O curso aborda as diversas concepções sobre a metodologia de resolução de problemas, bem como as diversas estratégias de resolução. Os problemas propostos terão as seguintes características: abertos (com várias soluções), alguns sem solução
(dados insuficientes), desafiantes, que proporcionem a formulação de conjecturas, que apresentem regularidades e padrões, que estimulem a visualização, que proporcionem diversas representações e estimulem a criatividade.
As atividades serão desenvolvidas principalmente em grupo.
Trabalhar com desafios, questões de diversas competições matemáticas é uma oportunidade rica para desenvolver o pensamento matemático.
Curso Oficial PRCEU: Não

Cursos para professores de Matemática (IME-USP)

Curso Oficial PRCEU: Não

Cursos para professores de Matemática (IME-USP)

Curso Oficial PRCEU: Não

Curso de extensão IME-USP

Curso Oficial PRCEU: Não

Programa de Pré Iniciação Científica

Instituto de Matemática e Estatística da USP

Matemática e modelos: promovendo significado para o conceito de função

Orientadora: Profa. Dra. Cristina Cerri

Escolas participantes

ISALTINO DE MELLO PROFESSOR

Supervisora: Profa. Simone Cristina da Silva

BRASILIO FLORES DE AZEVEDO INSTITUTO TECNICO DE BARUERI

Supervisora: Profa. Claudia Pereira Chaves


O objetivo principal é possibilitar um aprendizado mais significativo de Matemática, por meio de situações-problema. Assim, objetiva-se fazer um estudo detalhado dos conceitos envolvendo função, como variação entre grandezas, um estudo de modelos matemáticos e aplicações. Espera-se promover a autonomia dos alunos, estimular o trabalho coletivo e possibilitar experiências de divulgação científica. Paralelamente, espera-se com o projeto o envolvimento das comunidades escolares, contribuindo para melhoria do ensino de matemática e valorização da área e da ciência.


Unidade: IME
Curso Oficial PRCEU: Não