Topic outline

  • Nesta aula você  colocará em prática o método de contagem de carboidratos.

    Para isso, todos deverão trabalhar em dupla.

    A dupla realizará os papéis do(a) paciente e do(a) nutricionista.

    1) Papel do(a) paciente

    2) Papel do(a) nutricionista


    1) O(a) paciente: imagine você  como um(a) paciente diabético (DM1) que utiliza insulina em esquema basal-bolus com as insulinas Lantus e Lispro. A quantidade de insulina Lispro que você  aplica antes do café da manhã, do almoço e do jantar é definida conforme a seguinte equação: DX - 100 / 20 + CHO/15. O(a) nutricionista lhe solicitou um registro alimentar de 1 dia. Neste registro o(a) nutricionista lhe pediu para anotar as quantidades de carboidratos e de insulina aplicadas no café da manhã, almoço e no jantar. Você  deverá realizar um registro alimentar verídico (da sua rotina alimentar real e não hipotética). Você  deverá realizar as contas e encontrar quanto de insulina Lispro você  deverá aplicar antes das refeições. Para isso, assuma os seguintes valores hipotéticos de glicemia capilar:

    Pré-cafe da manhã =  130 mg/dL

    Pré-almoço = 170 mg/dL

    Pré-jantar = 200 mg/L


    2) O(a) nutricionista: com o registro alimentar completo em mãos, contendo as informações de carboidratos e de insulina, você  deverá checar se a contagem foi realizada corretamente. Retorne o resultado encontrado para o(a) paciente após a verificação apontando os possíveis erros de contagem. Para fins especificamente desta atividade o seu objetivo aqui é simplesmente checar se a contagem foi realizada de forma correta e não o de avaliar a qualidade alimentar do ponto de vista nutricional.


    As duplas serão divididas por mim em momento oportuno. Após a divisão, as duplas terão 3 dias para realizar o registro alimentar (papel do paciente) e posteriormente mais 3 dias para realizar a checagem (papel do nutricionista). Utilize o manual de Contagem de Carboidratos da SBD disponível em Material de Apoio. No sétimo dia realizaremos um chat entre as duplas pra que possam realizar a troca de informações e dar o feedback para a sua dupla. Neste dia estarei disponível para tirar dúvidas pelo Diálogo com o professor.


    O objetivo desta atividade é:

    1) Vivenciar a experiência da contagem de carboidratos pela perspectiva do paciente

    2) Vivenciar a prática profissional do nutricionista com a contagem de carboidratos

    3) Encontrar nas vivências os desafios relacionados à  contagem de carboidratos pela perspectiva do paciente e do nutricionista.

    Ao final, você  terá 7 dias para postar um relatório contando sobre esta experiência.


    Você  será avaliado quanto à: capacidade de colocar em prática os conhecimentos adquiridos até agora e de realizar uma análise crítica sobre as vivências.

    Ao final, por favor responda ao questionário de Avaliação desta aula

    Boa aula!


    • Caso a dupla apresentar algum dúvida coloque aqui a sua pergunta.

      Tanto o professor quanto os outros alunos poderão responder à  sua dúvida

    • Chat icon
      Chat: Prática de contagem de carboidratos

      Este é o chat entre as duplas.

      Após realizar o papel do paciente e do nutricionista a dupla deverá trocar as experiências vividas. Você  como nutricionista deverá apontar para o seu paciente (a sua dupla) os erros (se houver) de contagem de carboidratos e as limitações de informações do registro alimentar (se houver) que dificultaram o seu trabalho de checagem das quantidades de carboidratos computados nas refeições.

      Not available unless: You belong to any group
    • Descreva como foi a experiência desta prática para você, na perspectiva do paciente e do profissional nutricionista.