PLANO DA DISCIPLINA

IDENTIFICAÇÃO

Curso:  Bacharel em Educação Física

 

 

 

Departamento responsável: DEPARTAMENTO DE EDUCAÇÃO FÍSICA

PRÉ REQUISITO: alunos de educação física

DISCIPLINA: FUNDAMENTOS DE ATLETISMO

UNIDADE CURRICULAR: Obrigatória

SEMESTRE: 1º Semestre

CARGA HORÁRIA

TEÓRICA: 25

PRÁTICA: 15

OUTRAS:

CARGA HORÁRIA SEMANAL: 4

CARGA HORÁRIA TOTAL: 40 horas, 10 semanas

DOCENTE RESPONSÁVEL:  Carla Micheli da Silva

INTRODUÇÃO:

Desde a antiguidade, caminhar, correr, saltar e lançar são movimentos naturais e, segundo alguns autores, inatos do ser humano. O atletismo, dependendo da metodologia que é utilizada em sua aplicação, pode ser o maior responsável pelo desenvolvimento das capacidades motoras, pela promoção da saúde, e pelo desenvolvimento do organismo, contribuindo para o desenvolvimento do sistema cardiovascular e nervoso e para aperfeiçoar as qualidades físicas fundamentais. Assim, é de suma importância que o formando saiba introduzir e disseminar os fundamentos do atletismo em todas as faixas etárias de forma criativa possibilitando a dispersão da vivência dessa modalidade. Este curso não visa que o docente saiba com precisão as técnicas do atletismo, ele terá uma vivência das técnicas e como aplica-las nas aulas de educação física escolar ou os clubes com ou sem material adequado ou lugar específico pois, esta é a realidade da maioria das escolas do nosso país.

 

 

Ementa:

 Estuda a origem e evolução, bem como a teoria e prática do Atletismo. Introdução aos estudos do Atletismo, de suas concepções pedagógicas e de treinamento bem como de seus aspectos organizacionais.

OBJETIVO:

Compreender a modalidade como desporto, atividade motora e suas possibilidades de trabalho;

Informar e conscientizar o aluno para que entenda as diferenças dos diversos elementos que compõem o Atletismo e a sua aplicação em todos os âmbitos;

 Possibilitar a discussão sobre o ensino do atletismo segundo a ótica de diferentes correntes pedagógicas da Educação Física;

 

POPULAÇÃO ALVO:

Estudantes  de educação física  do segundo ano e primeiro semestre.

METAS:

Compreender o atletismo como um elemento cultural

Compreender o atletismo como um conhecimento básico para educação física.

Conhecer as provas e movimentos básicos do Atletismo

Ensinar o atletismo com base na transmissão de conhecimentos pedagógicos, técnicos, táticos e das regras básicas

Analisar criticamente o ensino do atletismo, focalizando questões educacionais significativas, tais como:  relação técnico atleta, especificidade de conteúdo, ensino nas escolar

Dinâmica

Haverá aulas teóricas e práticas.

Os alunos, em grupos, deverão:  analisar filmes, vídeos de uma modalidade do atletismo que escolher, apresentando em forma de seminários; sugerir, analisar e discutir situações que poderão aparecer no ensino do atletismo; discussão de textos, escolher uma modalidade do atletismo e montar um plano de aula adaptado, ou seja, adaptar o local e o material, por exemplo.

 Entrevistar profissionais da área de educação física, e trazer as principais dificuldades encontradas por eles para o ensino do atletismo. Posteriormente, cada grupo irá discutir e dar sugestão ao problema levantado.

 

Critério de Avaliação

Aspectos conceituais (avaliação escrita, apresentação de relatórios de leitura e seminários)

Aspectos aplicados (aulas experimentais, apresentação do relatório de pesquisa em campo)

 

CONTEÚDO

1.       Introdução ao ensino de atletismo.

2.       Fundamentos do atletismo: movimentos específicos e regras básicas

2.1   As provas oficias do atletismo

3         O atletismo como meio educativo

4         O atletismo como elemento cultural

5         O atletismo como conteúdo da educação física

6         Aspectos pedagógicos do atletismo

3.       Dimensões educacionais do atletismo

3.1   A importância do ensino do atletismo

3.2   analise crítica do ensino do atletismo

Bibliografia Básica

CONFEDERAÇÃO BRASILEIRA DE ATLETISMO. Regras Oficiais de Atletismo. São Paulo: Phorte,2002.

 

BARROS, Nelson; DEZEM, Ricieri. O atletismo. Gazeta Maçônica, 1978.

 

MATTHIESEN, Sara Quenzer. Atletismo: teoria e prática. Guanabara Koogan, 2007.

 

PUBLIFOLHA. 100 anos de Glória Olimpica. Documentário (vídeo) 113 min, s.d.

 

BARROS, Nelson. Manual de Atletismo: corridas. Araçatuba: Leme–Empresa Editorial LTDA, 1984.

 


Última atualização: segunda-feira, 5 out. 2020, 22:47