Esta proposta contempla o oferecimento da oficina Inovação Curricular no Ensino Universitário: Em Pauta os Cursos de Graduação na USP, sob a coordenação do Grupo de Apoio Pedagógico do Campus USP de Ribeirão Preto/GAPRP, a ser realizada no segundo semestre de 2018. Tem como referência as políticas nacionais para a formação de professores para a educação superior, as demandas da Universidade de São Paulo (Campus de Ribeirão Preto) no que concerne ao currículo, especificamente ao Projeto Pedagógico de Cursos de Graduação e as atuais metas da Pró-Reitora de Graduação da USP. Além disso, assenta-se nos objetivos do GAPRP, explicitados abaixo: a) Desenvolver e incentivar práticas pedagógicas inovadoras nos cursos de graduação das diferentes unidades, a partir de Programas de Formação Continuada, estudos, seminários e workshops, sobre docência universitária e profissionalização docente, considerando as necessidades compartilhadas das Unidades; b) Incentivar e desenvolver pesquisas sobre temas relativos à pedagogia universitária, envolvendo as distintas unidades deste campus; c) Favorecer a socialização de experiências pedagógicas entre os docentes deste campus no que se refere a mudanças curriculares, construção/implementação de projetos político-pedagógicos, inovações em metodologia de ensino, práticas de avaliação da aprendizagem, dentre outros.
No campo universitário são diversos os agentes desafiadores das formas de conduzir o currículo que vão desde as alterações estruturais da cultura, da sociedade e do conhecimento, até os recursos tecnológicos dispostos atualmente. De tal modo, entende-se que a efetividade de uma prática curricular inovadora é decorrência tanto de condições individuais, como institucionais, sociais, culturais e políticas. Nesse sentido, as atividades pedagógicas de formação do universitário vão desde a forma do professor conceber sua atividade docente, a relação do Projeto Pedagógico de Curso (PPC) com os currículos profissionais, os objetivos da formação do estudante, o entendimento do papel e da função da universidade, até a relação desta com a sociedade, o mundo do trabalho e o papel do próprio estudante em sua formação. Considerando a abrangência e a complexidade do tema, propõe-se, para o ano de 2018, duas atividades na modalidade oficina, com o apoio da Pró-Reitoria de Graduação da USP e parceria com as Comissões de Graduação e Comissões Coordenadoras de Curso das Unidades do Campus que situam a relação das inovações curriculares com o Projeto Pedagógico de Cursos de Graduação.- Docente: Adriana Katia Corrêa
- Docente: Alma Blasida Concepcion Elizaur Benitez Catirse
- Docente: Caio Gracco Pinheiro Dias
- Docente: Edson Garcia Soares
- Docente: Glaucia Maria da Silva Degrève
- Docente: Luciane Sá de Andrade
- Docente: Maria Conceição Bernardo de Mello e Souza
- Docente: Marlene Fagundes Carvalho Gonçalves
- Docente: Noeli Prestes Padilha Rivas
- Docente: Rodrigo Humberto Flauzino
- Docente: Yassuko Iamamoto