• (link alternativo do vídeo)

    (link alternativo para todos os vídeos)

    É vetada qualquer alteração e/ou utilização deste material para fins comerciais ou não educacionais,
    é autorizada sua utilização gratuita com as mesmas características, desde que se atribua crédito aos autores.


    BENTORNATI!

    Dire, Fare, Arrivare! é a continuação do curso Dire, Fare, Partire!, um conjunto de materiais didáticos que se complementam e que foram especificamente desenhados para o aluno brasileiro que estuda italiano.

    PARA ACOMPANHAR ESSE CURSO NÃO SÃO NECESSÁRIOS:
     INSCRIÇÃO, SENHA OU CADASTRO: TODO O MATERIAL ESTÁ DISPONÍVEL A TODOS. 

    A estrutura do curso prevê videoaulas, apostilas e exercícios online

    Na ficção acompanharemos Tarcísio na sua primeira experiência na Itália e veremos as perplexidades naturais que emergem quando temos duas culturas em contato. Na videoaula, a professora explica alguns elementos linguísticos com apoio de imagens que depois são retomados e complementados nas apostilas. Portanto, para melhor aproveitamento, é importante assistir aos vídeos quantas vezes forem necessárias de modo a compreender os exercícios e, quanto às dúvidas sobre a pronúncia, basta recorrer ao áudio disponível nos exercícios online.

    Cada apostila corresponde a uma lição com exercícios e explicações linguísticas que dão suporte e complementam as videoaulas. Cada apostila (17 ao total)  é acompanhada de um PDF com as respostas dos exercícios.

    Este mesmo material também está disponível em forma de exercícios online  com feedback  automático.

    Em nossa experiência no processo de ensino e aprendizagem da língua italiana, percebemos que, para aprender qualquer coisa – cozinhar, tocar um instrumento, dançar, é preciso dedicação e tempo. 

    Para nós brasileiros, aprender uma língua estrangeira, mesmo uma língua latina como o italiano, que apresenta tantos elementos em comum com a nossa, também requer tempo e dedicação. Por essa razão, no nosso material procuramos diversificar as oportunidades de contato com a língua por parte do estudante. No entanto, “tra il dire e il fare, c’è di mezzo il mare”,  si dice in italiano. Além de estudar teoricamente a língua, é preciso praticar, usá-la em um contexto comunicativo, assim, sugerimos a formação de grupos de estudo, presenciais ou online, nos quais a cooperação promove a aprendizagem.

    Por fim, buscamos propor um material que aborde os elementos linguísticos do italiano de maneira bastante aprofundada, portanto, o tempo a ser dedicado a cada lição exige também que se programe um período para a reflexão e a maturação dos conteúdos.

    Antes de prosseguir para outra lição, procure verificar se todos os assuntos tratados foram bem compreendidos, se não, retorne, refaça as atividades, releia os textos e volte aos vídeos.

    Procure também dedicar algumas horas, entre uma lição e outra, à visão de algum filme; à leitura de um livro, de um conto, de uma revista em quadrinhos ou de jornal; a ouvir emissoras de rádio. Na nossa página ( www.facebook.com/direfarepartire) há sempre indicações de programas em italiano.

    Ora vi salutiamo e vi auguriamo buon lavoro!

    ACOMPANHE TAMBÉM NOSSA PAGINA NO FACEBOOK! https://www.facebook.com/direfarepartire/

     

    Paola Baccin e Sandra Gazzoni