Ementa 

O minicurso Quer que desenhe? A mudança do modo de pensamento tempo-histórico-linear para o mágico-imagético-circular pretende refletir sobre a relação entre a centralidade das imagens na sociedade atual e a possível mudança na forma de raciocínio da humanidade na produção e consumo de realidades e invisibilidades midiáticas (como a distribuição e sucesso das fake news) a partir de discussões sobre narrativas, representações, memes, discursos de ódio e seus impactos nos sistemas de comunicação, poder, relacionamentos e na própria construção da subjetividade individual e coletiva. Além de Flusser (2008, 2009) e do proponente (2016, 2017, 2018, 2019, 2020 e 2021), iremos utilizar e debater os pressupostos teóricos de autores como Norval Baitello Jr (2005), Boris Kossoy (2002), Manuel Castells (2019), Edward Said (2018), Roland Barthes (1990, 2005), Nicholas Carr (2012), Gilbert Durand (1995), Sidarta Ribeiro (2019), Miguel Nicolelis (2020), Edward Said (2007), Jason Stanley (2018) entre outros.

Ministrante

vini

Vinicius Guedes Pereira de Souza

Doutor em Comunicação pela UNIP, São Paulo (2016), Mestre em Comunicação pela UNIP, São Paulo (2010), Bacharel em Comunicação Social com Habilitação em Jornalismo pela Faculdade de Comunicação Social Cásper Líbero (1992). Professor de graduação em Jornalismo e de mestrado em Comunicação na Universidade Federal de Mato Grosso - UFMT. Pós-Doutorando na ECA-USP com projeto de pesquisa ?Quer que desenhe? A mudança na forma de pensamento do tempo-histórico-linear para o mágico-imagético-circular?. Coordenador do Grupo de Pesquisas em Comunicação, Imagem e Imaginário da Intercom Nacional e vice-líder do CICLO - Grupo de Pesquisa em Comunicação, Política e Cidadania-UFMT. Pesquisador do Alterjor-ECA-USP. Fotógrafo, jornalista e documentarista independente. Membro fundador do coletivo Jornalistas Livres. Fundador e colaborador da MediaQuatro, onde desenvolve projetos pessoais especialmente nas áreas de Arte, Jornalismo, Cultura e Direitos Humanos. Atuou como freelancer para diversos veículos de comunicação especialmente nas áreas de Tecnologia, Política e Direitos Humanos. Foi, ainda, correspondente nos EUA do jornal Gazeta Mercantil, editor da revista MacWorld Brasil e repórter do Caderno de Informática do jornal O Estado de São Paulo. Tem experiência nas áreas de Ciências Humanas, Artes e Comunicação, com ênfase em estudos sobre a Imagem, atuando principalmente nos seguintes temas: comunicação, política, história, direitos humanos, fotografia, jornalismo, fotojornalismo, documentário, mídia alternativa, grande mídia, mídia digital, memória e imaginário. 

Materiais 

Textos

SOUZA, Vinicius; PEREIRA, Leticia. É verdade esse bilhete – Manipulação de Imagens e Massas. In: Eunir Augusto Reis Gonzaga, Isadora Oliveira Turcatel, Katiele Daiana da Silva Rehbein. (Org.). EDUCAÇÃO, CIÊNCIAS E MEIO AMBIENTE. 1ed.Santa Maria, RS: Arco Editores, 2021, v. , p. 87-104. Disponível em: https://f7f3ee10-6cec-4bfa-a3ac-eb10305f7e07.filesusr.com/ugd/4502fa_4700d32af9aa4b1880acd6d6fb0182d9.pdf 

 SOUZA, Vinicius. Não farás para ti imagens – Fé, política e pensamento mágico-imagético-circular. In Heller, B.; Cal., D; Rosa, A. P. (org.). Livro da Compós 2020 - Midiatização, (In)tolerância e Reconhecimento; conflitos e disputas de poder na sociedade contemporânea. Salvador, 2020, pp. 327-344. Disponível em: https://repositorio.ufba.br/ri/bitstream/ri/32180/3/midiatizacao-intolerancia-e-reconhecimento_RI%20%281%29.pdf 

SOUZA, Vinicius. Contra fotos não há argumentos - A influência das imagens nas fake news e seu impacto nos fluxos comunicacionais e na atual crise democrática. In Sousa, Jorge Pedro (org.). Jornalismo e estudos mediáticos – Memória II. Porto, Portugal: Edições Universidade Fernando Pessoa, 2019, pp 99-110. Disponível em: https://www.mediaquatro.com/single-post/contra-fotos-n%C3%A3o-h%C3%A1-argumentos 

SOUZA, Vinicius. Quer que desenhe? A leitura de textos como se fossem imagens. In Sousa, Jorge Pedro (org.). Jornalismo e estudos mediáticos – Memória. Porto, Portugal: Edições Universidade Fernando Pessoa, 2018, pp. 121-135. Disponível em: https://bdigital.ufp.pt/bitstream/10284/7713/1/Ebook_jornalismo%20e%20estudos%20medi%C3%A1ticos_mem%C3%B3ria%20II.pdf

Vídeos