Ementa
Ementa
PLANO DA DISCIPLINA |
|||
IDENTIFICAÇÃO |
|||
Curso: Bacharel em Educação Física |
|||
|
|
|
|
Departamento responsável: DEPARTAMENTO DE EDUCAÇÃO FÍSICA |
|||
PRÉ REQUISITO: alunos de educação física |
|||
DISCIPLINA: FUNDAMENTOS DE ATLETISMO |
|||
UNIDADE CURRICULAR: Obrigatória |
SEMESTRE: 1º Semestre |
||
CARGA HORÁRIA |
|||
TEÓRICA: 25 |
PRÁTICA: 15 |
OUTRAS: |
|
CARGA HORÁRIA SEMANAL: 4 |
|||
CARGA HORÁRIA TOTAL: 40 horas, 10 semanas |
|||
DOCENTE RESPONSÁVEL: Carla Micheli da Silva |
|||
INTRODUÇÃO: |
|||
Desde a antiguidade, caminhar, correr, saltar e lançar são movimentos naturais e, segundo alguns autores, inatos do ser humano. O atletismo, dependendo da metodologia que é utilizada em sua aplicação, pode ser o maior responsável pelo desenvolvimento das capacidades motoras, pela promoção da saúde, e pelo desenvolvimento do organismo, contribuindo para o desenvolvimento do sistema cardiovascular e nervoso e para aperfeiçoar as qualidades físicas fundamentais. Assim, é de suma importância que o formando saiba introduzir e disseminar os fundamentos do atletismo em todas as faixas etárias de forma criativa possibilitando a dispersão da vivência dessa modalidade. Este curso não visa que o docente saiba com precisão as técnicas do atletismo, ele terá uma vivência das técnicas e como aplica-las nas aulas de educação física escolar ou os clubes com ou sem material adequado ou lugar específico pois, esta é a realidade da maioria das escolas do nosso país.
|
|||
Ementa: |
|||
Estuda a origem e evolução, bem como a teoria e prática do Atletismo. Introdução aos estudos do Atletismo, de suas concepções pedagógicas e de treinamento bem como de seus aspectos organizacionais. |
|||
OBJETIVO: |
|||
Compreender a modalidade como desporto, atividade motora e suas possibilidades de trabalho; Informar e conscientizar o aluno para que entenda as diferenças dos diversos elementos que compõem o Atletismo e a sua aplicação em todos os âmbitos; Possibilitar a discussão sobre o ensino do atletismo segundo a ótica de diferentes correntes pedagógicas da Educação Física;
|
|||
POPULAÇÃO ALVO: |
|||
Estudantes de educação física do segundo ano e primeiro semestre. |
|||
METAS: |
|||
Compreender o atletismo como um elemento cultural Compreender o atletismo como um conhecimento básico para educação física. Conhecer as provas e movimentos básicos do Atletismo Ensinar o atletismo com base na transmissão de conhecimentos pedagógicos, técnicos, táticos e das regras básicas Analisar criticamente o ensino do atletismo, focalizando questões educacionais significativas, tais como: relação técnico atleta, especificidade de conteúdo, ensino nas escolar |
|||
Dinâmica |
|||
Haverá aulas teóricas e práticas. Os alunos, em grupos, deverão: analisar filmes, vídeos de uma modalidade do atletismo que escolher, apresentando em forma de seminários; sugerir, analisar e discutir situações que poderão aparecer no ensino do atletismo; discussão de textos, escolher uma modalidade do atletismo e montar um plano de aula adaptado, ou seja, adaptar o local e o material, por exemplo. Entrevistar profissionais da área de educação física, e trazer as principais dificuldades encontradas por eles para o ensino do atletismo. Posteriormente, cada grupo irá discutir e dar sugestão ao problema levantado.
|
|||
Critério de Avaliação |
|||
Aspectos conceituais (avaliação escrita, apresentação de relatórios de leitura e seminários) Aspectos aplicados (aulas experimentais, apresentação do relatório de pesquisa em campo)
|
|||
CONTEÚDO |
|||
1. Introdução ao ensino de atletismo. 2. Fundamentos do atletismo: movimentos específicos e regras básicas 2.1 As provas oficias do atletismo 3 O atletismo como meio educativo 4 O atletismo como elemento cultural 5 O atletismo como conteúdo da educação física 6 Aspectos pedagógicos do atletismo 3. Dimensões educacionais do atletismo 3.1 A importância do ensino do atletismo 3.2 analise crítica do ensino do atletismo |
|||
Bibliografia Básica |
|||
CONFEDERAÇÃO BRASILEIRA DE ATLETISMO. Regras Oficiais de Atletismo. São Paulo: Phorte,2002.
BARROS, Nelson; DEZEM, Ricieri. O atletismo. Gazeta Maçônica, 1978.
MATTHIESEN, Sara Quenzer. Atletismo: teoria e prática. Guanabara Koogan, 2007.
PUBLIFOLHA. 100 anos de Glória Olimpica. Documentário (vídeo) 113 min, s.d.
BARROS, Nelson. Manual de Atletismo: corridas. Araçatuba: Leme–Empresa Editorial LTDA, 1984. |
|||