• Aulas 15 e 16


    Aula 15


    Momento 1

    Retome a pergunta com a qual a atividade anterior foi finalizada. De modo a construir uma dinâmica para tal debate, peça para que eles façam a atividade (individualmente) em que devem preencher custo monetário de algumas empreitadas culturais (anexo 7.1).

    Dicas: Essa atividade visa desmistificar a ideia de que um experimento científico é relativamente caro em detrimento de outras demandas da sociedade. Portanto, deixe que os alunos apontem suas percepções (negativas em especial) sobre os financiamentos em ciência de modo que o jogo faça sentido a suas indagações.


    Momento 2

    Partindo do debate produzido no Momento 1, questione os alunos sobre como eles acham que podem ser mobilizados esses valores para a produção de um laboratório como o CERN? Em seguida, explicite o papel das colaborações entre países como fundamental para o desenvolvimento dessas ações e indique que o mesmo implica no trabalho científico. Peça para os alunos elencarem quais os países eles consideram que sejam parte do consórcio CERN (anexo 7.2).

    Dicas: A ideia aqui é trazer aos alunos a compreensão de que sem a cooperação política também não se pode fazer ciência.


    Aula 16


    Momento 3

    Para finalizar esse debate, o professor pode indicar alguns produtos que o CERN produziu para a sociedade. Em especial, o protocolo WWW criado em 1989 por Tim Berners-Lee. Questione os alunos, caso o CERN fosse um laboratório particular e patenteasse a internet cobrando a licença para seu uso, quanto custaria para cada aluno, por dia, semana, mês e ano a entrada em redes sociais, Google e outros sites. Em seguida faça uma discussão com os alunos sobre a importância de financiamentos públicos para o desenvolvimento da ciência e da sociedade (anexo 7.3).

    Dicas: É importante que o professor respeite a opinião dos alunos, buscando, também, introduzir nesse debate questionamentos contrários sobre o papel da ciência na sociedade. Cabe ressaltar, contudo, que essa atividade busca promover uma compreensão sobre a importância da autonomia dos cientistas para a ciência e garantindo que seus produtos sejam bens para a sociedade e não para um grupo específico.


    Momento 4 (Finalização)

    Para finalizar essa atividade, cada aluno deverá fazer uma breve pesquisa sobre o desenvolvimento da WWW no CERN. É importante que eles compreendam os motivos que levaram os cientistas a produzirem essa plataforma de comunicação. Essa atividade busca trazer, também, um debate sobre o desenvolvimento tecnológico produzido pela demanda de trabalhar com grandes colaborações (anexo 7.4).