Contagem de carboidratos no tratamento nutricional de paciente diabéticos
Programação
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Nesta aula você colocará em prática o método de contagem de carboidratos.
Para isso, todos deverão trabalhar em dupla.
A dupla realizará os papéis do(a) paciente e do(a) nutricionista.
1) Papel do(a) paciente
2) Papel do(a) nutricionista
1) O(a) paciente: imagine você como um(a) paciente diabético (DM1) que utiliza insulina em esquema basal-bolus com as insulinas Lantus e Lispro. A quantidade de insulina Lispro que você aplica antes do café da manhã, do almoço e do jantar é definida conforme a seguinte equação: DX - 100 / 20 + CHO/15. O(a) nutricionista lhe solicitou um registro alimentar de 1 dia. Neste registro o(a) nutricionista lhe pediu para anotar as quantidades de carboidratos e de insulina aplicadas no café da manhã, almoço e no jantar. Você deverá realizar um registro alimentar verídico (da sua rotina alimentar real e não hipotética). Você deverá realizar as contas e encontrar quanto de insulina Lispro você deverá aplicar antes das refeições. Para isso, assuma os seguintes valores hipotéticos de glicemia capilar:
Pré-cafe da manhã = 130 mg/dL
Pré-almoço = 170 mg/dL
Pré-jantar = 200 mg/L
2) O(a) nutricionista: com o registro alimentar completo em mãos, contendo as informações de carboidratos e de insulina, você deverá checar se a contagem foi realizada corretamente. Retorne o resultado encontrado para o(a) paciente após a verificação apontando os possíveis erros de contagem. Para fins especificamente desta atividade o seu objetivo aqui é simplesmente checar se a contagem foi realizada de forma correta e não o de avaliar a qualidade alimentar do ponto de vista nutricional.
As duplas serão divididas por mim em momento oportuno. Após a divisão, as duplas terão 3 dias para realizar o registro alimentar (papel do paciente) e posteriormente mais 3 dias para realizar a checagem (papel do nutricionista). Utilize o manual de Contagem de Carboidratos da SBD disponível em Material de Apoio. No sétimo dia realizaremos um chat entre as duplas pra que possam realizar a troca de informações e dar o feedback para a sua dupla. Neste dia estarei disponível para tirar dúvidas pelo Diálogo com o professor.
O objetivo desta atividade é:
1) Vivenciar a experiência da contagem de carboidratos pela perspectiva do paciente
2) Vivenciar a prática profissional do nutricionista com a contagem de carboidratos
3) Encontrar nas vivências os desafios relacionados à contagem de carboidratos pela perspectiva do paciente e do nutricionista.
Ao final, você terá 7 dias para postar um relatório contando sobre esta experiência.
Você será avaliado quanto à: capacidade de colocar em prática os conhecimentos adquiridos até agora e de realizar uma análise crítica sobre as vivências.
Ao final, por favor responda ao questionário de Avaliação desta aula
Boa aula!
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Caso a dupla apresentar algum dúvida coloque aqui a sua pergunta.
Tanto o professor quanto os outros alunos poderão responder à sua dúvida
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Chat: Prática de contagem de carboidratos
Este é o chat entre as duplas.
Após realizar o papel do paciente e do nutricionista a dupla deverá trocar as experiências vividas. Você como nutricionista deverá apontar para o seu paciente (a sua dupla) os erros (se houver) de contagem de carboidratos e as limitações de informações do registro alimentar (se houver) que dificultaram o seu trabalho de checagem das quantidades de carboidratos computados nas refeições.
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Descreva como foi a experiência desta prática para você, na perspectiva do paciente e do profissional nutricionista.