um material que aborde os elementos linguísticos do italiano de maneira bastante aprofundada, portanto, o tempo a ser dedicado a cada lição exige também que se programe um período para a reflexão e a maturação dos conteúdos.

Antes de prosseguir para outra lição, procure verificar se todos os assuntos tratados foram bem compreendidos, se não, retorne, refaça as atividades, releia os textos e volte aos vídeos.

Procure também dedicar algumas horas, entre uma lição e outra, à visão de algum filme; à leitura de um livro, de um conto, de uma revista em quadrinhos ou de jornal; a ouvir emissoras de rádio. Na nossa página (www.facebook.com/direfarepartire) há sempre indicações de programas em italiano.

Ora vi salutiamo e vi auguriamo buon lavoro!

 

Paola Baccin e Sandra Gazzoni

Questo articolo è sotto la licenza Licenza Creative Commons Attribution Non-commercial No Derivatives 4.0