Ementa 

Este minicurso pretende debater sobre as possibilidades de construção de outras epistemes, percepções e proposições advindas de experiências socioterritoriais latino-americanas que têm articulado em suas ações de resistência, sobrevivência e enfrentamento o repensar do fazer coletivo e organizativo urbano-rural. Neste sentido, apresenta-se investigações vinculadas às experiências socioterritoriais de grupos e movimentos sociais latino-americanos partindo das perspectivas das metodologias participativas (Investigação Ação Participativa - Orlando Flas Borda; Sistematização de Experiências -Oscar Jara Holliday) como fio condutor da análise capaz de tensionar a aplicação de paradigmas teóricos e epistêmicos dos países do capitalismo central, assim como, de promover a elaboração de propostas teórico-metodológicas baseadas em epistemologias decoloniais desde a perspectiva das alternativas de sociabilidade expresadas nas experiências das classes populares.

Ministrantes

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Fabiana Amaral

Possui graduação em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade Presbiteriana Mackenzie (1999) e Mestrado (2006) e Doutorado (2011) em Ciências da Comunicação pela Universidade de São Paulo. Pós doutora no Programa de Mudança Social e Participação Política da EACH-USP.Pós doutora do PLUR-UNIVAP Atualmente é Professora e Pesquisadora do Programa em Planeamento Urbano e Regional - PLUR-UNIVAP, nos cursos de Mestrado e Doutorado. Pesquisadora e professora colaboradora do Centro de Estudos Latino-Americanos sobre Cultura e Comunicação - CELACC-ECA-USP. (cursos de Gestão em Projetos Culturais GESTCULT -CELACC-ECA-USP (2007-2011) e no curso de Mídia, Informação e Cultura MIDICULT-CELACC-ECA-USP (desde 2014). ) Pesquisadora no GT -CLACSO 2019- 2022 - Epistemologías decoloniales, territorialidades y cultura" Coordenadora do Nepacs- Núcleo de Extensão Pesquisa-Ação e Cartografias Sociais do Plur-UNIVAP Tem experiência na discussão de movimentos sociais e territorialidades sócio-culturais-políticas, culturas urbanas e movimentos sociais latino-americanos, políticas públicas urbanas e espaços de participação social, metodologias e cartografias participativas. Na graduação também lecionou e desenvolveu pesquisas nos campos da Habitação Coletiva, do Planejamento Urbano e Regional, do Projeto Urbano e Paisagístico e sobre História e Teoria da Arquitetura e do Urbanismo. Na pós-graduação tem se dedicado a discussão da dimensão territorial como elemento essencial nos processos organizativos e reivindicatórios dos novos movimentos sociais e ações coletivas latino-americanos.

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Tatiana Guitierrez Alarcon

Mestre em Comunicação: Educação na Cultura (2021) pela Corporación Universitaria Minuto de Dios - UNIMINUTO. Mestre em Psicolanálise, Subjetividade e Cultura (2010) pela Universidad Nacional de Colombia - UNAL. Especialista em Comunicação educativa (2020) da UNIMINUTO. Possui graduação em Trabalho Social pela UNAL (2005).

Materiais 

Atividades Complentárias para carga horária do minicurso 8 horas: 

Leituras:

SÍRVENT, María Teresa; RIGAI, Luis. Investigación Acción Participativa Un desafío de nuestros tiempos Para la construcción de una sociedad democrática PROYECTO PÁRAMO ANDINO/abril 2012. Ler da 37 à 74. Disponível em: https://drive.google.com/file/d/1A165UW4R77OS91ohVNeubDYDmZe3byjZ/view?usp=sharing 

HOLLIDAY, Oscar Jara. Para sistematizar experiências / 2. ed., revista. – Brasília: MMA, 2006. ; 24 cm. (Série Monitoramento e Avaliação, 2). Ler dos capítulos 1 ao 4. Disponível em: https://drive.google.com/file/d/1Z9iYDNJqqno9TWDeE71Be6jH2lzTAR-1/view?usp=sharing 

vídeos: 

Oscar Jara -