Apresentação
.
.
Os vídeos foram gravados utilizando a plataforma Moodle eDisciplinas (edisciplinas.usp.br). Por isto, o layout da tela será diferente do que está nesta plataforma, o Moodle Extensão (cursosextensao.usp.br). A principal diferença é que, aqui no Moodle Extensão, a barra lateral esquerda fica escondida no canto superior direito, no ícone de engrenagem, ilustrado abaixo:
Esta seção apresenta os primeiros passos para criar o ambiente da sua disciplina no Moodle, e as configurações gerais de acesso, layout, organização, métodos de inscrição e usuários inscritos.
Esta seção apresenta os principais recursos para se oferecer conteúdo didático para os estudantes, sob diferentes formas, desde arquivos de texto até vídeos e páginas da Internet.
Esta seção apresenta diferentes formas de interagir com os estudantes e os fazer interagirem entre si, tanto de forma síncrona (ao vivo) quanto assíncrona (cada um a seu tempo).
Esta seção apresenta os recursos para manter os estudantes engajados, ativos, atuantes na disciplina. Estas atividades podem ser utilizadas apenas como recurso didático e para avaliação formativa, mas também podem ser usadas para avaliação somativa.
Lembre-se que um Fórum com postagem obrigatória pode ser uma ótima maneira de engajar os estudantes.
Esta seção apresenta os recursos que podem ser utilizados para avaliação (formativa e somativa) dos estudantes.
Navegação sequencial e feedback adiado, tentativa única, tempo limitado.
Navegação livre e feedback imediato, tentativas ilimitadas, sem limite de tempo.
Navegação livre e modo adaptativo, tentativas ilimitadas, sem limite de tempo.
Navegação livre e modo interativo, tentativas ilimitadas, sem limite de tempo, exibe uma ou mais dicas, tentar outra questão parecida do banco de questões.
Lembre-se que um Fórum com postagem ou participação que valem nota pode ser uma boa forma de avaliação do estudante.
Esta seção apresenta como trabalhar com grupos, uma ótima maneira de estimular a cooperação entre os estudantes, e um pouco de competição também!
Esta seção apresenta como o professor pode acompanhar o andamento da disciplina, através da monitorização das atividades dos estudantes e da conclusão das atividades, da frequência ou do checklist.
Esta seção apresenta como configurar e utilizar o livro de notas, e como usar emblemas.
Esta seção apresenta estratégias para coletar feedback dos estudantes sobre a disciplina, como exportar as notas para o sistema Júpiter e como oferecer um certificado.
Escolha uma das opções para receber o emblema.
Neste exemplo, o emblema é concedido a quem completar esta atividade, o que significa escolher qualquer das opções. O emblema será enviado para seu email e ficará disponível no menu à esquerda: Emblemas.