Ementa 

Os relatos de viagens, são importantes fontes de pesquisas, utilizadas em diversas áreas, especialmente nos cursos de História e Literatura. Desta forma, é de fundamental importância, entender o contexto de relato de viagem, a fim de interligar à historiografia da Amazônia e às diversas interfaces que há por trás desta literatura, uma vez que entender a Amazônia, é também compreender que a sua construção histórica foi feita por pessoas que vieram de fora e criaram/encobriram, em consoante se faz necessário descolonizar as mentes da Amazônia para construir um novo olhar, e isso é possível, mas uma reconstrução de quem está dentro e vive na Amazônia . Em meio a esses relatos de viagens é interessante destacar o imaginário do homem colonizador europeu em relação aos elementos amazônicos voltados para a paisagem. Esse forte imaginário deixou suas marcas indeléveis de tal modo que posterior a este evento, essa influência tende a repercutir nos aspectos culturais moldando o imaginário do caboclo amazônida. Há uma preciosidade não revelada nos relatos de viajantes, sobretudo aqueles que destacam suas impressões da Amazônia colonial, ainda pouco explorada dentro do contexto de avanços territoriais. Certamente os relatos de viajantes do século XXI, podem apresentar uma contextualização diferenciada da Amazônia, e que portanto, deve ser considerada como elemento de um rico arcabouço teórico diante das intensas transformações no cenário atual.

Ministrantes

galvao

Henrique Galvão

Possui graduação em História - Claretiano - Faculdade (2017). Atualmente é professor do Governo do Estado de Rondônia. Tem experiência na área de História, com ênfase em História geral.

maria

Maria Luzia Ferreira Santos

Doutoranda em Geografia pela Universidade Estadual de Londrina/Paraná, Mestre em Educação pela Universidade Federal de Rondônia (2014), licenciada e bacharel em Geografia pela Universidade Federal de Rondônia/ UNIR (1998), possui especialização em Psicopedagogia Clínica e Institucional (2012), pela Faculdade Santo André e Ecologia, Planejamento e Legislação Ambiental pela Universidade Federal de Rondônia/ UNIR (2013). Atua como Professora de Geografia na Rede Estadual de ensino- SEDUC/RO. É Professora colaboradora no Departamento de Ciências da Educação/ Núcleo de Ciências Humanas do Curso de Pedagogia da Universidade Federal de Rondônia, ministrou a disciplina Educação do Campo e oficinas Pedagógicas empregando a técnica de animação Stop Motion. Ministra aulas no Mestrado em Ciências da Educação pela Agência Educacional Brasileira/AEBRA. Participa do grupo de pesquisa: História, Sociedade e Educação no Brasil - HISTEDBR//UNIR - http://dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/6054691543396427 e no grupo de pesquisa Energia Renovável Sustentável, da Fundação Universidade Federal de Rondônia, http://dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/0983234696089320

Materiais 

Acesse aqui os materiais