• Aulas 2, 3 e 4


    Aula 2


    Momento 1
    No primeiro momento, o professor deverá discutir com o aluno sobre o que será abordado na sequência didática. Explicitando que a Física de Partículas é uma área da ciência que trata o muito pequeno. Assim, questiona-se os estudantes sobre o que os mesmos reconhecem como muito pequeno. A partir das falas dos alunos, peça para que os mesmos tentem fazer um experimento de pensamento em recortar um papel. Questione quantas vezes os alunos conseguem recortar esse papel e se a menor parte recortada seria a menor representação da matéria?
    Dicas: Em geral os estudantes possuem dificuldades de compreender o sentido do pequeno na física. É interessante discutir que o tamanho do átomo não é possível de ser observado sequer com instrumentos potentes.

    Momento 2
    Jogo de cartas micro-macro: Para a continuação da aula, peça aos alunos que organizem as fichas do grupo 1 (jogo de fichas no anexo 2.1) em ordem do menor para o maior. Peça para que coloquem as fichas correspondentes do tamanho dos objetos em suas respectivas escalas comparativas (fichas do grupo 2). Peça aos estudantes para compararem a ordem de grandeza dos objetos e os questionem o quão pequeno pode ser o pequeno na física de partículas.


    Aula 3


    Momento 3

    Para finalizar a atividade, espera-se que o aluno já tenha notado que as percepções do micro da física de partículas não são próximas das coisas pequenas do cotidiano. Assim, eles devem fazer uma atividade para comprovar o tamanho do muito pequeno que será discutido nessa sequência. A atividade propõe que o aluno responda à seguinte questão (Anexo 2.2): Quantos átomos há em um grão de areia?

    Dicas: Essa atividade possui complexidade em suas contas, portanto, deve ser feita por etapas. Na apresentação da atividade sugere-se que o professor inicie o cálculo e só então deixe os alunos continuarem o raciocínio. Para cada turma haverá um nível matemático específico, portanto, sendo necessário que o professor faça tal avaliação.


    Aula 4


    Momento 4 (Finalização)

    Para finalização da Atividade 2, os estudantes irão apresentar os resultados de seus cálculos. Se o professor achar interessante, pode pedir para alguns alunos irem até a lousa para explicitar sua organização. Os alunos devem ter a compreensão da constituição da matéria e suas especificidades, relacionando-as aos modelos propostos pela ciência hoje. E nas comparações sobre as ordens de grandeza propostas, o aluno deve fazer uma reflexão sobre o que está ocorrendo e o real significado das grandezas envolvidas nos cálculos. Seria interessante se o professor resumisse as etapas dos cálculos efetuados na aula instigando os alunos a cada etapa do processo e deixando sempre em evidência as ordens de grandeza envolvidas no processo e as unidades de medidas. (Aqui pode ser interessante fazer uma revisão sobre o átomo caso o professor considere importante).

    Dicas: É importante que a finalização da aula haja a pergunta ponte com a atividade seguinte. Se considerar mais produtivo, o professor pode pedir um parágrafo reflexivo ou uma breve pesquisa que o aluno poderá comentar no início da aula seguinte.