• Aula 1

    Momento 1 

    Abertura da Aula: A aula pode ser iniciada situando os alunos na temática que será desenvolvida nas aulas seguintes, isto é, indicando que será estudado Física de Partículas Elementares e Aceleradores de Partículas. Antes de iniciar qualquer explicação sobre o tema, o questionário de levantamento inicial (anexo 1.1) deve ser aplicado para que os estudantes o respondam individualmente.


    Momento 2

    Questionário: Para responderem à primeira questão, é importante indicar aos alunos que podem apontar se já tiveram contato com Física de Partículas Elementares e/ou Aceleradores de Partículas mesmo que tenha sido algo superficial ou muito breve. Interessa, neste momento, saber se eles tiveram qualquer contato com a temática. Para a segunda questão é interessante estimulá-los para que reflitam sobre o que será abordado e tentem pensar se há alguma questão que chama sua atenção.

    Dicas: Os alunos devem ser orientados a responderem livremente ao questionário. É comum em atividades de levantamento que os estudantes tenham receio de declarar ter algum conhecimento, em especial por temerem que o mesmo seja cobrado posteriormente.


    Momento 3

    Discussão Geral: No momento seguinte da aula, pode-se fazer uma conversa conjunta sobre as respostas dadas ao questionário. Por exemplo, pode-se pedir aos estudantes que relatem em quais meios eles tiveram contato com o tema e o que lembram sobre ele. O mais provável é que eles citem filmes como “Anjos e Demônios” e “Homem de Ferro” ou seriados como “Flash”. Isto é positivo, pois nos permite mapear o imaginário do assunto. É importante que eles indiquem as relações que estas obras fazem com a Física de Partículas, mesmo que sejam de cunho ficcional. A partir de discussões desta natureza, pode-se tentar fazer um levantamento das principais curiosidades que os alunos têm sobre a temática a ser desenvolvida. Este elemento ajuda na discussão das atividades seguintes.

    Dicas: É preciso fazer com que estudantes se sintam à vontade para se expressar. Muitas vezes os mesmos ficam envergonhados em manifestarem seus saberes. Também procurar uniformizar as informações, para não fragmentar tanto o assunto, deixando a discussão mais objetiva.


    Momento 4 (Finalização)

    Na finalização, o professor pode indicar quais serão as próximas atividades. Mesmo sem detalhar, é interessante mostrar quais aspectos discutidos serão tratados ao longo das aulas.

    Dicas: Na finalização, o professor pode indicar quais serão as próximas atividades. Mesmo sem detalhar, é interessante mostrar quais aspectos discutidos serão tratados ao longo das aulas.