Proposta. Finalidades e objetivos. o curso propõe promover uma reflexão acerca de ações e aspectos teóricas vinculados a direitos básicos como a migração e a educação. Nesse sentido, este aborda quatro eixos:
1 Semana. 2 agosto. América Latina segurança, securitização e migrações. Prof. Rafael Duarte Villa.
2 Semana. 09 agosto. Infâncias, Migração e Refúgio no Brasil. Profa. Patrícia Nabuco.
3 Semana. 16 de agosto. Emergências complexas no contexto dos Estudos para a Paz. Profa. Camila Braga.
4 Semana. 23 de agosto. Integração pela educação superior Profa. Margarita Gomez.
Dinâmica: O curso inicia no dia 2 de agosto e termina no dia 31 de agosto. Os professores são doutores, pesquisadores do NUPRI/USP. Cada segunda-feira, às 7h, estará disponível: a vídeo-aula correspondente à semana; a indicação de um texto para a leitura prévia e uma atividade a ser realizada opcionalmente durante a semana ‘Lives’ poderão ser combinadas com os alunos através do google meet ou jit.si, nesse caso será enviado o link 1h antes do encontro.
*Curso Gratuito
*O público é irrestrito. Não há pré-requisito inicial.
*Dedicação horária: total 30 horas.
*Dia da semana e horário para o estudante: escolha livre. O estudante organiza seus horários; com autodisciplina.
*Critério de aprovação/certificado: Opcional. Quem optar por certificado deve cumprir com 75% de frequência.
*Auto-Inscrição (Matrícula): 26 de julho a 01 de agosto.
Pessoas da USP: acessar o sistema usando sua senha da USP.
Para quem não tem senha USP é preciso primeiro criar uma conta: https://cursosextensao.usp.br/ Clique em
cadastre-se e entre com seu CPF e o código de convite inscrição: migranto21
Procure o curso pelo nome ou https://cursosextensao.usp.br/course/view.php?id=2475,
e se inscreva
Dúvidas: https://docs.atp.usp.br/artigos/extensao
Organização: NUPRI/USP
Data: agosto/2021
Contato: migraeducas@gmail.com
- Docente: Camila de Macedo Braga
- Docente: Margarita Victoria Gomez
- Docente: Patricia Nabuco Martuscelli
- Docente: Rafael Antonio Duarte Villa
O curso tem como objetivo analisar a geopolítica internacional envolvendo a perspectiva de países do continente asiático, como a China, Coreia do Sul, Índia, Japão, Rússia e membros da ASEAN (Associação dos Países do Sudeste Asiático), enfocando análises de cenários e impactos da pandemia da COVID-19.
*Curso Gratuito
*O público é irrestrito. Não há pré-requisito inicial.
As aulas serão sempre síncronas às sextas-feiras das 14h00 às 17h15
Módulo I (2 de outubro - 23 de outubro)
Tópicos
- Novos debates das RI da China -
- O Quad e a manutenção da no Indo-Pacífico
- O significado da recente emenda constitucional na Rússia de 2020
- Os impactos das Ilhas Diaoyu/Senkaku nos cálculos estratégicos do Japão e da China
- Japão e EUA: Interesses e parcerias no século XXI
- O Japão e o sudeste asiático
- Mar do Sul da China, ASEAN e a rivalidade entre China e EUA
- A Nova rota da Seda: multilateralismo "made in China"
Módulo II (30 de outubro - 20 de novembro)
Tópicos
- Política Externa Sul Coreana
- Disputa Comercial nipo-coreana de 2020
- Olimpíadas como Diplomacia Cultural do Japão?
- Covid-19 e Envelhecimento da sociedade japonesa
- Análise dos discursos do Trump em relação à China
- Segurança do Japão
- Ciência e tecnologia e defesa
As aulas serão minstradas por professores e pesquisadores do NUPRI/USP.
Dinâmica
O curso será composto de dois blocos independentes, os interessados devem se inscrever para os dois blocos ou um deles.
*Critério de aprovação/certificado:
Matrícula
*Auto-Inscrição : até o dia 1 de outubro para o Módulo I
até o dia 29 de outubro para o Módulo II
Pessoas da USP: acessar o sistema usando sua senha da USP.
Para quem não tem senha USP é preciso primeiro criar uma conta:
https://cursosextensao.usp.br/
Clique em cadastre-se e entre com seu CPF e o código de convite:
Dúvidas: https://docs.atp.usp.
Organização: NUPRI/USP
Duração: outubro e novembro de 2020
Contato: nupri.asia@gmail.com
- Docente: Alexandre Ratsuo Uehara
- Docente: Eduardo Tonooka
- Docente: Newton Hirata
O curso de difusão, de 30h, promoveu uma reflexão acerca da mobilidade humana internacional especificamente acerca do fluxo migratório de proporções inéditas que expõe às pessoas a situações de vulnerabilidade extrema. No atual contexto político, sanitário e socioeconômico, o curso articulou ações e reflexões para compreender a relação migração, direitos humanos e educação em quatro eixos: 1 Migrações contemporâneas: proteção, segurança e securitização em face do sujeito de direito. 2 Admissão de refugiados no Brasil e políticas públicas relacionadas com o refúgio. 3 Estudos para a Paz e a questão dos Migrantes. 4. A educação como um direito humano internacional.