PET-Saúde/Interprofissionalidade da USP - Ribeirão Preto
No ano de 2018 a Universidade de São Paulo, no campus de Ribeirão
Preto, teve o projeto do PET-Saúde/Interprofissionalidade aprovado pelo
Ministério da Saúde, de acordo com o edital GM/MS n. 10 de 23 de Julho de 2018.
O Programa de Educação pelo Trabalho para a Saúde, conhecido como
PET-Saúde, aproxima a educação do dia a dia do trabalho em saúde. Foi criado no
ano de 2008 pelos Ministérios da Saúde e da Educação, com o objetivo inicial de
fomentar grupos de aprendizagem na Estratégia Saúde da Família. Essa é a 9a edição do programa que tem como foco central a Educação Interprofissional em Saúde, conhecida como EIP.
Essa edição do PET-Saúde é uma das medidas do plano de ação do Brasil para implementação da EIP no nosso país, conforme recomendação do escritório regional da Organização Mundial da Saúde para as América, a OPAS.
E a Educação Interprofissional? O que é isso? É uma atividade que envolve dois ou mais membros, de diferentes profissões, que aprendem juntos, de modo participativo, para melhorar a colaboração e qualidade da atenção à saúde.O PET-Interprofissionalidade da USP – Ribeirão Preto é um projeto concebido por 6 Unidades de Ensino: Faculdade de
Medicina, Escola de Enfermagem, Escola de Educação Física e Esporte, Faculdade de Odontologia, Faculdade de Farmácia e a Faculdade de
Filosofia, Ciências e Letras em conjunto com a Secretaria Municipal de saúde do município.
O PET da USP - Ribeirão Preto hoje contempla 9 cursos de graduação da área da saúde, 6 unidades de ensino, 61 participantes e mais voluntários e a rede de atenção à saúde local.
Com objetivos claros, o PET-Interprofissionalidade da USP-Ribeirão Preto tem como alvo:
- a incorporação dos elementos da EIP nos projetos políticos pedagógicos dos cursos de graduação, por meio de formulação de disciplinas integradas, envolvendo diversos cursos. Para isso, o projeto conta com o apoio das Comissões Coordenadoras de Curso (CoC) e das comissões de graduação.
- a formação de professores e preceptores para a EIP, assim como
atividades de educação permanente com os profissionais de saúde.
- a criação de uma comissão para divulgar o projeto nas CIES (Comissão E Integração Ensino-Serviço) e na gestão da saúde.
Aldaísa Forster
- Coordenadoras: Aldaisa Cassanho Forster
- Coordenadoras: Anderson Marliere Navarro
- Coordenadoras: Angelina Lettiere Viana
- Coordenadoras: Camila de Moraes
- Coordenadoras: Cinira Magali Fortuna
- Coordenadoras: Janise Braga Barros Ferreira
- Coordenadoras: Lucilene Cardoso
- Coordenadoras: Marina Simoes Florio Ferreira Bertagnoli
- Coordenadoras: Nadia Pires Emer Coquely
- Coordenadoras: Patricia Leila dos Santos
- Coordenadoras: Regina Yoneko Dakuzaku Carretta
- Coordenadoras: Soraya Fernandes Mestriner
- Coordenadoras: Tatiane Martins Jorge
- Coordenadoras: Vânia dos Santos