Ambientação Digital;
Apresentação e navegação no Moodle;
Funções Administrativas no Moodle, Organização e publicação de conteúdos;
Gestão de usuários e permissões;
Gestão de usuários e permissões;
Gestão de usuários e permissões;
Segurança da informação no Moodle; Suporte técnico e boas práticas no uso da plataforma;
Integração do Moodle com processos administrativos acadêmicos.
- Docente: Brent André Bueia Sambo
- Docente: Gilberto de Almeida Meireles Patrocínio
Ambientação digital e acolhimento inicial;
Conceitos e características do Ensino a Distância;
Organização pessoal e estratégias de estudo online; Apresentação e navegação no Moodle;
Participação em fóruns, chats e outras ferramentas de comunicação no EaD;
Ética, autonomia e segurança no uso das tecnologias digitais;
Planejamento da trajetória acadêmica no ensino superior a distância;
Apresentação dos trabalhos finais e encerramento do curso.

Introduction to the course and the new model of Intercultural online pedagogy; Intercultural Communication in the Digital Age; Introduction to Fact-checking as a new civic skill; The digital divide in global education; Artificial Intelligence literacy; international research topics in media education; Critical Media Literacy for social and environmental justices; disinformation in health and science; Media Literacy experiences in different cultures.
The proposal originates from a collaboration that took place in August and September 2023 in the offering of the discipline “Global Media Education” offered by the University of Lapland in collaboration with the Educational University of Hong Kong, and which had the specific participation of USP in this offering. This collaboration is part of the network coordinated by the University of Lapland and UNESCO that USP joined in June 2023 through the Faculty of Education “UNITWIN/UNESCO Network on Teacher Education for Social Justice and Diversity in Education”. Therefore, the present proposal “Global Media Literacy” seeks to involve researchers from the aforementioned network with other institutions from Brazil, Japan, China - Hong Kong, South Korea and South Africa, aiming to offer students an international perspective with institutions and researchers from different continents to address an emerging theme “Media Literacy” in a context of expansion of misinformation, scientific denialism, discrediting of institutions and hate speech. There is a need to address these problems that undermine democracy, truth and justice, which universities on different continents need to deal with. For this reason, the proposal, in addition to addressing a global theme in the training of postgraduate students, also aims to foster collaboration among researchers from the institutions involved in order to cooperate in transnational research, teaching and extension projects.
- Docente: Bai Shurui Tiffany
- Docente: Chaak Ming Lau
- Docente: Felippe Constancio
- Docente: Junko Ishizawa
- Docente: Manfred Becker
- Docente: Renato de Oliveira Moraes
- Docente: Satu-Maarit KORTE
- Docente: Thuthukile Jita
- Docente: Vicky Yeung
- Docente: Yanjie Song
- Docente: Youngsang Kim
- Docente: Yulong Li

A formação inicial de professores nem sempre contempla as necessidades específicas para o professor utilizar os recursos tecnológicos digitais em suas aulas, e, por muitas vezes, a formação continuada também não oferece oportunidades para o professor colocar em prática e refletir sobre o que aprendeu. Um curso de difusão sobre a temática da Cultura Digital por meio da articulação das tecnologias digitais no âmbito educacional pode se tornar uma alternativa para estas questões, de forma a oferecer oportunidades para uma participação ativa dos professores, envolvendo-se em todos os aspectos desde o planejamento, aplicação e avaliação das ações, analisando a experiência com materiais diversos e de baixo custo com o intuito de proporcionar aos participantes a vivência na cultura digital.
Objetivo
● Integrar as tecnologias digitais na prática docentes de professores da Educação Básica a partir da leitura crítica e produção de mídias, desafiando a influência e poder das desordens informacionais científicas, com foco nas justiças social e equidade.
Objetivos específicos
● Entender as bases do letramento científico-midiático crítico;
● Organizar a rotina com as novas ferramentas digitais;
● Estabelecer um diálogo crítico e criativo sobre o uso de IA na educação;
● Identificar o que caracteriza a desinformação, compreendendo os impactos sociais, políticos e educacionais da disseminação de informações falsas;
● Identificar ferramentas pedagógicas para o uso responsável das mídias sociais na educação;
● Promover a inclusão digital criticamente na modalidade da EJA.
- Docente: Amarilis Blois Crispino
- Docente: Ana Carolina Lopes de Oliveira
- Docente: Ana Caroline Mendonca Machado da Silva
- Docente: Ana Karolina Ferreira Santos
- Docente: Arthur Branco Costa
- Docente: Eduarda Aparecida Costa Silva
- Docente: Elma de Castro Lopes
- Docente: Emanuelle Cristina de Assis
- Docente: Erasmo Moises dos Santos Silva
- Docente: Fernanda Grigolin Moraes
- Docente: Fernanda Magalhaes Afonso
- Docente: Gabriela Bastos Mellone
- Docente: Gabriela Carvalho Pereira da Silva
- Docente: Giovanna Francisco Rosa
- Docente: Giulia Mardegan Pereira
- Docente: Jenifer de Jesus Brito
- Docente: Karollayne Fidelis da Silva
- Docente: Leandra Sales de Sousa Estecio
- Docente: Mirella Melo Simões
- Docente: Priscila de Cassia Warszawski
- Docente: Vitoria de Lima Xavier
- Docente: Vitoria Gomes Alves
Oferecer um curso aos integrantes do Corpo de Bombeiros para difusão de
conhecimentos que contribuam para a capacitação e aprimoramento da
formação fornecida pelo Corpo de Bombeiros da Polícia Militar do Estado
de São Paulo para atuação no "Programa Bombeiro na Escola", apoiado em
ferramentas digitais de informação e comunicação, possibilitando a
mediação pedagógica via tecnologia, bem como favorecendo a integração da
Cultura Digital na educação.
Espera-se que no decorrer da formação os integrantes possam desenvolver conhecimentos relacionados à:
- Cultura Digital;
- Metodologias de ensino;
- Criação e aplicação de aulas envolvendo o uso de tecnologias;
- Mediação pedagógica via tecnologias.
- Docente: Agnaldo Arroio
- Docente: Monica Cristina Garbin