Curso CAE-AAPAV-02
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Musicoterapia & Educação
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Apresentação
OBJETIVO GERAL: Apresentar como a musicoterapia pode apoiar e integrar atividades educacionais e terapêuticas através da integração de poucos conhecimentos e recursos musicais aproximando a experiência musical e a importância da música e seus elementos na prática pedagógica, estimulando o potencial criativo do aluno através de atividades musicais.
Poesia
A MÚSICA!
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Conhecendo a Musicoterapia
Musicoterapia ciência e arte
A musicoterapia, como ciência e arte de cura, tem por objetivo promover o equilíbrio biopsicossocial, restaurando a saúde dos indivíduos ou prevenindo a instalação de doenças.
A música, como arte de cura, perde-se nos tempos imemoriais da história humana. As tradições xamânicas de utilização do som com propósitos de cura remontam a 25.000 anos, aproximadamente, dentro de um sistema organizado e que foi utilizado no mundo todo, desde a Sibéria até a África e a América do Sul.
Na antiga Grécia, a música era estruturada em um sofisticado sistema, com bases científicas, fundamentada na física e na matemática.
A filosofia médica de Hipócrates acreditava na medicina psicossomática e considerava as doenças como uma desarmonia do homem face à sua própria natureza. Assim, para o restabelecimento do equilíbrio perdido, a música, por ser ordem e harmonia, desempenhava tanto a função de provocar a depuração catártica das emoções, quanto a de enriquecer a
mente e dominar as emoções através de melodias que levam ao êxtase. Findo o período da Antiguidade Clássica (cultura greco-romana), pela invasão dos bárbaros na Europa, o conhecimento permaneceu resguardado nos mosteiros e conventos da Igreja Católica Romana, que detendo o poder econômico e o poder de Estado, ditou as normas de conduta do povo e só permitiu o uso da música dentro das suas Igrejas e sob seu controle.
A utilização da música como processo de cura foi retomado no início da Idade Moderna quando os turcos tomaram Constantinopla e dissolveram o último reduto de domínio da Igreja Romana e as pesquisas se aceleraram no mundo todo até o alvorecer do séc.XX, quando Freud inaugurou a era da Psicanálise e da predominância da palavra. O mundo científico e leigo assombrou-se com as descobertas de Freud, seu vocabulário passou ao senso comum e tudo que estava fora do contexto freudiano foi considerado como terapia alternativa.
Contudo, na segunda metade do século XX, as graves consequências físicas, emocionais e psíquicas causadas aos egressos da segunda Guerra Mundial impulsionaram as pesquisas sobre os efeitos da música no processo de cura. Nasceu, então, todo um plano científico de trabalho e a Musicoterapia emergiu como um novo ramo científico interdisciplinar e transdisciplinar, envolvendo inúmeras áreas do conhecimento humano, principalmente a neurologia, neurociência, física, neurobiologia, cardiologia e outras.
Hoje, os musicoterapeutas são profissionais formados pelas Faculdades de Musicoterapia ou especialistas preparados através dos cursos de pós-graduação e sua formação é ampla.
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Como assim?
Musicoterapia Biomédica: do som ao movimento! | Nathalya Avelino | TEDxSantarem -
Conhecendo a Musicoterapia
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Teste seus conhecimentos
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