
A
Avaliação de Processamento Visual Central tem aparecido como uma importante
análise de funções visuais sensoriais, perceptuais e cognitivas, baseadas em
evidências científicas. Alterações no processamento visual tem sido reportada
na literatura da área e estão associadas à diversas condições de educação e
saúde. Dislexia, discalculia, disgrafia são exemplos de condições presentes na
educação e que estão relacionadas a alterações de processamento visual central.
Ainda, crianças com Transtorno do Espectro Autista, Déficit de Atenção e
Hiperatividade, e adultos com sequelas visuais pós AVC ou TEC são exemplos de
populações de pacientes que a literatura mostra cada vez mais os benefícios
trazidos pelas avaliações de processamento visual nos seus processos de reabilitação. A abordagem translacional de pesquisa básica para clínica adotada faz com que este curso seja pioneiro e inovador, sendo o primeiro curso no Brasil sobre
esta formação em nível de pós-graduação Latu Senso.
O
curso trás disciplinas teóricas e atividades de supervisão que abordam fundamentos
anatômicos e fisiológicos do sistema visual e seu desenvolvimento normal e
anormal. Conhecimento dos aspectos funcionais do desenvolvimento da visão. Aprofundamento
do conhecimento sobre medidas funcionais da visão no desenvolvimento típico e
atípico. Apresentação das técnicas de medidas e funções visuais avaliadas em
processamento visual. Discutiremos os avanços em avaliação clínica nas
diferentes condições de desenvolvimento atípico, trazendo a importância da
prática baseada em evidência, além da apresentação de artigos científicos
importantes das áreas básica e clínica.
- Docente: Leonardo Dutra Henriques
- Docente: Marcelo Fernandes da Costa
Esta série de vídeos foi produzida pela equipe de enfermagem do Hospital Universitário da USP com o intuito de orientar o cuidado prestado ao paciente na Unidade Neonatal. Bom estudo!

A
Avaliação de Processamento Visual Central tem aparecido como uma importante
análise de funções visuais sensoriais, perceptuais e cognitivas, baseadas em
evidências científicas. Alterações no processamento visual tem sido reportada
na literatura da área e estão associadas à diversas condições de educação e
saúde. Dislexia, discalculia, disgrafia são exemplos de condições presentes na
educação e que estão relacionadas a alterações de processamento visual central.
Ainda, crianças com Transtorno do Espectro Autista, Déficit de Atenção e
Hiperatividade, e adultos com sequelas visuais pós AVC ou TEC são exemplos de
populações de pacientes que a literatura mostra cada vez mais os benefícios
trazidos pelas avaliações de processamento visual nos seus processos de reabilitação. A abordagem translacional de pesquisa básica para clínica adotada faz com que este curso seja pioneiro e inovador, sendo o primeiro curso no Brasil sobre
esta formação em nível de pós-graduação Latu Senso.
O
curso trás disciplinas teóricas e atividades de supervisão que abordam fundamentos
anatômicos e fisiológicos do sistema visual e seu desenvolvimento normal e
anormal. Conhecimento dos aspectos funcionais do desenvolvimento da visão. Aprofundamento
do conhecimento sobre medidas funcionais da visão no desenvolvimento típico e
atípico. Apresentação das técnicas de medidas e funções visuais avaliadas em
processamento visual. Discutiremos os avanços em avaliação clínica nas
diferentes condições de desenvolvimento atípico, trazendo a importância da
prática baseada em evidência, além da apresentação de artigos científicos
importantes das áreas básica e clínica.
- Docente: Lenise Clemens Torres
- Docente: Leonardo Dutra Henriques
- Docente: Marcelo Fernandes da Costa