Programação

  • Ferramentas Digitais para uma Aprendizagem Ativa

    Sejam bem-vindos(as) ao curso de Ferramentas Digitais para uma Aprendizagem Ativa!


    O uso de tecnologias digitais na educação vem crescendo e se tornando cada vez mais recorrente na prática educativa. Especialmente após a pandemia de COVID-19 em 2020, o uso de ferramentas digitais no ensino remoto e híbrido ganhou força e "veio para ficar"!

    Neste curso, você aprenderá sobre algumas ferramentas com o objetivo de aperfeiçoamento da sua prática profissional. Desejamos que as lições aqui apresentadas sejam incorporadas à sua prática profissional de maneira positiva.

    • Ementa do Curso

    Você aprenderá um pouco sobre as seguintes ferramentas:

    1. Kahoot
    2. Padlet
    3. Mentimeter
    4. Google Meet

    • Apresentação dos Docentes


    Professor Filipe Russo

    Filipe Russo, professor de matemática licenciado pelo IME-USP, pós-graduando em computação aplicada à educação pelo ICMC-USP.





    Milena Farias, professora de matemática da rede estadual de educação de Alagoas e licenciada pelo IM - UFAL, pós graduanda em computação aplicada à educação pelo ICMC - USP.




    Imagem de boneco

    Danileno Meireles, professor de informática no IFPA - Campus Castanhal, pós graduando em computação aplicada à educação pelo ICMC - USP.




    Maria Alice


    Maria Alice, profissional do audiovisual, pós graduanda em computação aplicada à educação pelo ICMC - USP.


  • Kahoot!

  • Padlet

    • O pdf "Padlet - landing page, login e tela inicial" apresenta uma sequência de telas iniciais do webapp Padlet. 

      A primeira tela diz respeito ao endereço web www.padlet.com. Aqui, caso você deseje visualizar o conteúdo em português pode clicar no terceiro botão (um menu) no canto inferior esquerdo e escolher o idioma de sua preferência.

      Já a segunda tela apresenta o conteúdo em português equivalente ao da primeira. Vamos clicar em "Inscrever-se gratuitamente" no centro do site.

      A terceira tela diz respeito ao login, aqui pode-se realizar o login por meio de serviços de terceiros (apple, gmail, microsoft) ou criar um novo cadastro diretamente por meio de email e senha.

      Por fim, a quarta tela apresenta um menu inicial de ações as quais podem ser realizadas na plataforma Padlet, veremos mais sobre os tipos de murais disponíveis (padlets) no próximo arquivo pdf.


    • Após o login temos a tela inicial, onde clicando em "+ CRIAR UM PADLET" podemos criar nosso primeiro padlet.

      Há 7 tipos de padlets disponíveis:

      1. Mural
        • Agrupe o conteúdo em um layout no estilo tijolinhos.
      2. Lista
        • Simplifique a organização do conteúdo em um feed vertical fácil de ler.
      3. Grade
        • Organize o conteúdo em linhas de caixas.
      4. Coluna
        • Agrupe o conteúdo em uma série de colunas.
      5. Mapa
        • Adicione conteúdo a pontos em um mapa.
      6. Tela
        • Distribua, agrupe e conecte o conteúdo do jeito que quiser.
      7. Linha do Tempo
        • Posicione o conteúdo em uma linha horizontal.
    • Após ter criado seu padlet selecionando um dos tipos de padlets disponíveis no item 3, chegou a hora de povoar seu padlet com publicações.

      O pdf "Padlet - fazendo suas publicações" apresenta os 3 momentos que você pode se deparar ao clicar no botão inferior direito "+" para adicionar conteúdo. O primeiro momento é uma tela com título, ícones de conteúdo e uma descrição. 

      O primeiro ícone central desta tela diz respeito a subir um documento do seu computador para a plataforma, já o segundo a tirar uma foto com a sua webcam, o terceiro e o quinto ícones apresentam a tela disponível na segunda página do pdf. Por fim o terceiro ícone diz respeito ao upload de imagens diretamente da web para o padlet.

      Vamos nos atentar por um instante nos tipos de conteúdos que podemos ser subidos por meio do terceiro e quinto ícones:

      1. Upload
      2. Câmera
      3. Gravador de vídeo
      4. Gravador de áudio
      5. Gravador de tela
      6. Localização
      7. Desenho
      8. Padlet

      Por fim também temos as opções de conteúdo disponíveis no quarto ícone:

      1. Pesquisar Imagens
      2. Pesquisar GIFs
      3. YouTube
      4. Spotify
      5. Web

    • Este é o momento de você criar seu próprio padlet, publicar conteúdos e socializá-lo com a turma!
      Crie um padlet e o povoe com o conteúdo seja das disciplinas que você leciona, seja dos seus gostos e interesses pessoais. Faça pelo menos 3 publicações no padlet, com pelo menos 2 tipos distintos de mídia. Se divirta e explore a sua criatividade.
      Por fim, publique neste fórum o link para o seu padlet, desse modo ele servirá de inspiração e ponto de articulação para os seus colegas de curso.
  • Mentimeter

    MentimeterO Mentimeter foi desenvolvido por uma empresa sueca, com a proposta de oferecer apresentações interativas. Com uma estrutura básica de apresentação de slides, além de texto, imagens e vídeos, pode-se incluir nos slides diversos itens interativos, como nuvem de palavras, enquetes e questionários.

    As respostas obtidas podem ser vistas em tempo real e os resultados podem ser baixados em planilhas Excel ou arquivos PDF.

    Além disso, slides feitos em PowerPoint e documentos do Google Docs podem ser inseridos nos slides do Mentimeter. Assim, além de facilitar o reuso de materiais, permite concentrar todos os conteúdos de uma aula online - slides e interações - em um único endereço.

    Mesmo com um registro gratuito, é possível se ter acesso a vários recursos do Mentimeter, ainda que com algumas limitações.



  • Google Meet

    O Google Meet é uma ferramenta da empresa Google que permite videoconferências para usuários na forma gratuita ou paga. É muito útil para aulas ou reuniões, por sua qualidade de áudio, vídeo e chat.

    Visto que o uso de contas de e-mail Google é bem difundido, o uso de videoconferências se tornou ainda mais popular após o início da pandemia de COVID-19 em 2020, o que gerou mudanças em algumas ferramentas da empresa. Consequentemente, o Google Meet se fortaleceu como um meio de aproximar pessoas, em especial alunos e estudantes de instituições de ensino.

  • Encerramento

    Parabéns!

    Você chegou ao final do curso. 

    Desejamos que sua prática seja fortalecida com as ferramentas apresentadas!