(dados insuficientes), desafiantes, que proporcionem a formulação de conjecturas, que apresentem regularidades e padrões, que estimulem a visualização, que proporcionem diversas representações e estimulem a criatividade.
As atividades serão desenvolvidas principalmente em grupo.
Trabalhar com desafios, questões de diversas competições matemáticas é uma oportunidade rica para desenvolver o pensamento matemático.
- Docente: Rogerio Osvaldo Chaparin
Cursos para professores de Matemática (IME-USP)
- Docente: Rogerio Osvaldo Chaparin
- Docente: Rogerio Augusto dos Santos Fajardo
Cursos para professores de Matemática (IME-USP)
- Docente: Rogerio Osvaldo Chaparin
Esse curso... (editar)
- Docente: Carla Cristina Pompeu
- Docente: Júlio César Augusto do Valle
- Docente: Priscila Ribeiro dos Santos
Programa de Pré Iniciação Científica
Instituto de Matemática e Estatística da USP
Matemática e modelos: promovendo significado para o conceito de função
Orientadora: Profa. Dra. Cristina Cerri
Escolas participantes
ISALTINO DE MELLO PROFESSOR
Supervisora: Profa. Simone Cristina da Silva
BRASILIO FLORES DE AZEVEDO INSTITUTO TECNICO DE BARUERI
Supervisora: Profa. Claudia Pereira Chaves
O objetivo principal é possibilitar um aprendizado mais significativo de Matemática, por meio de situações-problema. Assim, objetiva-se fazer um estudo detalhado dos conceitos envolvendo função, como variação entre grandezas, um estudo de modelos matemáticos e aplicações. Espera-se promover a autonomia dos alunos, estimular o trabalho coletivo e possibilitar experiências de divulgação científica. Paralelamente, espera-se com o projeto o envolvimento das comunidades escolares, contribuindo para melhoria do ensino de matemática e valorização da área e da ciência.
- Docente: Claudia Pereira Chaves
- Docente: Cristina Cerri
- Docente: Simone Cristina da Silva