Olá, queridos alunos!
Espero que todos estejam bem e bem animados!
Em nossas atividades das últimas semanas, aprendemos que os
indicadores ácido-base são substâncias que mudam de cor,
informando-nos se o meio está ácido ou básico.
Há
indicadores sintéticos, como a fenolfetaleína, o papel de tornassol
e o indicador universal. Por sua vez, há os indicadores naturais, uma
vez que certos vegetais apresentam algumas substâncias
que funcionam como indicadores ácido-base. Por isso, é possível, por exemplo, fazer um indicador ácido-base com o repolho roxo, batendo-se uma folha desse repolho com 1 litro de água no
liquidificador e, após, filtrando-se essa solução, temos o nosso
indicador pronto.
O indicador muda de cor à medida que alteramos o pH do
meio a partir da inserção de alguns elementos do nosso cotidiano,
os reagentes, como
vinagre e detergente.
Assim,
queridos alunos, oferecemos a vocês um desafio. Agora é a sua vez
de vocês participarem de um projeto em que vão elaborar um experimento com o objetivo de identificar se
determinado elemento é ácido, neutro ou básico.
A seguir, apresentamos as orientações do projeto a ser desenvolvido.
Fiquem atentos às datas. Vamos ter uma aula síncrona no Google Meet no dia 30/11/2021 às 15h e uma tutoria no Google Meet no dia 01/12/2021, além dos fóruns de discussão e de dúvida. O prazo para a entrega do Projeto é até 05/12/2021 às 23 h 59 min.
Bom trabalho!